mulher vendendo doces e usando a escassez da sazonalidade

Como usar a psicologia para vendas e se destacar na sua empresa?

Uma das estratégias de vendas que tem sido cada vez mais usada é a psicologia, onde a intenção é convencer a pessoa de que seu produto e serviço consegue resolver o problema ou dor que ela apresenta de forma eficaz. Mas você sabe como usar a psicologia para vendas da forma correta?

Muitas pessoas acreditam que a psicologia para vendas é uma técnica que engana o consumidor, quando, na verdade não passa de uma estratégia usada para convencer que seu produto oferece diversos benefícios e atende às necessidades do seu cliente, resolvendo duas dores e problemas.

Para isso, os vendedores usam estratégias de convencimento e de chamada para a ação, que juntas dos gatilhos mentais, ajudam o consumidor a tomar uma atitude em relação à compra do produto.

Para que você entenda melhor sobre a psicologia para vendas, separamos um post explicando mais como essa técnica funciona. Confira!

O que é a psicologia para vendas?

Resumidamente, a psicologia para vendas é a estratégia desenvolvida com base na mente do consumidor e comportamento humano de compra, sendo uma excelente aliada do marketing para convencimento. Isso porque, quando usamos a psicologia para vendas, agregamos mais valor à publicidade, que vem acompanhada de estratégias sutis e efetivas para induzir a pessoa a comprar.

vendedora realizando pagamento de venda no caixa da loja
a psicologia para vendas visa o comportamento humano de compra para personalizar a abordagem

No geral, a grande maioria das campanhas publicitárias são formadas com o que chamamos de CTA – chamada para ação. É por isso que normalmente uma propaganda vem acompanhada de Compre Agora, Faça seu cartão agora etc. O tom imperativo é uma forma de chamar as pessoas para dar o próximo passo.

No caso da psicologia para vendas, porém, a persuasão é mais sutil. Aqui, a intenção é que você ofereça o produto para seu cliente conforme as necessidades que ele possui naquele momento e de uma forma que ele não consiga dizer não. Por exemplo, imagine que uma mulher teve um dia estressado no serviço e chega super cansada em casa. Ao ver uma publicidade de uma loja de doces ofertando chocolates para relaxar depois de um dia cheio, as chances que ela terá de comprar o doce é muito maior do que se ela simplesmente visse uma foto de um chocolate dizendo apenas Compre Agora.

O mesmo acontece com as vendas presenciais, onde você deve focar no desejo, dor e problema do sue cliente para fazer uma oferta personalizada, usando a psicologia para vendas.

Quais os benefícios da psicologia para vendas?

A psicologia para vendas permite que você desenvolva estratégias de vendas eficazes que não somente ajudam a aumentar as vendas, como também melhoram o relacionamento com o cliente, contribui para a etapa de fidelizar e encantar seus prospecto e especialmente, permite que o atendimento seja mais personalizado, tendo um grande efeito positivo com seu cliente.

mulher fazendo compras em uma loja física com uma vendedora
a psicologia de vendas visa conhecer seu cliente e focar nas necessidades que ele possui e como seu produto poderá ajudá-lo

Além disso, por ser uma estratégia mais certeira, aumenta a eficácia do time de vendas, diminuindo os esforços para conseguir fazer as conversões.

Como usar a psicologia para vendas em 5 passos

1- Identifique valores emocionais

A maioria das pessoas compra pela emoção, e é nesse fator que a psicologia para vendas trabalha. Para isso, é essencial que você consiga identificar quais são os valores emocionais do seu cliente, como:

  • o que ele busca?
  • o que ele mais valoriza?
  • o que ele não gosta?

A partir disso, você pode usar esses valores para vender mais. Por exemplo, imagine que seu cliente valoriza o tempo em família e você está vendendo um sofá. Você pode abordar a venda falando em como o sofá é confortável para que a família toda possa assistir filmes juntos, sentar para conversar etc.

2- Foque no medo de perder ou desejo de ganhar

Embora o ser humano tenha mais medo de perder do que desejo de ganhar, esses dois fatores são os dois maiores estímulos para que alguém compre algo. Quanto mais você estimular o desejo de ganhar ou medo de perder no seu cliente, maiores as chances de vender.

vendedor no caixa com o cliente
use gatilhos mentais de urgência e escassez

Faça isso de forma sutil, como, por exemplo, mencionar que a oferta é por tempo limitado ou até durarem os estoques – se realmente for verdade.

3- Use a criatividade

Quanto mais criativo você for, maiores serão as chances de conseguir obter exito em sua venda com a psicologia para vendas. Isso porque, criar estratégias diferentes não somente potencializa suas vendas, como também cria uma conexão diferente com seu cliente.

Faça abordagens diferenciadas, e foque em benefícios do produto que seja interessante pára seu cliente, mas que ninguém nunca pensou em abordar.

4- Trabalhe a persuasão

Persuadir seu cliente não significa que você o está enganado. Na maioria dos casos, a persuasão é usada para estimular a compra em um cliente em potencial. Ou seja, quando o cliente não sabe que precisa do seu produto, ou até sabe, mas tem dúvidas quanto à compra.

vendedo de feira
persuadir em vendas é caracterizado pela habilidade de convencer o cliente de que seu produto resolve o problema ou dor que ele possui

Por meio da persuasão e gatilhos mentais, você consegue convencê-lo de todos os benefícios que ele terá se investir em seu produto e/ou serviço de forma sutil, sem que ele se dê conta de que você está influenciando em sua decisão.

Vale lembrar que a persuasão e os gatilhos mentais nunca devem ser usados para prejudicar o seu cliente. Pelo contrário: como vendedor, o que você precisa priorizar são as formas de ajudar seu cliente com seu serviço ou produto.

As técnicas de persuasão podem ser aplicadas no modo de falar, gestos, expressões e até aparência.

5- Explore narrativas

As narrativas nada mais são do que uma espécie de história que você conta para seu cliente. Essa história pode ser de outro cliente ou até sua mesma, e o importante é que elas sejam e volventes e verdadeiras. A narrativa também pode ser usada para falar do produto, como, por exemplo, se você vende perfumes, você pode criar uma narrativa em cima de como a essência foi desenvolvida etc.

Quando usamos as narrativas para vendas, nos conectamos mais com nosso cliente, além de criarmos autoridade no assunto. Com isso, as chances de conversão aumentam e a conexão com o cliente fica ainda maior.

vendedora mostrando produtos
as narrativas são importantes para ajudar na persuasão e convencer o cliente a comprar

Agora que você entendeu como usar a psicologia para vendas, não deixe de usar nossas dicas de como implementar a psicologia no seu dia a dia de trabalho. Além de ser uma ótima forma de se conectar com seu cliente, também ajuda a alavancar as vendas e se destacar no mercado de trabalho.

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Vender envolve etapas, que respeitam um processo coordenado que entende que existem diferentes tipos de vendas de acordo com o produto, serviço, negócio ou mesmo, o consumidor. As técnicas de vendas são métodos já conhecidos e estabelecidos que visam melhorar e aumentar a taxa de vendas, procurando identificar possíveis problemas na abordagem do vendedor em relação ao cliente e aperfeiçoar o atendimento ao cliente.



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