ISO 9001

O que é ISO 9001 para que serve dentro das empresas?

Quando falamos em qualidade dentro da empresa e sistemas de gestão da qualidade, muitos empreendedores logo pensam nas normas da ISO, que nada mais são do que um conjunto de uma padronização internacional que visa o sucesso da empresa em determinada área. Uma das mais usadas, porém, é a ISO 9001, mas você sabe para o que ela serve dentro da organização?

Manter a qualidade da empresa, especialmente em setores mais complexos, requer um pouco mais de cuidado dos gestores e implementação de práticas e normas que ajudem a empresa nesse aspecto. Porém, nem sempre os gestores conseguem implementar essas políticas de qualidade sozinhos, e acabam recorrendo a ISO 9001, transmitindo também maior confiança em seus clientes e possíveis investidores.

Para que você entenda melhor o que é a ISO 9001 e para o que ela serve, separamos um post completo explicando mais sobre o assunto. Confira a seguir!

O que é ISO 9001?

A ISO 9001 é um padrão internacional com normas que tem o intuito de especificar quais são os requisitos para um SGQ. Com isso, as normas são usadas para demonstrar a capacidade de fornecer serviços e produtos consistentemente para atender os requisitos, necessidades e expectativas dos clientes, além dos requisitos regulatórios.

o foco da ISO 9001 é em um Sistema de Gestão da Qualidade Total
o foco da ISO 9001 é em um Sistema de Gestão da Qualidade Total

Hoje em dia é considerado o padrão mais popular da série ISO 9000, sendo o único capaz de oferecer uma certificação para a empresa.

Sua consolidação deu-se a partir do certificado de confiança oferecido para as organizações, que transmite segurança tanto para quem deseja fazer negócio com a empresa, quanto para os consumidores finais, conferindo qualidade nos produtos e nos serviços prestados.

Alguns aspectos abordados pela iso 9001 são:

  • acompanhar a satisfação do cliente;
  • garantir a melhora contínua dos processos;
  • entender o contexto da empresa;
  • conhecer cada risco das atividades e processos;
  • medir e avaliar todos os resultados de desempenho e eficácia.

Quais os benefícios para as empresas?

O principal benefício de conseguir um certificado ISO 9001 e colocar as normas em prática é a melhoria da imagem da empresa entre os clientes, colaboradores e fornecedores, porém, as empresas que usam as normas ISO dentro da organização também conseguem vantagens como:

  • rotinas de trabalho padronizadas;
  • processos de produção mais ágeis e inteligentes;
  • melhoria na comunicação e satisfação dos funcionários;
  • aumento de oportunidades e conquistas de novos mercados;
  • maior satisfação dos clientes;
  • encantamento dos consumidores.

Qual a estrutura da ISO 9001?

Contexto da organização

Nesse tópico aborda-se sobre as particularidades de uma companhia que diferencia a empresa das demais organizações que atuam no mesmo ramo.

Liderança

A liderança é um processo chave na hora de implementar e fazer a manutenção do SGQ, já que os líderes são responsáveis por estabelecer uma unidade de propósito e direcionamento, além de condições para engajar ainda mais os colaboradores.

Planejamento

A ISO 9001 também aborda o planejamento, que nada mais é do que o conjunto de ações usadas para abordar riscos e oportunidades dentro do mercado em que a empresa está inserida.

Apoio

O apoio consiste em determinar os recursos que a empresa necessita para garantir que os processos do SGQ conseguirão atingir seus objetivos.

Ou seja, envolve pessoas, monitoramento, infraestrutura, conhecimento, mensuração, comunicação, competência, informação documentada.

Operação

A operação está diretamente ligada com as operações realizadas dentro de uma empresa, desde o primeiro contato do cliente com a empresa, desde a saída do produto ou serviço até ele.

Avaliação de desempenho

Nesse tópico são apresentados os requisitos relacionados com a avaliação de desempenho dos resultados tanto das operações de produção, como também das avaliações de desempenho do sistema de qualidade em si.

Melhoria

Por fim, a norma ainda abrange mais sobre a melhora contínua, onde deve-se identificar as oportunidades para melhorar continuamente aspectos que aumentam a satisfação do cliente. Assim, as normas ainda buscam formas de também melhorar o produto e serviço oferecido para o cliente, a fim de ultrapassar as suas expectativas.

Como implementar as normas em minha empresa?

Defina o método de implementação

O primeiro passo, depois de estudar mais a ISO 9001 e entender como ela funciona, é encontrar o melhor método para implementar as normas em sua empresa. Caso opte por fazer isso sozinho, você deve ter em mente que existem riscos, e é essencial que você entenda melhor sobre o assunto antes de tentar colocar as normas em prática dentro da sua empresa.

Escolha a equipe

É importante que uma equipe fique responsável para implementar e fazer a manutenção do SGQ, recebendo o nome de comitê da qualidade.

a equipe responsável deverá garantir que as normas estejam sendo seguidas
a equipe responsável deverá garantir que as normas estejam sendo seguidas

É essa equipe que também se responsabiliza por monitorar o desempenho e quais melhorias precisam ser realizadas, passando as informações para a diretoria do negócio.

Diagnóstico e planejamento

Em seguida, é hora de criar um diagnóstico de atividades da empresa, assim os especialistas entendem que sua organização funciona de tal maneira e o que é esperado das melhorias estabelecidas.

A partir disso, você deve criar um cronograma com todas as premissas para conseguir a certificação, e é essencial que nele conste os prazos iniciais de cada etapa, quais os responsáveis etc.

Envolva seus funcionários

A partir disso, é horade de envolver seus colaboradores, já que a notícia da implementação da ISO 9001 dentro da empresa pode gerar desconfiança de demissões e questões financeiras da empresa. 

É aqui que a liderança deve entrar para criar uma relação com os funcionários e manter a comunicação eficiente, com o intuito de criar estratégias que engajem e faça com que todos abracem a causa.

Implemente os requisitos da norma

Nesse passo você deve começar a implementação, desenvolvendo um sistema de gestão de qualidade e melhorando os processos continuamente. É aqui que você também criará treinamentos para que os colaboradores se familiarizem com as novas normas.

Auditoria interna

As auditorias internas são importantes para identificar possíveis erros de processo, e é durante elas que as empresas fazem mudanças necessárias e inclusão de dados complementares, além dos documentos para corrigir os erros e criar melhorias.

Auditoria de certificação ISO 9001

O último passo é convocar o órgão certificador para realizar uma auditoria oficial, que tem como objetivo certificar a empresa formalmente.

Agora que você viu o que é ISO 9001, para que serve e como implementar em sua empresa, não deixe de estudar as normas mais a fundo antes de colocá-las em prática em sua empresa. Assim você evita possíveis erros e agiliza ainda mais o processo, conseguindo os benefícios da gestão de qualidade ainda mais rápido.

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Para uma empresa obter a certificação da ISO ela deve cumprir certos requisitos, de modo que as várias fases sejam cumpridas de forma adequada. Através do ISO 9001, uma empresa aplica nos seus processos padrões para o seu sistema de gestão e qualidade, e você agora pode fazer o curso de ISO 9001 100% Grátis!

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