Como entrar no eSocial empresa? Quais as informações necessárias?
Ao final do mês, tanto as empresas como os empregadores de serviços domésticos precisam prestar contas tributárias para o governo em relação aos documentos do pagamento de salários e prestações de serviços. Foi pensando em simplificar esses processos que o governo criou um sistema chamado eSocial, mas você sabe como entrar no eSocial empresa?
Apesar de muitas pessoas confundirem, o eSocial empresa e o eSocial doméstico são o mesmo sistema, e a única diferença está na hora de fazer o cadastro, no qual você deve inserir seu CPF em casos de pessoa física ou seu CNPJ no caso de empresas.
Confira a seguir como entrar no eSocial!
O que é eSocial?
Antes de aprender a entrar no sistema, você deve ter em mente que o eSocial é uma plataforma criada pelo governo federal para o envio de informações previdenciárias, fiscais e trabalhistas de maneira unificada, visando não somente o fim de documentos impressos, como também o fácil acesso às informações e dados e agilidade nos processos.
Como entrar no eSocial empresa?
Existem duas formas de entrar no eSocial, sendo um pelo módulo Web e outro pelo módulo Lote.
Módulo Web
O módulo web pode ser feito tanto por pessoa física como jurídica, indicado especialmente para empresas que tenham menos de 10 funcionários, já que nesse caso os processos são feitos um a um.
Nesse módulo você poderá fazer consultas com menor chance de erros na transmissão das informações.
Módulo lote
Já o módulo lote é usado especialmente por empresas de porte médio e grande, que têm mais de 10 funcionários e precisam agilizar os processos. Isso porque, como o nome sugere, a documentação é enviada em lotes, e não individualmente por cada trabalhador da empresa. Isso não somente facilita o processo como garante uma economia de tempo para o setor de RH.
Em quais casos devo entrar no eSocial?
Cadastro
O primeiro contato que as empresas têm com o eSocial é na hora de realizar o cadastro, sendo esse o primeiro login feito na plataforma. É a partir do cadastro que você configura o sistema de acordo com seu tipo de conta, PF ou PJ, informações de funcionários, admissões, contratos trabalhistas etc.
Qualificação
Também é necessário entrar no eSocial na hora de fazer a qualificação dos seus empregados dentro do sistema. Isso porque o sistema do eSocial é ligado à Receita Federal e outros órgãos, e qualquer divergência nos dados dos empregados pode resultar em problema na hora de enviar as guias e documentação.
Para fazer essa consulta, basta acessar o Portal do eSocial, fazer login e clicar na opção “Consulta Qualificação Cadastral”, e depois selecionar o módulo web ou lote, dependendo do porte da sua empresa e quantidade de funcionários.
Em seguida, insira todos os dados necessários dos trabalhadores da mesma forma que aparece no documento, do contrário, o sistema poderá acusar divergência de informações.
Feito isso, clique em ‘consultar’.
Caso o sistema acuse dados incorretos do trabalhador, ele indicará a ação necessária para corrigir o problema. Já quando o CPF do empregado estiver com pendências na Receita Federal, é necessário que ele se dirija até uma unidade para verificar o que deve ser feito.
Para tirar a guia eSocial
No sétimo dia de cada mês, ou no sexto dia em casos de feriados e finais de semana, a empresa ou empregador deverão enviar os relatórios e tirar a Guia DAE, onde são indicados os descontos e taxas referentes ao salário de cada empregado.
Para isso, é necessário acessar o portal do eSocial e ir até a opção “dado de folha/recebimento e pagamentos”. Ao clicar nessa opção, você será redirecionado para uma tela com o ano e mês da guia, e é necessário conferir se estão corretos antes de fazer a emissão.
Em seguida, clique em emitir guia para que o download do documento se inicie.
Leia mais sobre como tirar o guia do eSocial clicando aqui!
Os tributos presentes na DAE, que devem ser pagos pelo empregador e/ou descontado do salário do empregado são:
- 8% de FGTS;
- 3,2% para reserva indenizatória da perda de emprego;
- 0,8% do seguro contra acidentes de trabalho;
- 8% de INSS devido pelo empregador;
- de 8 a 11% de INSS devido pelo trabalhador, dependendo do salário;
- Imposto de Renda Pessoa Física quando o trabalhador recebe acima de R$1.903,98.
Agora que você viu como entrar no eSocial empresa, não deixe de fazer seu cadastro na plataforma e ficar em dia com as guias mensais. Isso porque, deixar de imprimi-las pode gerar multas diárias e juros todos os meses, tanto para pessoa física como para pessoa jurídica.
Curso de eSocial para Empresas Online Grátis
O curso grátis de eSocial para empresas da Prime Cursos do Brasil ensina o que é, quais os princípios do eSocial, como aplicar e outras informações gerais. Além disso, esse curso online também traz lições sobre os cronogramas, faseamento, folha, recebimentos e pagamentos.
Stories
Posts Recentes
- Aumento no valor da moeda de 1 real de Juscelino Kubitschek!
- Moeda de 25 centavos de 1994 pode valer até R$1.500
- Conheça as Moedas Antigas Brasileiras de Maior Valor
- Top 5 Poemas Cruciais do Romantismo Brasileiro
- Melhores Aplicativos de Namoro para 2024: Guia Completo
- Chuchu ou Xuxu: Descubra a Forma Correta de Escrever
- Como aprender direção defensiva?
- Quais são os 5 Elementos Básicos da Direção Defensiva?
- Dicas essenciais para dirigir em condições adversas com segurança
- Como reduzir pontos cegos no veículo e evitar acidentes no trânsito
- Como manter a atenção no trânsito e dirigir com mais segurança
- O Fim da Escala 6×1 no Brasil? Entenda o debate e as regras