Empreenda no setor joalheiro e fature sem sair de casa

As joias são acessórios indispensáveis na hora de se vestir, não só complementam o look, como proporcionam feminilidade e sofisticação. A criatividade para fabricar joias é uma qualidade para manter-se em evidência no alto mercado. Estar de olho nas tendências é prática constante de quem trabalha nesta área que vem crescendo a cada ano. O setor joalheiro teve um aumento de 50% nas importações neste primeiro semestre de 2015, em relação ao primeiro semestre de 2014, segundo o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM). O Brasil está entre os 15 maiores produtores de joias em ouro do mundo.

Mais de 60% das empresas brasileiras que atuam no setor joalheiro tem entre cinco e 20 anos de mercado, dados do IBGM (créditos: shutterstock)
Mais de 60% das empresas brasileiras que atuam no setor joalheiro tem entre cinco e 20 anos de mercado, dados do IBGM (créditos: shutterstock)

A qualidade na fabricação e a tecnologia contribuem para o aumento das vendas de joias, sem esquecer as semijoias e bijuterias que se expandiram visivelmente em todo o comércio mundial. Hoje, as mais de três mil lojas de semijoias e bijuterias no Brasil faturam juntas, aproximadamente, R$ 600 milhões por ano.

O comportamento do consumidor tem modificado paradigmas, que antes pareciam difíceis de alcançar. Ter um colar com pedras preciosas e um brinco com strass era visto como artigo de luxo. A fabricação de joias é um investimento promissor, e conquistou maior visibilidade em território nacional logo no final da década de 90.

Seja um empreendedor

Fabricar joias não é apenas produzir peças, mas conhecer a matéria-prima do seu produto e estar por dentro das tendências de mercado. Saber orientar o cliente no momento da compra, recomendar a peça que melhor realça ou combina com ele/ela, e, claro, que harmonize com a ocasião em que será usada. As joias conferem personalidade, e por isso, são objetos de desejo de homens e mulheres. Materializam sentimentos. Simbolizam beleza. Sem dúvida, elas atribuem inúmeros requisitos, carimbam estilos e revigoram a autoestima.

Diversas lojas de acessórios e vestuários possuem sociedades para a venda de joias, algumas em consignação, o que é uma grande oportunidade para quem está iniciando. As redes sociais, principalmente as que predominam o uso de imagens, como o instagram e o pinterest, abrem novas portas e oportunizam amplitude nas vendas e atrai consumidores. Um item que as pessoas mais buscam entre as joias, é a exclusividade.

Desenhar uma joia inédita demanda capacidade de inovação e estudo. A Prime Cursos ensina, em um curso rápido e online, com opção de certificado, desde a introdução até as principais marcas. Neste curso de Design de Joias Básico, você ainda aprenderá: a diferença entre joia, semijoia e bijuteria, tipos de lapidações, o desenho de uma joia, sobre as pedras, dicas de cuidados, processos artesanais e industriais e muito mais.

Na reportagem abaixo, confira o exemplo da empreendedora que iniciou o negócio com baixo custo, e hoje, conquista clientes na Europa:


Créditos canal TVBebedouro/YouTube


Stories

Posts Similares

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.