Mangás e Animes: aprenda a técnica dos desenhos japoneses

Os Mangás conquistaram o mundo dos desenhos animados (créditos shutterstock)
Os Mangás conquistaram o mundo dos desenhos animados (créditos shutterstock)

Para começar este post, vamos saber qual o significado da palavra Mangá. Man= involuntário e Gá= imagem. De origem japonesa, são desenhos únicos pela sua grafia peculiar e por serem lidos da direita para a esquerda.

Esse estilo se popularizou nas mãos do japonês Osamu Tezuka, chamado de “Deus do Mangá”, na década de 40. Os primeiros desenhos eram em preto e branco, mas evoluíram e receberam cores. As características perceptíveis dos desenhos Mangás são os elementos exagerados neles empregados, como os olhos grandes e brilhantes. Também os enquadramentos cinematográficos de close-up e slow-motion adaptados por Osamu, e que ressaltam as expressões dos personagens.

No Japão, os Mangás têm uma gama de consumidores e é muito comum ver as pessoas circulando com eles. As histórias são longas e os exemplares ultrapassam as 200 páginas e podem chegar até 800. Algumas delas até mesmo sem diálogos, apenas com imagens. Ler um Mangá é aprofundar-se em histórias com muita ação, emoção e diversão.

Os Animes são os desenhos animados neste estilo japonês de desenhar. Existem muitos Mangás adaptados em Anime, na verdade, é muito comum isso acontecer. Aqui no Brasil, os sucessos dos Animes se deu por volta das décadas de 90 e 2000, com os desenhos Cavaleiros do Zodíaco, Naruto e Dragon Ball Z (adaptado de Mangá). Eles conquistaram fãs por todo o mundo.

Alguns tipos de Mangás

Shonen: com traços fortes e marcantes, é um estilo mais voltado para o público masculino.

Shojô: de enredos mais sensíveis e traços delicados, é voltado para o público feminino.

Kodomo Mangá: sem muitos rebuscamentos, são histórias engraçadas, e por isso, tem o estilo mais infantil.

Josei e Seinen: com conteúdo mais adulto, os Mangás contam histórias que giram em torno de problemas familiares, relacionamentos, etc.

Super Sentai: desenhos recheados de heróis.

Gekigá: são histórias mais densas e dramáticas.

Hentai: a palavra significa anormal, e as histórias são eróticas.

Yaoi: voltado para o público homossexual.

Desenhar Mangás e Anime, além de proporcionar satisfação, requer outros fatores importantes para que se alcance os objetivos pretendidos no desenho, como a dedicação, a criatividade e a persistência. Passar para o papel os sentimentos e as emoções não são tarefas fáceis. Mas com a prática, a força de vontade e o conhecimento correto das ferramentas, o trabalho se torna proveitoso e uma ótima experiência para qualquer desenhista.

O curso de Desenho Mangá/Anime Básico está disponível no site da Prime Cursos. Ele é direcionado a todos aqueles que queiram aprender a desenhar no estilo Mangá ou até mesmo para quem já tem experiência e pretende atualizar/qualificar os conhecimentos sobre o assunto.

O rosto é considerado a parte mais importante para o desenvolvimento de todo o resto do desenho. Confira no vídeo como desenhá-lo no estilo Mangá:


Créditos canal CrieSeuMundo / via YouTube


Stories

Posts Similares

17 Comentários

  1. Roseli Helena Nogueira Simões disse:

    Estou querendo aprender as técnicas e gostei do que vi

  2. jandira rodrigues disse:

    quero continuar recebendo lições

  3. Mélci Pessatto Siqueira disse:

    quero receber mais liçoes de desenho mangá

  4. gostei e quero continuar recebendo as lições de desenho. obrigado

  5. Maria Aparecida dos Santos disse:

    Muito legal gostei ! Bem prático sua sugestão. Parabens! Vou tentar fazer tá.

  6. os estilos de mangá classificados por nomes, muito interessante, sem falar nas técnicas de desenhos utilizadas nesse estilo. gostei muito

  7. com as suas dicas agora deu pra ter uma visão melhor de como devo fazer, muito obrigado por comptartilhar com esse artigo.

    Obrigada!

  8. Estão de parabéns pelo conteúdo. Desenho um pouco animes mas gostaria de começar a fazer desenhos realistas, tem algum curso para recomendar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.