Como ter mais produtividade com o Princípio 80/20

Vilfredo Pareto, um economista italiano, criou há mais de cem anos o Princípio 80/20, também conhecido como Princípio Pareto. O princípio foi criado para estabelecer uma referência, e indica que 80% dos resultados que obtemos se relacionam a apenas 20% dos nossos esforços.

Mas como o economista concluiu isso? O princípio 80/20 teve início quando Pareto percebeu que 20% dos italianos possuíam 80% das terras naquele país. Depois, a constatação socioeconômica indicou a mesma proporção da distribuição de riquezas em diversas nações e a relação acabou sendo aplicada também em outras áreas.

Analise com atenção os exemplos abaixo:

-80% das descobertas científicas são realizadas por apenas 20% dos cientistas.
-80% da poluição é causada por 20% dos países
-80% da riqueza mundial está nas mãos de apenas 20% das pessoas

Conseguiu perceber? A proporção pode aparecer em praticamente qualquer campo, porém os números podem variar de um caso para o outro. O objetivo é entender que a maioria dos efeitos acontecem pela minoria das coisas.

Agora que você já sabe o que é Princípio 80/20 veja como utilizá-lo:

Você pode aplicar o princípio em tudo o que desejar: trabalho, finanças pessoais, estudos e até em relacionamentos.

Para quem deseja ser mais produtivo no trabalho, com o Princípio 80/20 o objetivo aplicado na gestão é que se mantenha o foco nos 20% que realmente importam. Ou seja, um quinto do tempo de um dia de trabalho – que representa as tarefas mais importantes – irá provavelmente produzir quatro quintos dos resultados. Ou seja, a meta é aprender a identificar as tarefas mais importantes do trabalho e focar primeiramente nelas. Crie uma lista com as prioridades do dia para começar o dia focado no que precisa de mais agilidade e atenção.

Lembre-se de que você pode utilizar o princípio em tudo o que desejar. No caso de relacionamentos, quantas famílias, casais ou amigos que passam muito tempo juntos mas não sentem que estão realmente aproveitando o tempo como deveriam? E isso acontece porque muitas vezes o tempo gasto com familiares e amigos é na frente da televisão, ou com o celular na mão. Quando sair para jantar, observe as mesas ao lado. As pessoas até estão fisicamente juntas, mas o foco está bem longe. Lembre-se sempre de priorizar a qualidade e não a quantidade. É muito melhor ficar menos tempo com quem gostando, mas aproveitando e estando totalmente presente.

É por esse motivo que o princípio 80/20 é utilizado por muitas pessoas e em diferentes áreas, tanto profissionais, quanto pessoais, pois prioriza a qualidade, e não a quantidade.

Não pense apenas em fazer, mas sim em gerar resultados!

Se você gostou do artigo de hoje, deixe um comentário!

Prime Cursos


Stories

Posts Similares

14 Comentários

    1. Muito interessante e bom para praticarmos em nosso cotidiano

  1. Essas orientações se encontram na Bíblia, apesar de alguns acharem q é um livro ultrapassado, a verdade é q ela é a palavra de Deus e n importa o tempo ele sempre é atual para todos, basta ler e por em prática.

    1. Josefa Marijane de Andrade Meira disse:

      Na Bíblia? Onde?

  2. Eliane Azevedo Silva disse:

    Eliane Azevedo, ótimo tudo tem sentido, seria ótimo se todos praticanssem…

  3. Rosa Maria Rodrigues arias disse:

    Gostei muito obrigada

  4. Maria Eneide Telles de Araujo disse:

    Todas as orientações passada pelo curso é muito proveitoso, ele mudou minha vida eu recomendo.

  5. Victorino Mamede disse:

    AUMENTEI OS MEUS CONHECIMENTO.MUITO OBRIGADO

  6. DELCI FERREIRA DE ALMEIDA disse:

    gostei muito obrigada

  7. André Mendes disse:

    Super interessante. Uma forma bem prática de fazer o Princípio Pareto é a Matriz GUT, uma ferramenta muito eficaz que preza pela eficiência das pessoas em identificar as tarefas e obrigações mais importantes em uma escala quantitativa.
    Com certeza vou aplicar o 80/20 na minha vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.