5 dicas para quem deseja fundar uma ONG
À primeira vista fundar uma ONG ou instituição de caridade pode parecer uma tarefa ardil, de difícil concretização, mas com dedicação e comprometimento é possível realizar essa tarefa. Cumprindo os requisitos legais e seguindo essas dicas, essa tarefa poderá se tonar um pouco mais simples.
Reunir pessoas com os mesmos ideais
A primeira coisa que se deve fazer quando se busca fundar uma ONG é encontrar pessoas que buscam os mesmos objetivos, sejam eles por exemplo a defesa do meio ambiente, desenvolver a cultura ou a educação. Estar em sintonia com as pessoas que buscam o mesmo interesse é a melhor forma de se iniciar um trabalho em uma ONG.
Definir a área de atuação
Após encontrar as pessoas com os objetivos em comum, o segundo passo é realizar uma reunião para discussão dos projetos a serem desenvolvidos pela entidade, bem como o alcance e os objetivos desses projetos. Além disso é necessário avaliar sua viabilidade, ou seja, se o projeto é executável naquela determinada área, além dos recursos necessários para a implementação do projeto e a possível forma de consegui-los.
Fazer uma Assembleia Constitutiva
Depois de já terem definidos os projetos e verificado a sua viabilidade, é hora de realizar a Assembleia Constitutiva para elaborar o Estatuto Social da ONG, neste documento deverão constar todos os dados da futura ONG. Durante a assembleia os membros fundadores decidirão pontos importantíssimos, tais como o nome da ONG, a sua missão e objetivos, onde será a sede da entidade, bem como definirão também os representantes legais da entidade e os membros da diretoria.
Divulgar
Depois de já terem definidos os todos os pontos da entidade, é hora da divulgação. A divulgação é um importante passo para conseguir dar continuidade as atividades da ONG, visto que, somente com a divulgação seu projeto se tornará público, bem como também será possível conseguir voluntários empenhados em ajudar a causa e interessados em ajudar financeiramente a entidade.
Busque todos os meios de divulgação ao seu alcance, seja por meio da internet, como por exemplo a criação de páginas no Facebook ou blogs, distribuição de panfletos na rua, entre outros.
Levantar fundos para a sua ONG
É de extrema importância que você consiga levantar fundos para desenvolver os projetos, busque incentivos fiscais junto ao Poder Público, bem como incentivos financeiros perante empresas privadas. Não tenha medo de perguntar e tirar todas as dúvidas em relação a meios de captação de recursos.
É importante ressaltar também que você pode pedir ajuda para outras entidades que desenvolvam atividades semelhantes, afinal o objetivo comum é ajudar a sociedade, desta forma você sempre encontrará pessoas dispostas a te ajudaram da forma que elas puderem.
Stories
Posts Recentes
- A influência das condições climáticas na direção defensiva
- 9 Dicas Essenciais para Praticar Direção Defensiva no Trânsito
- Quais são as principais infrações de trânsito e suas consequências?
- Quais são os 5 pilares da direção defensiva?
- Como funciona a educação inclusiva no Brasil?
- Educação inclusiva: desafios e oportunidades
- O que podemos fazer para melhorar a inclusão na escola?
- 16 Maneiras para planejar uma aula inclusiva
- 10 atividades de educação inclusiva
- Sinais para identificar aluno com dificuldade na escola
- Oração de São Miguel Arcanjo por 21 Dias: Proteção e Transformação
- Conheça 5 moedas de R$ 1 real que tem um alto valor