Cursos para Refugiados e Imigrantes: 3 ONGs que oferecem ajuda
De acordo com a ACNUR Brasil, Agência da ONU para Refugiados, 33.866 pessoas solicitaram o reconhecimento da condição de refugiado no Brasil em 2017, gerando, nas ONGs que atendem a esses recém chegados ao país, maior busca de ajuda por meio de cursos para refugiados e imigrantes.
Um dos principais motivos pelos quais uma pessoa deixa o seu países é o fato de ela não ver mais perspectivas de subsistência em sua terra natal, seja pelo alto índice de desemprego ou porque seu país encontra-se em situação de guerra.
A grande maioria sofre com a solidão e a saudade, porque nem sempre é possível imigrar com a família, já que, em qualquer país, as condições iniciais de um refugiado ou imigrante são incertas.
Além disso, outros desafios se fazem presente no cotidiano de um refugiado como o aprendizado da língua e a inserção no mercado de trabalho.
O Brasil mantém uma política de portas abertas, entretanto é preciso compreender a necessidade de um plano de acolhida que facilite e que dê ferramentas aos refugiados, para que então eles possam aproveitar as oportunidades que o país tem a oferecer. Uma dessas ferramentas é a educação.
Vamos apresentar aqui três ONGs que têm a educação como aliada na ajuda aos refugiados, que oferecem cursos de idiomas e de capacitação profissional:
Instituo ADUS oferece cursos para refugiados
O Instituto ADUS tem o objetivo de reduzir os obstáculos que refugiados residentes na capital paulistana enfrentam para sua efetiva integração na sociedade.
Criado em 2010, o ADUS atende cerca de 500 pessoas por mês provenientes de mais de 50 nacionalidades, sobretudo da Síria, do Congo, da Palestina, de Angola e da Colômbia. Oferece aulas de português, cursos de qualificação profissional, apoio psicológico, inserção no mercado de trabalho, instrução e também preparação em empreendedorismo e ações culturais.
O Instituto também criou o projeto Conectadus, no qual refugiados ministram aulas de inglês, francês e árabe. No projeto Sabores & Lembranças, realizam workshops de gastronomia e realizam serviço de catering.
Abraço Cultural
A ONG Abraço Cultural nasceu em 2013 em São Paulo com intuito de promover a troca de experiências, a geração de renda e, principalmente, a valorização pessoal e cultural de refugiados residentes no Brasil.
Os estrangeiros fazem cursos sobre métodos pedagógicos e recebem a oportunidade de ter uma fonte de renda ensinando as línguas que dominam.
A ONG, que já conta com uma unidade no Rio de Janeiro, oferece cursos de árabe, espanhol, francês e inglês, todos ministrados por residentes refugiados que foram capacitados pela Abraço Cultural.
Associação Bom Samaritano Tidarfit
A Associação Bom Samaritano Tidarfit, localizada no bairro do Cambuci, em São Paulo, conta com ajuda de voluntários no desenvolvimento de projetos e oferecimento de cursos para refugiados ou imigrantes, a fim de integrá-los à nossa sociedade.
O projeto de Cursos Para Refugiados e Imigrantes oferece cursos gratuitos de alfabetização de adultos em português, português avançado, português básico e computação e informática.
Uma ONG feita por refugiados e imigrantes, para refugiados e imigrantes.
O projeto Mulher Esperança oferece formação por meio de cursos em diversas áreas como culinária, confecção de produtos de higiene e limpeza, costura e bordado, com o propósito de promover conhecimento e geração de renda.
Já o projeto Empresa Aberta promove o encontro entre as empresas e os refugiados e imigrantes. São oferecidas palestras e orientações diretas com o fim de aumentar as chances dessas pessoas no mercado de trabalho.
Conhece outras ONGs que trabalham com educação e capacitação profissional para refugiados? Compartilhe com a gente!
Stories
Posts Recentes
- 20 Termos Indígenas Usados Diariamente: Origem e Significado
- Quem Tem Direito ao Seguro-Desemprego? Entenda os Requisitos
- Qual é o Termo Coletivo para Ônibus? Descubra Agora!
- Seguro-Desemprego: O Que É e Qual Sua Importância?
- Aquário: Como Gerenciar a Pressão do Inferno Astral!
- Conheça o Dr. Marcus Mingardi convidado no Primecast #01
- Primecast #01: Seguro-Desemprego Descomplicado com Dr. Marcus Mingardi
- Coletivo de Ratos: Respostas para Dúvidas de Português
- Ganhe Dinheiro: Moeda de 10 Cruzeiros que Pode Valer R$2.000
- Trás ou Traz: Aprenda a usar Corretamente de uma vez por todas
- Português Correto: Como escrever, “Mexer” ou “Mecher”?
- Com certeza ou Concerteza: entenda a diferença e evite esse erro comum