Qual a jornada de trabalho de uma telefonista? Carga horária, folgas e horas extras
Ser telefonista em uma empresa não significa apenas atender ao telefone e fazer ligações para clientes. Isso porque, dentre as funções dessa profissional também estão algumas atividades ligadas diretamente ao setor administrativo das empresas. Mas você sabe qual a jornada de trabalho de uma telefonista?
Por trabalhar grande parte do tempo em posição sentada, profissionais que atuam como telefonistas precisam de pausas mais frequentes e jornadas de trabalho menores, a fim de evitar possíveis danos e prejuízos à saúde.
Pensando em lhe auxiliar a entender mais sobre a jornada de trabalho de um telefonista, separamos tópicos importantes que tirarão todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira!
Qual a jornada de trabalho de uma telefonista?
De acordo com o anexo II da NR17, indivíduos que atuam como telefonistas devem ter uma jornada de trabalho de, no máximo, 6 horas diárias incluindo as pausas. Porém, essas horas podem aumentar, desde que se respeite as 36 horas semanais e os intervalos diários.
Quais são as pausas e intervalos de uma telefonista?
A regulamentação prevê pausas e intervalos para prevenir a sobrecarga muscular dos ombros, membros inferiores, dorso e pescoço, não somente nesse cargo mas na maioria das posições dentro das empresas.
Pensando nisso, foi estabelecido que as pausas para telefonista sejam:
- fora do posto de trabalho;
- em dois períodos de 10 minutos contínuos;
- depois dos primeiros 60 minutos de trabalho e antes dos 60 últimos minutos antes de terminar a jornada de trabalho diária;
- 15 minutos para almoço.
No entanto, em algumas empresas as telefonistas também cumprem outras funções administrativas, não tendo sua carga horária diminuída. Por exemplo, uma telefonista que trabalha das 7:30 às 11:00 como telefonista e das 11:00 às 16:30 como auxiliar administrativa tendo uma hora de intervalo intrajornada não tem direito à redução da jornada de trabalho, tendo em vista que não exerce a função de telefonista de maneira integral.
Quais são os direitos trabalhistas de uma telefonista?
A lei estabelece que as telefonistas tenham uma jornada de trabalho de 6 horas diárias e 36 horas semanais, porém, ainda permite que em casos de indeclinável necessidade, isto é, apenas em necessidades extremas, haja uma prorrogação de mais 2 horas adicionais de trabalho, somando assim 8 horas diárias.
No entanto, a lei ainda estabelece que essas 2 horas extraordinárias sejam pagas com acréscimo de 50% sobre o salário-hora normal da profissional que realizou a hora extra.
Dessa mesma forma, a empresa fica responsável por pagar horas extras para domingos e feriados, e de acordo com as normas já estabelecidas em convenção ou de acordo coletivo por meio do sindicato da categoria.
Além disso, a telefonista ainda tem direito ao 13º salário, férias remuneradas e adicional noturno quando atuar depois das 21 horas até as 5 horas.
O que uma telefonista faz?
Diferente do que se acredita, a telefonista não trabalha apenas atendendo telefones e fazendo ligações, e em muitos casos, ainda cumpre funções administrativas como marcar reuniões, organizar documentos e fazer anotações que devem ser repassadas para os responsáveis.
Como o trabalho está ligado à área administrativa, é comum que as empresas acabem contratando a telefonista para períodos menores e estenda a jornada de trabalho com funções administrativas como auxiliar de escritório, por exemplo.
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Qual o salário de uma telefonista?
O salário de uma telefonista varia de acordo com cada estado brasileiro, indo de R$1.100 até R$1.500 em locais como a grande São Paulo. Isso porque o piso e média salarial de cada região está ligada diretamente com a demanda pelo trabalho e especialmente em relação ao conhecimento profissional do candidato.
Isso quer dizer que quanto maior o nível de experiência a profissional tiver, mais chances de conseguir um emprego com salário acima do piso do estado e cidade.
Confira o piso e média salarial para telefonistas em todos os estados brasileiros clicando aqui!
Existe diferença entre telefonista e operador de telemarketing?
Apesar de serem profissões semelhantes, o operador de telemarketing não atua da mesma forma que a telefonista, já que ambos desempenham funções diferentes dentro de uma empresa. Isso porque o operador de telemarketing é contratado especialmente para fazer ligações de vendas de produtos e serviços oferecidos pelas empresas e para tirar as dúvidas dos clientes a respeito da marca.
Enquanto isso, a telefonista lida com clientes, fornecedores e parceiros de uma empresa, e não necessariamente faz ligações com o intuito de vender os produtos e serviços oferecidos pela marca.
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Depois de ver qual a jornada de trabalho de uma telefonista e quais são os seus direitos trabalhistas, ficou mais fácil decidir se você quer seguir com essa carreira. Isso porque, iniciando como telefonista em uma empresa fica mais fácil crescer dentro da área administrativa da companhia e conquistar salários ainda maiores.
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