Educação especial – qualificação diferenciada para educadores
Créditos da Imagem: Pixabay
A educação escolar oferecida a alunos com necessidades especiais, preferencialmente dentro da rede regular de ensino, recebe o nome de Educação Especial e, embora tenha o mesmo objetivo da educação geral, trabalha de acordo com as habilidades do educando. Atenta às individualidades de cada aluno, a Educação Especial visa tornar o estudante o mais autônomo e independente possível, atingindo o máximo de seu potencial.
Algumas limitações físicas, sensoriais ou intelectuais podem dificultar a socialização e a escolarização de crianças e jovens. Por isso, qualificar os educadores é fundamental. Com a capacitação, o professor e qualquer outro profissional da Educação consegue identificar de modo rápido e lidar da melhor maneira com esses limites, a fim de que os alunos especiais consigam superar as barreiras da deficiência.
Quem trabalha com a Educação Especial executa atividades que desenvolvem as habilidades cognitivas e melhoram o aprendizado dos estudantes. Entre as ferramentas que podem ser utilizadas estão o braile, que possibilita a leitura e escrita dos deficientes visuais; as estratégias para autonomia e independência no ambiente escolar; o uso de recursos ópticos, como lupas, lentes específicas e cadernos de pauta ampliada; o ensino de Libras; as estratégias para o desenvolvimento de processos mentais; as técnicas de orientação e mobilidade; e o ensino do uso do Soroban.
Créditos da Imagem: Jason Pearce Via: Compfight
Para os educadores que se interessam por essa área, a Prime Cursos disponibiliza gratuitamente o Curso de Educação Especial. Totalmente online, o conteúdo pode ser estudado no conforto de casa e a qualquer momento, de acordo com a disponibilidade de tempo do profissional interessado. O programa de qualificação aborda considerações sobre deficiência física; possíveis adaptações do currículo escolar e do mobiliário para atender aos alunos com necessidades especiais; práticas pedagógicas; dificuldades de linguagem e comunicação; afetividade; entre outros aspectos importantes. Vale a pena conferir!
Stories
Posts Recentes
- Português Correto: Como escrever, “Mexer” ou “Mecher”?
- Com certeza ou Concerteza: entenda a diferença e evite esse erro comum
- Uso da Constituição Federal em Redações: É Possível?
- Por que, Porque, Por quê e Porquê: Entenda de uma vez por Todas
- A partir ou apartir: Qual a forma correta?
- Tipologia Textual: Definição e Exemplos
- As Lições do Livro O Homem Mais Rico da Babilônia para construir Riqueza e Segurança financeira
- Poder ou Puder? Tire suas Dúvidas com este Guia Definitivo
- A fim ou afim: Qual a diferença e como usar corretamente?
- Sessão, Seção e Cessão: Qual a Diferença na Língua Portuguesa?
- Viagem ou Viajem: Qual é a diferença e quando usar cada palavra?
- Encima ou em cima: Qual a diferença e como usar corretamente?
obrigado por esta publicação!!
Olá, Enrique!
A Prime Cursos agradece sua visita e interesse em nossos artigos.
Saiba mais sobre todos os cursos gratuitos disponíveis no site através do link:
http://www.primecursos.com.br/cursos/
Abraços!
Equipe Prime Cursos do Brasil
Vejo que este espaço é de grande importância para a educação continuada. Fiz a leitura do curso de almoxerifado e pude ver a qualidade deste trabalho, também fiz um cursinho de sustentabilidade, muito bom ter essa oportunidade de estudar dentro da minha própria casa.
Bom dia, Silvania!
Você pode sempre contar com a Prime Cursos para aprimorar os seus conhecimentos.
Acesse o site:
http://www.primecursos.com.br/cursos/
Desejamos a você muito sucesso!
Equipe Prime Cursos do Brasil
a gente recebe certificado
Olá Maria, tudo bem?
Após obter aprovação na avaliação, se o aluno desejar obter o Certificado, cobramos uma taxa administrativa no valor de R$ 49,90 referente a produção e envio do Certificado pelos Correios até sua residência.
Qualquer dúvida entre em contato!
Prime Cursos