7 dicas para melhorar o atendimento ao cliente
Atendimento ao cliente. Ficou para trás o tempo em que o bom atendimento oferecido por uma empresa ou loja poderia ser considerado um diferencial. Atualmente, esse aspecto é fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio, e negligenciá-lo pode comprometer todo o resto.
Ter em mente a importância do atendimento é parte essencial da cultura de uma empresa, uma vez que esse é o principal canal de comunicação com o cliente. Confira a seguir 7 ótimas dicas para melhorar o atendimento ao cliente.
1 – Conheça o seu público
Você sabe a que tipo de consumidor são direcionados os produtos que comercializa ou serviços que oferece? Esse é o primeiro passo para uma empresa ou atendente ter condições de oferecer um bom atendimento.
Para isso, é necessário identificar o público-alvo e estudar o perfil dos consumidores. Alguns questionamentos que podem ser feitos para ter um melhor entendimento a respeito disso são:
- Qual a faixa etária das pessoas que compram com você?
- Qual o gênero dessas pessoas?
- Em qual área ou segmento essas pessoas trabalham?
- Quais são os hobbies e atividades de lazer dessas pessoas?
- São pessoas envolvidas em alguma causa social ou política?
E assim por diante, conforme os interesses e o segmento do negócio em questão. Para recolher essas informações, a empresa pode disponibilizar formulários para os clientes responderem. Esses dados são importantes para personalizar o atendimento, traçar estratégias de marketing, investir em determinado produto que possa agradar esse público, etc.
São diversos os métodos que podem ser desenvolvidos a partir dessas informações. Veremos mais detalhes a seguir sobre algumas delas, como a personalização do atendimento.
2 – Privilegie o atendimento personalizado
Ao trabalhar com atendimento ao cliente, fica mais fácil identificar alguns tipos de consumidores e personalizar o atendimento de acordo com o que pode ser mais agradável para cada um deles. Não basta oferecer um atendimento robotizado, com falas memorizadas e respostas prontas. Atendimentos que priorizam agilidade na resolução de problemas podem acabar comprometendo a relação com o cliente.
Algumas pessoas podem demandar um atendimento mais atencioso, detalhado e informativo. Outras são mais independentes, gostam de tranquilidade para realizar suas compras, e recorrem ao atendimento apenas quando necessário. Alguns clientes apreciam receber opiniões e orientações do atendente durante a compra, outros são mais reservados.
Isso tudo tem a ver com a personalidade de cada indivíduo e seu perfil enquanto consumidor. O atendente ou vendedor que sabe identificar essas nuances tem uma grande vantagem, pois pode adaptar o seu atendimento de acordo com o que a situação exige, mediando a compra conforme a preferência do cliente, sem pular processos ou invadir seu espaço.
Dessa forma, tem mais chances de agradar seus clientes, fechar negócios e ser reconhecido por suas habilidades, pois seu trabalho será executado de maneira mais fluida, espontânea e natural.
Pode ser muito frustrante ser atendido por um robô (ou por um atendente que age como um) quando o cliente procura por atendimento. Em contrapartida, receber um atendimento personalizado, que se mostra preocupado para sanar seus problemas, contribui muito com a experiência do cliente. O resultado disso pode ser uma relação de confiança e identificação com a marca.
A lição que se pode tirar disso é que não basta ser gentil e ter bom português para oferecer um bom atendimento. Quem trabalha nessa área precisa ser capaz de falar a língua de cada cliente, já que é isso que realmente faz a diferença.
3 – Antecipe os problemas no seu atendimento ao cliente
Para realizar um atendimento eficiente, estar à frente dos problemas é algo essencial. É preciso ter alguma vantagem em relação a eles para não ser pego de surpresa a cada vez que eles aparecem. Essa é a melhor maneira para administrar possíveis crises.
Com o tempo, fica fácil identificar os problemas mais comuns que podem surgir, de maneira a solucioná-los de forma eficaz. Antecipar os problemas que o seu cliente pode enfrentar é mais um ponto a seu favor, pois mostra comprometimento e responsabilidade por parte da empresa.
O consumidor valoriza posturas como essa. Sendo assim, esse tipo de atitude ajuda a evitar reclamações e uma relação de confiança é estabelecida entre as duas partes.
4 – Surpreenda seus clientes
Estabelecimentos que buscam formas criativas de surpreender seus clientes de maneira positiva criam um diferencial com relação à concorrência. Afinal, quem não gosta de uma boa surpresa?!
Se engana quem acredita que surpreender o cliente seja algo muito difícil ou complexo. Pelo contrário: basta ter senso de oportunidade e fazer da criatividade uma aliada.
Um recado escrito à mão pode ser o suficiente para que o cliente perceba o carinho e cuidado envolvidos no preparo da sua encomenda. Outras opções são enviar brindes, cupons de desconto, promover sorteios e promoções atraentes, etc.
Esse tipo de estratégia mostra proatividade e é um passo importante para fortalecer o relacionamento, já que é uma maneira interessante de se certificar de que o cliente lembrará de você e da sua empresa por um bom tempo.
5 – Valorize os feedbacks
Muitos clientes fazem questão de dar sua opinião após realizar uma compra, seja ela positiva ou não. Independente disso, os feedbacks dos consumidores são sempre uma boa oportunidade para o crescimento de uma empresa. Com eles é possível implementar mudanças, desenvolver ideias e fortalecer os pontos fortes do negócio.
Além das possibilidades que podem ser exploradas a partir desse retorno dos clientes, a postura de recolher feedbacks de maneira organizada mostra que a opinião de cada cliente e cada experiência de compra importa. Esse é um ponto muito positivo para a empresa.
Ao receber essas opiniões, é importante compartilhá-las com toda a equipe de atendimento para que todos estejam informados e alinhados sobre possíveis mudanças e adaptações. Muitas ideias legais podem surgir dessa troca entre cliente, empresa e funcionários.
6 – Busque capacitação na área
Essa é outra dica que independe do segmento da instituição. Seja qual for sua área de atuação comercial, buscar capacitação e manter-se informado acerca das novidades e tendências do mercado é fundamental.
Enquanto clientes, nos sentimos mais seguros para realizar uma compra ou fechar um negócio quando somos atendidos por um profissional que entende do que está falando, não é?! Uma postura segura passa confiança e pode ser determinante em alguns momentos. Uma capacitação na área pode ajudar muito nesse sentido.
Além disso, é importante que o funcionário seja capaz de resolver qualquer problema ou dúvida que possa surgir durante o processo de compra e negociação. São detalhes que aumentam a confiança no atendimento e consequentemente fortalecem a imagem de credibilidade da empresa.
7 – Cuide do pós-venda no atendimento ao cliente
Ao longo deste artigo, falamos sobre diversas estratégias determinantes para garantir um bom atendimento ao cliente. Mas é importante saber que o trabalho não termina quando a compra é realizada. Quando isso acontece, dá-se início a uma nova etapa importante para fidelizar o cliente: o pós-venda.
Para que uma empresa alcance o sucesso e seja valorizada pelos consumidores, todas as estratégias (inclusive as que envolvem o pós-venda) devem estar alinhadas de modo a priorizar a fidelização do cliente.
Mantenha o contato com o consumidor, procure saber se a encomenda chegou como deveria, se o produto ou serviço funciona como desejado e se atende às expectativas. Essa é a hora ideal para coletar aquele feedback do qual falamos alguns tópicos atrás.
Em um bom atendimento, as etapas de compra se encaixam e se complementam entre si. Isso é o que torna um trabalho coeso, organizado e comprometido. Seguindo essas dicas, fica muito mais fácil conquistar clientes e desenvolver seu trabalho. Depois conte pra gente os resultados colhidos com esses ajustes.
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