Gestor de pessoas: o que faz, quanto ganha, qual formação necessária?
Ter uma boa gestão de pessoas é um dos maiores desafios das empresas. Afinal, é essa gestão a responsável por controlar e monitorar todas as informações de todos os funcionários, a fim de entender melhor o comportamento e desenvolvimento do time. Mas você sabe o que um gestor de pessoas faz e quanto ele ganha?
Gerir uma empresa pode ir além do que muitos acreditam ser uma tarefa fácil de lidar. Isso porque, não são apenas os trâmites administrativos que merecem uma atenção especial, já que as pessoas que ali trabalham estão diretamente ligadas ao capital da empresa.
É nesse âmbito que o gesto de pessoas trabalha, a fim de fazer uma administração mais eficiente dos funcionários, visando sempre auxiliar os colaboradores a alcançarem seus objetivos pessoais e ligá-los aos objetivos da organização.
Para que você entenda melhor o que um gestor de pessoas faz e quanto ele ganha, além de descobrir como se formar nessa área, separamos um post completo sobre o assunto. Veja a seguir!
O que é um gestor de pessoas e o que ele faz?
A área da gestão de pessoas é responsável por administrar o capital humano da organização, usando técnica do Recursos Humanos para que os objetivos de cada funcionário seja conciliado com as metas da empresa.
Isso quer dizer que um gestor de pessoas deve estar em sintonia com a equipe e identificar perfis profissionais que se adaptem da melhor forma possível à cultura organizacional. Além disso, é o gestor que deve auxiliar a equipe a focar em ações de desenvolvimento, engajamento e motivação, tudo isso em perfeito alinhamento com as estratégias daquela empresa.
Junto a isso, um gestor de pessoas também deve garantir que a empresa admita apenas pessoas talentosas, qualificadas e engajadas, e tenha uma boa estratégia de retenção de talentos a fim de beneficiar a produtividade e desenvolvimento da marca, e diminuir os gastos com a taxa de turnover.
Quais são os pilares da gestão de pessoas?
Motivação
Uma das principais bases de um gestor de pessoas é a motivação, já que pessoas mais motivadas tendem a ser mais produtivas e manter o clima interno em harmonia.
É papel do profissional ficar atento a possíveis causas que desmotivam os funcionários, como falta de propósito no trabalho, cultura organizacional desagradável, posturas inflexíveis da agência e ferramentas ineficientes.
O gestor também deve identificar se esse é um sentimento coletivo ou individual de algum profissional, a fim de implementar medidas que revertam a situação.
É importante tomar esse passo o mais rápido possível, tendo em vista que um funcionário desengajado pode influenciar toda a equipe.
Para evitar que os funcionários se desmotivem o gestor deve:
- conhecer os colaboradores;
- investir em processos seletivos;
- estabelecer metas;
- fornecer feedbacks frequentes;
- praticar a igualdade de condições.
Liderança
Bons líderes são pilares importantes para equipes de alta performance, e acabam tendo uma influência direta na motivação de cada colaborador. Afinal, é muito comum que os funcionários se espelhem em seus superiores.
Um gestor de pessoas deve coordenar a equipe não somente aplicando suas habilidades técnicas, mas também tendo uma boa comunicação, olhar hamizado sobre a equipe e relacionamento interpessoal.
Comunicação
Uma comunicação clara é algo que ainda está em falta dentro das empresas, o que acaba gerando problemas internos que podem até mesmo refletir na produtividade e sucesso da organização.
Um gestor de pessoas deve se comunicar de forma clara e segura, e eliminar quaisquer dúvidas que possam atrapalhar o entendimento dos seus funcionários. Quando isso acontece, a equipe se sentem mais à vontade para expor suas ideias e tendem a aumentar a produtividade por se sentirem mais seguros com o superior.
Além do mais, um gestor que não tem fala ativa ou que não se comunica da forma correta pode acabar desmotivando toda a equipe por falta de entendimento e confiança.
Cooperação
Todas as empresas que se destacam no mercado levam a cooperação como um dos pilares do sucesso da empresa e da gestão de pessoas. Afinal, ao tirar a visão focada em competições e colocar o ambiente de uma forma mais cooperativa, os funcionários deixam de tentar competir entre si e se ajudam a alcançar os objetivos como uma equipe.
O chamado team building, um conceito em que todos os profissionais são desenvolvidos juntos e colaboram de forma mútua para o crescimento tanto da empresa como pessoal, é um conceito importante para gestores de pessoas que desejam alavancar o sucesso da organização.
Ao incentivar a cooperação você também potencializa a confiança entre os talentos e os líderes, já que os colaboradores se sentem mais livres para opinar e dar ideias.
Capacitação
A capacitação também é importante para um gestor, já que investir nos profissionais da empresa é investir na própria empresa. Isto é: quanto mais aptos esses profissionais estiverem, mais produtivos serão e melhor será o desempenho coletivo.
Além do mais, essa também é uma forma de reter os talentos, levando em conta que mostrar que a organização se preocupa com seu desenvolvimento profissional faz com que ele se sinta valorizado e mais felizes dentro do time.
Porém, o gestor de pessoas deve saber que esse desenvolvimento vai além de treinamentos esporádicos. Hoje em dia é possível implementar diversas metodologias de aprendizado constante para que todos os funcionários estejam em crescimento diário.
Competência
O profissional que atua na gestão de pessoas deve saber quais são os pontos fracos e fortes de cada colaborador da empresa e quais os potenciais de cada um no ambiente corporativo.
A partir disso fica mais fácil entender o que cada profissional tem a ensinar ou aprender, a fim de que cada característica seja usada a favor da empresa.
Qual a diferença entre gestão de pessoas e recursos humanos?
A maior diferença está no foco de cada setor. Enquanto o RH foca principalmente no planejamento, organização e controle dos processos voltados à seleção dos talentos, contratação e plano de carreira, o gestor de pessoas tem sua atenção voltada à liderança e administração dos talentos contratados que já estão dentro da empresa.
Quanto ganha um gestor de pessoas?
A média salarial de um gestor de pessoas depende exclusivamente do cargo e da empresa em que o profissional está trabalhando.
Enquanto a média é de R$ 2.000, alguns profissionais podem chegar a ganhar até R$ 10.000.Caso o gestor de pessoas torne-se um gerente de RH em empresas de grande porte, seu salário pode alcançar os R$ 40.000.
Qual a formação?
De modo geral, os gestores de pessoas são formados em cursos técnicos que são voltados à gestão e liderança. Nesses cursos os profissionais aprendem mais sobre como lidar com os colaboradores das empresas e como conciliar os objetivos pessoais de cada funcionário com as metas da organização.
No curso também aborda-se como ter uma boa liderança dentro de uma empresa, a fim de gerir e reter os melhores talentos do mercado.
Em outros casos, o indivíduo pode optar por um bacharelado, o que tende a tomar mais tempo de estudos. Isso faz com que grande parte dos interessados na área partam para o curso técnico, que tem duração média de 1 ano.
Depois de ver o que um gestor de pessoas faz e quanto ganha, não deixe de pesquisar mais sobre esse curso caso tenha se interessado na área. Além de ter um papel crucial no sucesso das empresas, o gestor de pessoas também é um profissional de grande importância no crescimento profissional e pessoal de cada funcionário.
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Gestão de Pessoas é um conjunto de práticas utilizado para administrar o comportamento dos colaboradores e potencializar o capital humano das empresas. Como todos sabem, empresas são formadas por pessoas, e são elas que irão garantir o sucesso ou a falta dele dentro da organização.
Aliás, de acordo com os conceitos da Gestão de Pessoas, o maior patrimônio da empresa não é o seu capital, mas sim, o seu quadro de funcionários. Uma boa gestão de pessoas pode fazer com que os colaboradores permaneçam mais engajados e comprometidos com o negócio, trazendo sucesso para a organização.
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