Dicas para construir uma reserva financeira
Quem nunca sonhou em ter uma boa quantia de dinheiro guardada? Ter uma reserva financeira ou fundo de emergência significa ter mais tranquilidade para alguns momentos de incerteza na vida. Essa regra deve ser aplicada por todos, independente da renda e condições financeiras. Caso você ainda não tenha de três a seis salários guardados na poupança, a essa reserva deve ser sua prioridade financeira para os próximos meses.
Sabendo da importância deste assunto, hoje trouxemos algumas dicas de como construir uma reserva financeira em até 2 anos. Vamos lá?
Organização das contas
Antes de tudo é preciso saber que você deverá ser uma pessoa muito organizada e controlada com suas contas e metas. O primeiro passo é estar com as contas mensais em dia. Antes de planejar poupar dinheiro, é necessário resolver sua situação financeira, como por exemplo, gastar menos do que ganha. Anote todas as suas despesas numa tabela e analise o que realmente é necessário.
Dívidas e mais dívidas
É comum que as pessoas se endividem, desde que as dívidas não fiquem fora de controle. Mas saiba que é possível eliminar o hábito de se endividar. Caso você tenha se comprometido com uma parcela muito grande do seu orçamento mensal, como por exemplo, mais de 30% da renda, a dica é entrar em contato e tentar renegociar (principalmente se você tiver com parcelas atrasadas ou até com o nome sujo). Busque trocar dívidas caras (cheque especial, rotativo do cartão de crédito) por mais baratas (crédito consignado ou empréstimos com bens como garantia). Além disso, evite criar novas dívidas, e se possível, guarde o dinheiro (um pouco por mês) para no futuro comprar o produto ou serviço com dinheiro a vista.
Crie metas
Após estar com suas contas em dia e suas dívidas mapeadas e renegociadas, você deverá começar a criar metas para suas despesas. Uma dica é utilizar a regra dos 50-15-35, que já falamos aqui no blog.
– Guarde 50% da renda para os gastos essenciais, como educação, moradia, transporte, saúde, etc.
-Guarde 15% da renda para quitar suas dívidas, ou se possível, para construir sua reserva financeira.
-Guarde 35% da renda para os gastos de estilo de vida. Caso você esteja com dívidas ou deseja construir sua reserva financeira o quanto antes, guarde 35% para quitação ou poupança, e 15% para outros gastos.
Tenha sua reserva financeira como PRIORIDADE
Quando suas dívidas estiverem controladas, e suas despesas mensais estiverem dentro das metas, sua reserva deve ser sua prioridade financeira. Você já terá acumulado três salários se poupar 15% da renda todos os meses (sem pular nenhum) em exatos 1 ano e 8 meses – a quantia ideal para pessoas que possuem emprego estável (funcionários públicos ou do setor privado com carteira assinada).
Quanto deve ser minha reserva financeira?
Este valor varia muito de pessoa para a pessoa, porém o ideal é que a quantia some de três a seis vezes a renda, ou seja, que garanta todas as suas despesas por de três a seis meses.
E se eu precisar utilizar a reserva financeira?
Você poderá – e deverá – utilizá-la se for necessário, em momentos de emergência. É para isso que ela existe, como uma reserva financeira. Após usá-la não esqueça de adicionar dinheiro novamente quando as finanças se equilibrarem.
O que fazer se não conseguir guardar 15% ao mês?
Caso você tenha muitas dívidas, será um pouco mais difícil guardar 15% de sua renda por mês. O ideal é ter muita paciência, e tentar o quanto antes controlar as dívidas. Enquanto isso, poupe o valor que puder, mas deixe como meta aumentar essa quantia assim que possível. Após ter suas contas controladas, vá aumentando a porcentagem do valor destinado à poupança gradativamente, até conseguir guardar os 15% por mês.
Não tenho tempo para esperar
Se precisar fazer sua reserva o quanto antes, o ideal é poupar mais dinheiro. Se possível, guarde 30% em vez de 15% ao mês. Para fazer isso é importante analisar seus gastos mensais, diminuindo primeiramente os 35% das despesas relacionadas ao estilo de vida, e depois, diminuir algo dentro dos gastos essenciais.
Para quem tiver interesse, recomendamos o Curso de Finanças Pessoais da Prime Cursos do Brasil. No curso, online e gratuito, o aluno aprenderá a administrar suas finanças. Para começar o curso, basta fazer o seu cadastro no site e começar quando desejar!
Gostou das dicas de hoje? Esperamos que sim! Deixe seu comentário! 🙂
Prime Cursos
Stories
Posts Recentes
- Dicas essenciais para dirigir em condições adversas com segurança
- Como reduzir pontos cegos no veículo e evitar acidentes no trânsito
- Como manter a atenção no trânsito e dirigir com mais segurança
- O Fim da Escala 6×1 no Brasil? Entenda o debate e as regras
- Qual a lei da direção defensiva?
- Direção Defensiva: Veja os Fundamentos para uma Condução Segura
- Conheça os tipos de direção defensiva que todo motorista precisa
- A influência das condições climáticas na direção defensiva
- 9 Dicas Essenciais para Praticar Direção Defensiva no Trânsito
- Quais são as principais infrações de trânsito e suas consequências?
- Quais são os 5 pilares da direção defensiva?
- Como funciona a educação inclusiva no Brasil?
Excelente! Dicas super úteis. Vou usa -las com certeza. Obrigada.
EXCELENTE A DICA DE EDUCAÇÂO FINANCEIRA,SE FIZERMOS ESFORÇO COM DETERMINAÇÂO E POSSIVEL ECONOMIZAR SIM.
Fazer economia, não é gastar menos do que vc precisa. É produzir mais, gastar o necessário e guardar a sobra.Caso não sobre, procure obedecer a regra cortando gastos superfluo
.
Considero sábia a pessoa que economiza. Ter reserva financeira é muito importante e indispensáveis. Hoje em dia quem mais mais economiza são os indivíduos que nem mais precisam economizar por necessidade. A economia é importante porque o MUNDO só vive em CRISE.
Dicas muito boas eu particularmente amei???
Gostei bastante das dicas financeiras. São bem pertinentes a minha realidade e estou precisando colocá-las em prática.
Muito bom!
Excelente explanação!
Vou aderir a esta fórmula. ..
excelente dica
Muito bommm
Ótima apresentação para o dia do meu aniversário
Gostei da explanação . Para ver no dia do meu aniversário
Muito bom mesmo, vou tentar colocar em prática
Muito bom. Ainda não ingressei no mercado de trabalho, mas assim que o fizer, já com meu primeiro salário adotarei as dicas !
Muito Bom, vou testar esse método das %
Muito bom!uma injeção de ânimo.
Adorei as dicas veio em uma boa hora.
Muito Bem
Muito bom!! Vou colocar em prática .
gostei precisava dessas dicas
Excelente!!! Tenho que organizar minhas finanças o quanto antes. Já trabalho a nove anos e não tenho nenhuma reserva guardada. Mas tenho que mudar isso. E essas dicas desse curso são de grande ajuda. Agora é só agir…
Com um planejamento financeiro familiar você vai longe, pois você começa a ter noções de como você andou gastando dinheiro em certas áreas desnecessariamente, ocasionando com isto um super defite na sua vida financeira. Mas com esse ensino será muito recompensador na minha vida e na vida de todos aqueles que como eu não tem um equilíbrio financeiro.
As dicas são excelentes, tudo muito bem organizado, acabei de fazer o curso de teologia básica, estou aguardando o certificado e pretendo fazer outros, parabéns pela qualidade de tudo!
Mui.interessante…obrg..pela dica
Muito boa essa dica, obrigada!
Dicas importantes para o planejamento e controle de nossa vida financeira.
adorei as dicas muito bom mesmo
Muito útil!!
Muito boas as vossas dicas.
Obrigada.
Dicas valiosíssimas….
Gostei, vou tentar aplicar essas orientações.
Excelente dicas, tenho que organizar as minhas e nâo sei como
Otimas dicas!!!
Adorei as dicas! Eu estou com o orçamento todo descontrolado…e necessito aprender para me organizar minhas finanças.
Amei as dicas para construir uma reserva financeira. Gostei também do videio Corado Naval, onde a mente ficou mais aberta e pronta para pôr em pratica a organização financeira.
O problema é que os filhos ficam fazendo concurso, e sobra para os pais se endividar nos bancos.É o jeito raspar as economias.
Tenho uma estudando em São Paulo,Arquitetura, ja esta no penúltimo ano , e não consegue Estágio.
Olá! Adorei as dicas do planejamento financeiro.
E de como adiquerir o abito de se fazer uma reserva financeira.gostei muito porque eu nunca tive o abito de guardar dinheiro,mas agora vou começar urgente,estou com divida e preciso me organizar.para sair delas.
Obrigada pelas dicas tão importantes como estas!!
Olá, adorei as dicas sobre controle financeiro pessoal.. Muito bom vou me esforçar ao máximo para aplica-las!
gostei das dicas,imperdível
obrigado pelas dicas