9 comportamentos inadequados com o cliente para evitar durante o atendimento
Um dos erros mais comuns de quem está iniciando na carreira de vendedor é não saber se portar diante do cliente. Isso porque, especialmente se esse for o primeiro contato da pessoa com a empresa, a primeira impressão é crucial para concretizar a venda e fidelizar aquele indivíduo. Ter certos comportamentos inadequados com o cliente não somente impacta na venda, como também pode fazer com que a pessoa não volte.
Você com certeza já teve alguma experiência ruim com vendedores que não sabiam se portar ou agiam de forma desconfortável durante o atendimento. No geral, grande parte dos vendedores não estão atentos a esse tipo de comportamento, e acabam prejudicando o processo de vendas por agir de forma equivocada em frente ao cliente.
Veja a seguir quais são os 9 comportamentos inadequados com o cliente que você deve sempre evitar!
9- Oferecer muitos produtos
Embora saber ofertar produtos seja essencial para se tornar um bom vendedor, ofertar vários produtos o tempo todo é um comportamento inadequado que pode não somente impactar na venda, mas também afastar o cliente que procurará a concorrência.
Oferte produtos apenas quando eles resolverem o problema do seu cliente ou quando estiverem de acordo com o perfil de quem está comprando. Por exemplo, se você vende sapatos e uma cliente comprou uma sandália, você pode mostrar acessórios que combine com a peça ou, caso ela tenha comentado na conversa que gosta de caminhadas, um tênis. Ofertar vários sapatos diferentes pode te fazer parecer inconveniente.
8- Atrasos
Outro comportamento inadequado é atrasar em reuniões com os clientes, sejam reuniões presencias ou online. Se você marcou um horário para apresentar seu produto ou fechar uma venda com uma pessoa, é importante que você compareça no horário marcado. Em casos de atraso por motivos de força maior, sempre explique o motivo que te fez chegar mais tarde.
Isso demonstra que você é uma pessoa comprometida e séria.
7- Não fique seguindo seu cliente
É muito comum vermos vendedores que, ao querer ser prestativo, acabam seguindo o cliente dentro da loja, causando uma situação desconfortável. Evite andar ao lado do cliente, a menos que ele tenha pedido sua ajuda para procurar algum produto ou você já esteja fazendo o atendimento. Caso ele dispense a ajuda, fique pronto para atendê-lo, mas não fique seguindo-o o tempo todo.
6- Não imponha pensamentos, gostos e ideias
Como você já deve ter ouvido, o cliente tem sempre razão. Evite expor opiniões que vão de encontro com as ideias do seu cliente, especialmente quando ele não perguntar o que você acha sobre determinado assunto que ele está comentando. Exponha sua opinião apenas se ele perguntar, deixando claro que você respeita a opinião contrária à sua.
Por exemplo, imagine que você venda carros e o cliente está em busca de um carro preto, mas você não gosta de carros dessa cor por saber que riscam com mais facilidade. Você até pode deixar seu cliente saber desse tipo de problema se ele te perguntar o que você acha, mas nunca tente fazê-lo comprar um carro de outra cor, já que isso poderá fazer com que ele procure a concorrência.
5- Linguagem inadequada
Cada público demanda uma linguagem específica, e você deve estar sempre atento ao seu tipo de cliente para usar a linguagem adequada. Falar com gírias com clientes idosos é considerado um dos comportamentos inadequados mais comuns, e que deixam o cliente super desconfortável. O mesmo acontece com o público feminino e masculino.
Tenha em mente, porém, que você não precisa saber o dialeto de todos os públicos e usar gírias específicas, mas evite usar palavras que aquele cliente não vai entender. Um exemplo claro disso é usar nomes de cores como Marsala para se referir a cor de uma camiseta masculina, já que esse público entende todos os tons de vermelho como um só.
4- Ficar no celular
Outro erro basante comum no comportamento de alguns vendedores é ficar no celular enquanto atende seus clientes. Embora muitas vezes você esteja atendendo clientes online, quando você está com um cliente presencial é necessário que toda a sua atenção esteja vontade a ele, do contrário, ele poderá se sentir mal-tratado e procurar outro atendente e até mesmo outra empresa.
3- Comentários inapropriados
Dependendo do setor que você atua, é importante ficar de olho nos comentários que você faz, especialmente em relação à aparência e físico dos seus clientes. Esse tipo de comportamento inadequado é mais comum no setor têxtil, já que você pode acabar comentando sobre o peso da pessoa sem se dar conta.
Outro setor que deve ter cuidado com os comentários são os vendedores de maquiagem, perfumes, acessórios, sapatos etc.
2- Roupas inadequadas
Embora muitas pessoas não se deem conta, um dos comportamentos inadequados com o cliente mais comum é o tipo de roupa que o vendedor usa. Enquanto algumas empresas disponibilizam uniformes para todos os funcionários, em outras o colaborador pode usar suas próprias peças do guarda-roupa durante a jornada de trabalho, o que pode causar desconforto em alguns clientes.
Evite usar roupas com decote, que deixem as roupas íntimas aparecendo ou que fiquem muto coladas no corpo.
1- Julgar seu cliente pela aparência
Hoje, é muito comum vermos vendedores oferecendo produtos baratos e de baixa qualidade para clientes que julgam não ter poder aquisitivo ou se recusar em atender clientes que não estão bem-vestidos. Porém, além de ser um preconceito que impacta na forma como o cliente vê a empresa, esse tipo de comportamento ainda pode fazer com que você perca boas vendas para a concorrência.
Isso porque a roupa que seu cliente usa nem sempre transparece seu poder aquisitivo, além de ofertar produtos mais caro ser uma ótima forma de ancorar produtos mais baratos. Por exemplo, imagine que sua cliente está em busca de uma sandália e você oferta a sandália de R$540. Ao notar que ela tem objeções com o preço e claramente não comprará essa sandália, você pode oferecer uma sandália de R$230, que parecerá muito mais barata se comparada à outra.
Agora que você viu quais são os comportamentos inadequados com o cliente, evite cometê-los para não perder venda nem afastar potenciais clientes. Afinal, quando uma pessoa não se sente bem tratada, o mais comum é que ela busque outras empresas que ofereçam um tratamento e tenham posturas mais adequadas.
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