3 Exemplos de trabalho voluntário que vão te inspirar
Fazer o bem sem olhar a quem. Essa é uma das frases mais antigas que nós costumamos dizer para outras pessoas. E por mais antiga que ela seja, continua sendo, ao mesmo tempo, tão atual. E o trabalho voluntário nada ais é do eu a personificação desse próprio bem.
É sabido que quando trabalhamos de maneira voluntária, não recebemos nenhuma remuneração em troca. Mas tem coisas que na vida que não há dinheiro no mundo que compre, como o sorriso e uma criança, ou um abraço de uma família. Por isso, separamos três projetos muito bacanas e incentivadores que irão te inspirar a fazer o bem! São ações de cunho coletivo e voluntário e convidamos você a conhecer um pouco mas sobre elas.
ONGs que irão te inspirar a fazer o bem
Laços da Alegria
Um grupo com 40 pessoas no distrito de Brasília, lá no ano de 2011 resolveu se unir com apenas um objetivo em mente: levar alegria e colocar um belo sorriso no rosto daquelas pessoas que se encontravam em um momento difícil, muitas vezes passando por fragilidade emocional. Eles levam essa alegria para lares adotivos, asilo de idosos, hospitais, clínicas de recuperação e pacientes que estejam em tratamento invasivo.
Desde 2011 até hoje eles levam a diante o riso e encaram isso como sua missão de vida. As atividades propostas pela turma são as mais diversas possíveis: eles pintam os rotos das crianças, elas contam histórias, eles fazem piadas, tocam instrumentos musicais além de promoverem diversas dinâmicas diferentes.
Todo o projeto que é feito varia de acordo com a instituição que eles estão visitando e também do público que irá receber essa trupe. A única coisa que não varia aqui é o desejo de fazer a diferença da vida de cada uma dessas pessoas e crianças, podendo levar o bem e a alegria através de gestos simples.
Loja para moradores e rua
Ela também está localizada em Brasília. Ela teve origem na África do sul (a ideia), mas deu muito certo aqui no Brasil também. Trata-se de uma forma muito inusitada de comprar, vender e trocar! O consumo é visto de outra forma, sob novos olhos. A ideia é bem simples: montar um centro comercial de compras e de serviço onde os moradores de rua tenham acesso, e apenas eles.
O diferencial? Ali, não se vende, não se compra e também não de paga nada. Todos os produtos são levados de forma gratuita, assim como os serviços, como corte de cabelo, por exemplo. Tudo irá variar de acordo com a necessidade pessoal. Além de roupas, serviços como exames médicos, cortes de cabelo e pintura no rosto para crianças também fizeram parte do mutirão que mudou a vida de muita gente!
Dessa forma, além de trabalhar como voluntário, ajudando na organização do evento, você também pode contribuir doando peças de roupas ou mão de obra especializada. Toda a ajuda é bem vinda! Aqui no BR, esse evento acontece em Manaus, Belém e São Paulo.
Cãominhada
Felizmente, tem sido cada vez mais comum vermos mobilizações em prol aos animais. E o projeto Cãominhada, que acontece em SP, é mais um deles. Ele recruta diversos voluntários que estejam interessados em ajudar a melhorar as condições e a qualidade de vida dos animais que estão recolhidos no Centro de Zoonoses, localizado no bairro Santana.
O projeto existe desde 2009 e os monitores se reúnem todos os domingos. A missão que eles possuem levar esses bichinhos que ficaram parados a semana toda para passear, brincar, dar amor e carinho. Imagina só a felicidade deles!
Percebe que a ajuda pode começar de qualquer lado, em qualquer direção? Basta apenas uma coisa: vontade. Inspire-se você também!
Stories
Posts Recentes
- Moeda de 25 centavos de 1994 pode valer até R$1.500
- Conheça as Moedas Antigas Brasileiras de Maior Valor
- Top 5 Poemas Cruciais do Romantismo Brasileiro
- Melhores Aplicativos de Namoro para 2024: Guia Completo
- Chuchu ou Xuxu: Descubra a Forma Correta de Escrever
- Como aprender direção defensiva?
- Quais são os 5 Elementos Básicos da Direção Defensiva?
- Dicas essenciais para dirigir em condições adversas com segurança
- Como reduzir pontos cegos no veículo e evitar acidentes no trânsito
- Como manter a atenção no trânsito e dirigir com mais segurança
- O Fim da Escala 6×1 no Brasil? Entenda o debate e as regras
- Qual a lei da direção defensiva?