Como Definir sua Estratégia de Marketing Digital: Um Guia para Novatos
No cenário de hoje, altamente conectado, o marketing digital se tornou uma ferramenta indispensável para empresas de todos os tamanhos. No entanto, para os novatos nesse mercado, pode parecer uma tarefa desafiadora e complexa definir uma Estratégia de Marketing Digital eficaz.
Para desenvolver uma estratégia sólida que impulsione resultados reais, é muito importante que você compreenda os fundamentos e as etapas envolvidas nesse processo. Isso inclui desde a compreensão do seu público-alvo e objetivos da empresa, até a escolha das táticas adequadas e mensuração dos resultados.
Para lhe auxiliar, separamos um guia para novatos com todas as bases necessárias para que você possa iniciar sua jornada de marketing digital com confiança, e alcançar o sucesso online. Confira logo a seguir!
O que é marketing digital?
O Marketing Digital é o conjunto de estratégias de Marketing Online que visam captar clientes e ajudá-los a resolver um problema ou alcançar um desejo. Para isso, usamos ferramentas e mecanismos da internet, que auxiliam seu prospecto a passar por todo o funil de vendas.
Para criar uma estratégia de marketing digital, é essencial que você analise seus clientes, fornecedores, concorrência e sua própria empresa e produto para determinar qual será sua abordagem, quais os benefícios do seu produto, quais os seus diferenciais e o que seu público precisa ou busca.
Os principais objetivos das estratégias de marketing digital são:
- Tráfego: estratégias que trazem visitantes para seu site ou perfil de social media por meio de conteúdos que despertam o interesse no público;
- Engajamento: estratégias que despertem o interesse no seu público para que haja uma interação como curtida, comentário, download de material rico, inscrição na sua newsletter etc;
- Conversão: estratégias para que a interação do seu prospecto se torne uma captação para que ele vire cliente e passe a consumir algum produto ou serviço da sua marca;
- Retenção: estratégias de fidelização do seu cliente, para que ele volte e consuma outros produtos ou o mesmo produto da sua empresa.
Algumas pessoas também consideram o Encantamento como uma etapa do marketing digital, que seria a etapa em que o cliente se encanta com seu produto a ponto de indicar por conta própria para amigos e conhecidos. O famoso boca a boca.
Por que ter uma estratégia de marketing digital é importante?
Hoje, pelo menos 90% dos brasileiros têm acesso à internet e estão online diariamente. Isso quer dizer que se a sua marca não se posiciona no digital, certamente está perdendo dinheiro por deixar de ser visto.
Além de conseguir alcançar um público gigante, tanto nacional como internacional, o marketing digital possui um custo baixo para investimento. Com estratégias orgânicas, sua marca investirá um valor muito baixo para alcançar milhares de pessoas que estão online em busca de uma solução para seu problema.
Ou seja, com o marketing digital sua marca consegue se posicionar online, ser vista, expandir o mercado e alcançar muito mais pessoas.
Quais as vantagens do marketing digital?
Mensurável
Um dos maiores benefícios do marketing online é que você consegue medir os resultados de todas as suas ações:
- quantas pessoas receberam ou viram aquela mensagem;
- quantas pessoas visitaram seu site;
- quantas pessoas efetivaram a compra;
- quantas pessoas interagem com sua marca;
- quantas pessoas estão interessadas.
A partir de cada uma dessas informações, fica muito mais fácil definir sua estratégia de marketing digital de forma mais precisa, o que deixará suas ações mais efetivas e trará ainda mais resultados para sua empresa.
Baixo investimento inicial
A maioria das ferramentas usadas no início da estratégia de marketing são gratuitas, ou possuem planos gratuitos e períodos de teste. Mas, mesmo algumas ferramentas pagas como anúncios possuem um valor muito pequeno, cerca de centavos por impressão, clique ou visualização.
Outro benefício é que você consegue colocar seu site em primeiro lugar no Google investindo pouquíssimo ou quase nada. Para isso, basta usar as técnicas de SEO em seu conteúdo online, a fim de promover o ranqueamento de forma orgânica do seu conteúdo.
Alcance do público certo
Quando montamos uma estratégia de marketing digital, essa estratégia normalmente é desenvolvida para um público específico. O público que tem interesse e que precisa do seu produto. Com isso, você investe menos e gasta menos energia tentando vender para quem não comprar de você. O SEO, por exemplo, é uma das estratégias que mais trabalha com o público-alvo por meio da palavra-chave.
Para isso, basta usar as ferramentas online que auxiliam na hora de filtrar as pessoas que estão recebendo seus anúncios e seus conteúdos online, a fim de alcançar apenas a sua persona.
Velocidade de implementação
Sua estratégia de marketing digital pode ser implementada no mesmo dia, e os resultados também são mais celebrados. Afinal, você consegue fazer uma publicação nas suas redes em poucos minutos, pode produzir um conteúdo no seu blog em algumas horas e consegue montar uma estratégia de e-mail marketing em menos de um dia.
Porém, vale lembrar que uma estratégia de marketing digital deve ser organizada, a fim de que você tenha datas para cada ação e não faça tudo de uma vez. Por exemplo, se você tem 20 posts no seu Instagram para postar, você precisa ter um cronograma para subir esses posts um por vez, e assim por diante.
A importância dos 4 P’s de Marketing
Se você está entrando no mundo do marketing digital agora, provavelmente nunca ouviu falar sobre os 4 P’s do marketing. Porém, é ele que será a base da sua estratégia, seja ela online ou offline.
Isso porque são os 4 P’s que irão guiar a sua estratégia e segmentar o seu mercado e especialmente o seu nicho. Quanto mais nichado for o seu público, mais fácil será a venda do seu produto.
Na maioria das vezes, quando suas vendas estão prejudicadas e seu negócio não consegue se expandir, o problema está em um dos 4 P’s do marketing, sendo importante ajustar cada um deles.
1º P: Produto
O seu produto é aquilo que você oferece, seja produto físico, produto digital ou serviço. Porém, tenha em mente que nessa etapa você não deve considerar apenas o seu produto em si, mas também a embalagem, matéria prima, metodologia usada, formato do conteúdo que você está entregando, tipo de linguagem (se ela é clara ou não), etc.
Essa é a etapa em que você fará uma análise do seu produto para verificar o que precisa ser melhorado, se ele está de acordo com suas expectativas, se é um produto de qualidade que entrega valor ao público e quais os principais benefícios que ele entrega para seu prospecto.
Lembre-se que seu produto precisa solucionar um problema ou sanar um desejo do seu cliente.
2º P: Preço
Na hora de escolher o preço do seu produto, você pode usar algumas estratégias específicas como preço de entrada, preço de concorrência, preço premium, tudo de acordo com seus objetivos e sua estratégia e levando em conta os custos por trás do seu produto.
A estratégia de preço também precisa estar alinhada com seu público. Por exemplo, se você vende para o público A, colocar um preço muito baixo fará com que a sua persona tenha uma percepção de valor distorcida, e não queira comprar por entender que aquele produto é de baixa qualidade.
Hoje, sabemos que existem produtos para todos os públicos, então você pode vender serviços e produtos que atendam públicos de renda mais baixa.
O problema é que muitos profissionais acabam não ajustando o produto com o público. Ou seja, um produto mais barato terá uma qualidade inferior, o que não significa que é ruim, mas que supre as necessidades daquele público dentro do orçamento que ele possui.
Depois que o preço estiver alinhado com o público, considere qual estratégia você irá usar: seu preço será equiparado ao concorrente? Você usará um preço levemente menor com um lucro reduzido para entrar no mercado e expandir seu negócio?
3º P: Praça
A praça nada mais é do que a forma como seu cliente recebe o seu produto. Essa praça pode ser o ambiente digital, a forma de entrega, seu estabelecimento etc.
Se você tem uma loja física, como as pessoas acessam à sua loja? É um local muito afastado? É fácil chegar? Tem local para estacionar?
Se você tem um negócio online, seu site está otimizado? As pessoas conseguem navegar nele e encontrar as coisas com facilidade? Ele demora muito para carregar? Como está a entrega do seu produto? Seu público está no local que você está anunciando seu produto? (se você vende no instagram, seu público usa mais o Instagram ou o Facebook?)
4º P: Promoção
A promoção nada mais é do que o marketing. Ou seja, como seu produto é ofertado. E normalmente é nessa etapa que estão grande parte dos problemas. E diferente do que muitos acreditam, não tem a ver exatamente com oferta e promoção de descontos.
A promoção é a forma como seu prospecto saberá que você existe, e todas as estratégias que você usar para expandir o seu negócio. Afinal, de nada adianta ajustar o preço, produto e a praça, e não conseguir alcançar pessoas para vender.
Como Definir sua Estratégia de Marketing Digital
Trace metas e objetivos
O primeiro passo para elaborar uma estratégia de marketing é estabelecer seus objetivos. Afinal, de nada adianta entender como fazer o marketing da empresa, se você não sabe o que deseja alcançar com ele. Nessa primeira etapa, você precisa estabelecer a meta com sua estratégia, seja ela:
- aumentar os seguidores, assinantes ou visitantes;
- aumentar as vendas;
- aumentar o engajamento.
Crie KPIs (Indicadores-chave de Performance)
Os KPIs são indicadores-chave que mostram o desempenho da estratégia adotada pela empresa. É por meio do seu KPI que você consegue identificar se o marketing está trazendo resultados satisfatórios ou se há algo para ajustar no meio do caminho.
Sem esses indicadores, você não consegue identificar os pontos que precisam ser melhorados, e muitas vezes a estratégia acaba não funcionando por falta de análise de dados.
Detalhamento da Persona
Depois de ajustar seu produto, você precisa detalhar a sua persona. A persona nada mais é do que um comprador ideal. Ou seja, o cliente perfeito para o seu produto. A partir da definição da persona, você sabe qual tom de voz usar e qual a melhor forma de se comunicar com seu público.
Na hora de detalhar a persona, você deve colher dados dos seus clientes como hábitos, hobbies, interesses, sexo, estado civil, se tem filhos, com o que trabalha, quanto ganha etc.
Análise da concorrência
Analisar a concorrência é um passo importante durante a definição da sua estratégia de marketing digital. Além de ter insights sobre seu próprio produto, você consegue ver o que você pode melhorar.
Uma dica é sempre olhar os comentários e avaliações dos concorrentes: você consegue identificar ainda mais as dores do cliente, o que eles buscam, o que eles precisam resolver, o que eles prezam etc.
Essa pesquisa também é excelente para identificar ameaças e oportunidades, antecipar as tendências e até mesmo ter novas ideias para seu negócio.
Use apenas as redes que convém ao público
Se o seu público está no Facebook, por que a sua empresa precisa postar todos os dias no instagram? Embora hoje em dia a grande maioria das pessoas estejam em todas as redes, algumas plataformas fazem mais sentido para negócios específicos.
A partir do detalhamento da persona, você consegue ter uma ideia melhor de qual melhor meio de comunicação e estratégias de divulgação. Assim você não gasta seus esforços e energia para postar algo que provavelmente seu público sequer vai ver.
Algumas empresas preferem um plano mais abrangente, e acabam desenvolvendo perfis em todas as plataformas famosas. Porém, inicialmente talvez essa não seja uma boa estratégia, já que demanda investimento e tempo.
Coloque seu plano em ação
Agora que você tem tudo alinhado, é hora de colocar a sua estratégia em prática. Imagine que você definiu como meta aumentar os visitantes do seu blog. Para isso, você deverá estabelecer suas ações que o levarão até o seu objetivo, como:
- aumentar a quantidade de posts semanais;
- estudar sobre SEO para ranquear mais o seu blog;
- fazer uma pesquisa de palavra-chave do seu nicho para ver quais a sua persona usa;
- fazer posts colaborativos;
- fazer anúncios com as palavras-chaves mais buscadas.
A partir disso, você começará a ver os resultados da sua estratégia de marketing dando resultados na sua empresa. Lembre-se, porém, de medir os resultados da sua estratégia e de alinhar seu público para que as campanhas sejam mais efetivas e tragam resultados melhores.
Agora que você aprendeu a como definir sua estratégia de Marketing Digital para quem está começando nessa área, use nossas dicas para montar um plano de marketing efetivo e expandir ainda mais seu negócio. Além disso, não deixe de estudar mais sobre o marketing digital para aprender estratégias e tendências que podem ser usadas no seu negócio para alavancar a suas vendas.
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O marketing digital surgiu nos últimos anos como uma estratégia dentro do marketing tradicional. Seu principal diferencial é utilizar os meios digitais que estão presentes no cotidiano da população mundial, para obter resultados mais significativos e aumentar o relacionamento e a comunicação com clientes e consumidores. Mídias sociais, blogs, websites, estão entre as principais plataformas utilizadas por este novo tipo de marketing.
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