Como usar a psicologia para vendas e se destacar na sua empresa?
Uma das estratégias de vendas que tem sido cada vez mais usada é a psicologia, onde a intenção é convencer a pessoa de que seu produto e serviço consegue resolver o problema ou dor que ela apresenta de forma eficaz. Mas você sabe como usar a psicologia para vendas da forma correta?
Muitas pessoas acreditam que a psicologia para vendas é uma técnica que engana o consumidor, quando, na verdade não passa de uma estratégia usada para convencer que seu produto oferece diversos benefícios e atende às necessidades do seu cliente, resolvendo duas dores e problemas.
Para isso, os vendedores usam estratégias de convencimento e de chamada para a ação, que juntas dos gatilhos mentais, ajudam o consumidor a tomar uma atitude em relação à compra do produto.
Para que você entenda melhor sobre a psicologia para vendas, separamos um post explicando mais como essa técnica funciona. Confira!
O que é a psicologia para vendas?
Resumidamente, a psicologia para vendas é a estratégia desenvolvida com base na mente do consumidor e comportamento humano de compra, sendo uma excelente aliada do marketing para convencimento. Isso porque, quando usamos a psicologia para vendas, agregamos mais valor à publicidade, que vem acompanhada de estratégias sutis e efetivas para induzir a pessoa a comprar.
No geral, a grande maioria das campanhas publicitárias são formadas com o que chamamos de CTA – chamada para ação. É por isso que normalmente uma propaganda vem acompanhada de Compre Agora, Faça seu cartão agora etc. O tom imperativo é uma forma de chamar as pessoas para dar o próximo passo.
No caso da psicologia para vendas, porém, a persuasão é mais sutil. Aqui, a intenção é que você ofereça o produto para seu cliente conforme as necessidades que ele possui naquele momento e de uma forma que ele não consiga dizer não. Por exemplo, imagine que uma mulher teve um dia estressado no serviço e chega super cansada em casa. Ao ver uma publicidade de uma loja de doces ofertando chocolates para relaxar depois de um dia cheio, as chances que ela terá de comprar o doce é muito maior do que se ela simplesmente visse uma foto de um chocolate dizendo apenas Compre Agora.
O mesmo acontece com as vendas presenciais, onde você deve focar no desejo, dor e problema do sue cliente para fazer uma oferta personalizada, usando a psicologia para vendas.
Quais os benefícios da psicologia para vendas?
A psicologia para vendas permite que você desenvolva estratégias de vendas eficazes que não somente ajudam a aumentar as vendas, como também melhoram o relacionamento com o cliente, contribui para a etapa de fidelizar e encantar seus prospecto e especialmente, permite que o atendimento seja mais personalizado, tendo um grande efeito positivo com seu cliente.
Além disso, por ser uma estratégia mais certeira, aumenta a eficácia do time de vendas, diminuindo os esforços para conseguir fazer as conversões.
Como usar a psicologia para vendas em 5 passos
1- Identifique valores emocionais
A maioria das pessoas compra pela emoção, e é nesse fator que a psicologia para vendas trabalha. Para isso, é essencial que você consiga identificar quais são os valores emocionais do seu cliente, como:
- o que ele busca?
- o que ele mais valoriza?
- o que ele não gosta?
A partir disso, você pode usar esses valores para vender mais. Por exemplo, imagine que seu cliente valoriza o tempo em família e você está vendendo um sofá. Você pode abordar a venda falando em como o sofá é confortável para que a família toda possa assistir filmes juntos, sentar para conversar etc.
2- Foque no medo de perder ou desejo de ganhar
Embora o ser humano tenha mais medo de perder do que desejo de ganhar, esses dois fatores são os dois maiores estímulos para que alguém compre algo. Quanto mais você estimular o desejo de ganhar ou medo de perder no seu cliente, maiores as chances de vender.
Faça isso de forma sutil, como, por exemplo, mencionar que a oferta é por tempo limitado ou até durarem os estoques – se realmente for verdade.
3- Use a criatividade
Quanto mais criativo você for, maiores serão as chances de conseguir obter exito em sua venda com a psicologia para vendas. Isso porque, criar estratégias diferentes não somente potencializa suas vendas, como também cria uma conexão diferente com seu cliente.
Faça abordagens diferenciadas, e foque em benefícios do produto que seja interessante pára seu cliente, mas que ninguém nunca pensou em abordar.
4- Trabalhe a persuasão
Persuadir seu cliente não significa que você o está enganado. Na maioria dos casos, a persuasão é usada para estimular a compra em um cliente em potencial. Ou seja, quando o cliente não sabe que precisa do seu produto, ou até sabe, mas tem dúvidas quanto à compra.
Por meio da persuasão e gatilhos mentais, você consegue convencê-lo de todos os benefícios que ele terá se investir em seu produto e/ou serviço de forma sutil, sem que ele se dê conta de que você está influenciando em sua decisão.
Vale lembrar que a persuasão e os gatilhos mentais nunca devem ser usados para prejudicar o seu cliente. Pelo contrário: como vendedor, o que você precisa priorizar são as formas de ajudar seu cliente com seu serviço ou produto.
As técnicas de persuasão podem ser aplicadas no modo de falar, gestos, expressões e até aparência.
5- Explore narrativas
As narrativas nada mais são do que uma espécie de história que você conta para seu cliente. Essa história pode ser de outro cliente ou até sua mesma, e o importante é que elas sejam e volventes e verdadeiras. A narrativa também pode ser usada para falar do produto, como, por exemplo, se você vende perfumes, você pode criar uma narrativa em cima de como a essência foi desenvolvida etc.
Quando usamos as narrativas para vendas, nos conectamos mais com nosso cliente, além de criarmos autoridade no assunto. Com isso, as chances de conversão aumentam e a conexão com o cliente fica ainda maior.
Agora que você entendeu como usar a psicologia para vendas, não deixe de usar nossas dicas de como implementar a psicologia no seu dia a dia de trabalho. Além de ser uma ótima forma de se conectar com seu cliente, também ajuda a alavancar as vendas e se destacar no mercado de trabalho.
Curso de Técnicas de Vendas Online Grátis
Vender envolve etapas, que respeitam um processo coordenado que entende que existem diferentes tipos de vendas de acordo com o produto, serviço, negócio ou mesmo, o consumidor. As técnicas de vendas são métodos já conhecidos e estabelecidos que visam melhorar e aumentar a taxa de vendas, procurando identificar possíveis problemas na abordagem do vendedor em relação ao cliente e aperfeiçoar o atendimento ao cliente.
Stories
Posts Recentes
- Dicas essenciais para dirigir em condições adversas com segurança
- Como reduzir pontos cegos no veículo e evitar acidentes no trânsito
- Como manter a atenção no trânsito e dirigir com mais segurança
- O Fim da Escala 6×1 no Brasil? Entenda o debate e as regras
- Qual a lei da direção defensiva?
- Direção Defensiva: Veja os Fundamentos para uma Condução Segura
- Conheça os tipos de direção defensiva que todo motorista precisa
- A influência das condições climáticas na direção defensiva
- 9 Dicas Essenciais para Praticar Direção Defensiva no Trânsito
- Quais são as principais infrações de trânsito e suas consequências?
- Quais são os 5 pilares da direção defensiva?
- Como funciona a educação inclusiva no Brasil?