E-mail no trabalho: veja os erros que devem ser evitados
O e-mail no trabalho deve ser profissional, por isso é fundamental reler a mensagem antes de clicar em “enviar”. Parece uma dica simples e boba, que muitos irão dizer “ok, mas isto eu já sei”. Sabemos que muitos já têm noção do quanto é importante cuidar com o e-mail profissional, mas é sempre bom lembrar.
Na internet, geralmente a linguagem é informal, mais simples e com muitas abreviações. No ambiente de trabalho deve ser diferente, e o profissional deve ter todo o cuidado possível ao escrever um e-mail, evitando ao máximo erros de português e gírias. Tem alguma dúvida? Pesquise a forma correta de escrever antes de enviar. Além disso, é importante que o e-mail seja claro e objetivo, sem enrolações e frases desnecessárias. No dia a dia de trabalho não temos tempo a perder, por isso quanto mais objetivo for o seu e-mail, melhor.
Devemos evitar ao máximo os erros no e-mail, mas caso acontecer – o que é normal – devemos enviar outra mensagem com um pedido de desculpas. Como muitas pessoas têm dúvidas em escrever e-mails no dia a dia de trabalho, e também sabendo da importância deste assunto, no artigo de hoje vamos ver alguns erros que devem ser evitados ao escrever um e-mail no ambiente profissional.
Informalidade e formalidade
Cuidado para não misturar frases formais e informais num mesmo e-mail. O e-mail de trabalho não pode ser misto. Exemplo: se você começou a mensagem de maneira formal, termine-a formalmente.
Não se esqueça de que todos os clientes e gestores devem sempre ser tratados formalmente. Se desejar, pode falar de forma informal com colegas, mas cuide para não misturar as coisas e pessoas.
Erros de ortografia
É comum que as pessoas enviem e-mails rápidos, na pressa e correria do dia a dia. Porém tire um tempinho para reler antes de enviar. Erros de português, de digitação, e letras trocadas podem fazer você perder a credibilidade. Além disso, até os pequenos erros podem ser interpretados como desleixo ou até ignorância. Na dúvida, escreva e releia.
Abreviações
Esqueça as abreviações. Deixe para usá-las em conversas informais na internet, fora do horário e ambiente de trabalho. Os vícios (abreviações) das redes sociais como “vc”, “pq”, “tb” devem ser deixados de lado na hora de escrever um e-mail no trabalho. Usar estas abreviações faz com que o e-mail não pareça sério, nem profissional. Antes de enviar, lembre-se sempre de conferir a mensagem.
Uso pessoal e uso profissional
Crie um e-mail pessoal para não correr o risco de usar o e-mail profissional para assuntos particulares. Não é legal usar o e-mail do trabalho para falar com a família e amigos. Separe as coisas! E-mail de trabalho serve apenas para assuntos do trabalho. Não é indicado misturar assuntos, e usar o e-mail do trabalho para uso pessoal pode até colocar o seu emprego em risco.
Mensagens desnecessárias
Não envie e-mails desnecessários, apenas o que for realmente importante. Pode parecer que não, mas você já parou para pensar quanto tempo perde lendo ou até escrevendo coisas que não são úteis no trabalho? Como já falamos, seja claro e objetivo em suas mensagens. Ninguém deseja perder tempo com coisas desnecessárias, que não irão agregar em nada no trabalho.
Para quem tiver interesse, recomendamos o Curso de Redação Oficial e o Curso de Nova Ortografia da Língua Portuguesa da Prime Cursos. Os cursos são online e gratuitos e podem ajudar muito na elaboração de textos claros e objetivos.
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Gostei muito desse conteúdo. Prestarei mais atenção ao escrever os meus emails.
Muito ótimo o assunto sobre e-mails de trabalho, parabéns a toda equipe Prime.
Adorei a dica!!
Gostei das dicas.
Poderia acrescentar apenas uma observação – já que indicou-se o curso de Nova Ortografia da Língua Portuguesa?
No corpo do texto utilizou-se a palavra dia-a-dia com hífen, porém, após o Novo Acordo Ortográfico, essa expressão possou a ser escrita sem o uso do hífen “dia a dia”.
Olá Luciana!
Obrigada por ter avisado, já arrumamos! 🙂
Prime Cursos
Bom dia a todos.Sou consultor de vendas já algum tempo e,sempre vendendo os produtos de sua empresa e consequentemente;mesmo fora das vendas,estarei comprando e indicando até poque vou estar na área de engenharia e conheço qualquer material relacionado a construção civil EX:(elétrica,hidráulica,civil e outros afins.
Gosto muito dos cursos da primer só que no momento a engenharia toma todo o meu tempo mas, futuramento quem sabe.
Vocês tem toda razão, pois apesar de serem observações que a maioria já possui conhecimento, o que se vê de e-mal idealizados “informalmente” e de forma completamente “discutível” em termos de credibilidade não é brincadeira! Portanto, muito útil e interessante que todos tomem conhecimento dessa matéria! Parabéns e muito sucesso a vocês!
Isto é muito sério, veja que mesmo sabendo a pessoa continua escrevendo errado.
Este assunto serve, paranos prestarmos mais atenção no que escrevemos.
Este assunto serve, para nos prestarmos mais atenção no que escrevemos.
Adorei a dica! Ficarei mais atenta para que não cometa esses erros.
Adorei a dica! Ficarei mais atenta para eu que não cometa esses erros
Adorei a dica! Ficarei mais atenta para que eu não cometa esses erros.
Obrigada pelas dicas.
Esta informação foi muito importante .
Boa tarde!!! Gostei muito dessa publicação relacionada a envio de emails, muito bom mesmo. Vou entrar em contatos com vocês, para realizar novos cursos e buscar novos conhecimentos.
da pela iniciativa de importante causa .
Agradeço por esta mensagem enviada em tempo de tantas dúvidas geradas em minha mente e sem ter a quem procurar.Grata.
Agradeço por esta mensagem enviada em tempo de tantas dúvidas geradas em minha mente e sem ter a quem procurar.Grata.
Vou fazer o Curso
Muito bom! Devemos estar atentos.
Muito bom! Parabéns a equipe Prime Cursos!
BLZA gostei do papo
Blza !
gostei,muito interessante.
uma forma simples e ao mesmo tempo muito bem simplificada.
gostei muito do contexto,simples e ao mesmo tempo muito explicativo.
Adorei as dicas. Grata.
Achei muito útil o conteúdo, pois conhecimento nunca é demais.
Tenho o hábito de usar a correção ortográfica, é uma prática que facilita, nas questões de dúvidas quanto a escrita.
Parabéns a toda equipe Prime Cursos !
bom dia! gostei,dos cursos vale apena ,conhecimentos nunca é dimais quantos tiver assistirei parabéns !
Boa tarde a equipe prime;estou satisfeito com os cursos que fiz,breve estarei fazendo outros.Gostei muito das dicas de erros que podem serem evitados.
ATT:OBRIGADO!!!!!.
Muito bom. Obrigado.
Boa noite.
Obrigado à equipe primecursos pela importante dica de cuidado com os e-mails de trabalho.
Muito bom ,grata pela dica!
Muito bom
Muito obrigada pelas dicas!
Muito boa essa dica, vou prestar mais atenção obrigada
Bom dia!!!
Dicas maravilhosas e imprescindível no dia-a-dia.
Obrigada!!
Bom dia Prezados,
Gostei imensamente das dicas e já comecei a pô-las em prática para o meu crescimento Profissional.
Obrigado,
Alves Massingue
gostei muito da orientação pois que nos dias atuais
as pessoas acham que tudo é normal pois essa
dica é muito proveitosa para as pessoas que se
preocupa em uma boa redação na hora de se apresentar para um emprego.
Muito bom……
Amei essa dica sobre emails……
A Equipe está de parabéns……..
Muito construtivo!