Saiba mais sobre a ISO 9000 e a Gestão da Qualidade nas empresas
Créditos da Imagem: Pixabay
A ISO 9000 representa uma série de normas internacionais ligadas à gestão e à garantia da qualidade de processos, produtos e serviços. Oficializado em 1987, esse conjunto de princípios tem como objetivo nortear a implantação de sistemas mais eficazes em qualquer tipo de empresa.
O empreendimento que decide aplicar a ISO 9000, além da credibilidade que mantém sua reputação sólida no mercado, ganha melhores resultados no que diz respeito ao funcionamento interno, aumentando sua produtividade, reduzindo as perdas na produção e diminuindo ocorrência de retrabalho. Outros benefícios são a redução de custos e de consumo de energia e a ampliação do lucro.
A norma é periodicamente atualizada para manter-se de acordo com as condições e exigências de mercado a fim de que a qualidade da gestão, dos processos de produção e dos produtos seja sempre assegurada. Um exemplo é a NBR ISO 9001:2000, cuja principal mudança enfatiza a importância do cliente, que passou a ser visto como integrante do sistema da organização. Desse modo, a qualidade começou então a ser definida de acordo com as necessidades e desejos do consumidor.
A garantia da qualidade é o foco das empresas do futuro e, por isso, cada vez mais as companhias buscam por colaboradores que estejam capacitados nessa área. O mercado de trabalho é amplo e o profissional em Gestão de Qualidade pode atuar em fábricas, instituições financeiras, empresas prestadoras de serviços, estabelecimentos comerciais, escritórios, entre outros.
Créditos da Imagem: Pixabay
Quem deseja entrar nesse ramo ou já trabalha no setor e deseja aprimorar seus conhecimentos pode qualificar-se por meio de um bom curso online. O curso de Gestão de Qualidade oferecido gratuitamente pela Prime Cursos, por exemplo, é uma ótima alternativa. O conteúdo programático aborda o histórico e os conceitos básicos da área, as estratégias de implementação da gestão de qualidade, a gestão de recursos, os princípios da qualidade, a análise e a certificação de um sistema e outros tópicos fundamentais para o exercício da profissão.
Stories
Posts Recentes
- Português Correto: Como escrever, “Mexer” ou “Mecher”?
- Com certeza ou Concerteza: entenda a diferença e evite esse erro comum
- Uso da Constituição Federal em Redações: É Possível?
- Por que, Porque, Por quê e Porquê: Entenda de uma vez por Todas
- A partir ou apartir: Qual a forma correta?
- Tipologia Textual: Definição e Exemplos
- As Lições do Livro O Homem Mais Rico da Babilônia para construir Riqueza e Segurança financeira
- Poder ou Puder? Tire suas Dúvidas com este Guia Definitivo
- A fim ou afim: Qual a diferença e como usar corretamente?
- Sessão, Seção e Cessão: Qual a Diferença na Língua Portuguesa?
- Viagem ou Viajem: Qual é a diferença e quando usar cada palavra?
- Encima ou em cima: Qual a diferença e como usar corretamente?
Muito bom.
Gostaria de obter mais sobre Gestão.
obrigado
Wenceslau