Como funciona a aromaterapia, como aplicá-la e quais os seus benefícios?
A aromaterapia é uma técnica que tem sido muito usada atualmente para tratar enxaquecas, cólicas menstruais, ansiedade e até mesmo ajudar no emagrecimento de forma natural e menos invasiva. O que muita gente ainda tem dúvida é como funciona a aromaterapia e qual a forma correta de usá-la.
Embora tenha ficado famosa nos dias atuais, a aromaterapia é uma técnica bastante antiga que se iniciou no Antigo Egito, e tinha como objetivo afastar energias negativas, extinguir pragas e até mesmo tratar algumas doenças.
Com o passar dos anos a técnica se difundiu e foi aprimorada por meio da manipulação mais precisa das substâncias, que potencializou e otimizou os efeitos e benefícios desse tipo de terapia.
Confira a seguir como funciona a aromaterapia e quais são os óleos mais usados nessa técnica natural!
Como funciona a aromaterapia?
A aromaterapia funciona a partir da inalação dos aromas de óleos naturais e age por meio dos receptores do sistema respiratório que envia uma mensagem diretamente para o sistema límbico do cérebro. É por meio desse mecanismo que essas essenciais conseguem manipular nosso humor e emoções.
Levando em conta que o olfato está diretamente ligado à memória emocional, a aromaterapia consegue agir direto no sistema nervoso promovendo um equilíbrio e sensação agradável de acolhimento, sendo um dos maiores motivos que a técnica é usada para tratar depressão e estresse.
Apesar de poder ser realizada de diversas formas diferentes, as mais comuns são:
Inalação
Sendo a mais simples de todas, a inalação também é a mais completa para se obter todos os benefícios dos óleos essenciais. Isso porque dessa forma as moléculas dos óleos conseguem chegar mais facilmente no sistema límbico, o que cria alterações quase instantâneas no funcionamento do organismo.
Para fazer as inalações de forma correta, você deve iniciar com inalações mais curtas e ir aumentando o número e intensidade com o tempo.
Aromatizador ou vaporização
Para fazer a aromatização dos óleos essenciais, você deve misturá-lo com água morna para criar uma nuvem de fumaça rica em todas as propriedades da planta, erva ou flor escolhida.
Além de poder usar uma bacia com água morna e realizar uma vaporização, também é possível usar aromatizadores para que o efeito seja potencializado.
Evaporação
Nesse tipo de técnica o óleo é aplicado em uma bola de algodão, compressa ou pano limpo para que o aroma se evapore e seja liberado aos poucos. Muitas pessoas usam essa técnica colocando o tecido ou algodão com as gotas do óleo em uma xícara em cima da mesa de trabalho, já que quanto mais perto do aroma você estiver mais potente são os efeitos.
Porém, você também pode usar a evaporação pingando gotas de óleos que ajudam a diminuir a insônia na fronha do travesseiro antes de dormir.
Sprays
Você também pode perfumar o ambiente com óleos essenciais com o auxílio de um spray. Essa técnica permite purificar o ambiente contribuindo para o aumento do bem-estar e da sensação de relaxamento.
Dependendo do tipo de óleo escolhido, o spray ajuda a esterilizar o ambiente removendo fungos e bactérias do ar.
Massagens
Aplicar os óleos essenciais direto na pele ajuda a tratar dores musculares, infecções, dores articulares e até mesmo problemas de pele. No entanto, fique atento para não misturar vários óleos de uma só vez, o que pode dificultar a absorção das moléculas pela pele.
Banhos
Os banhos com óleos essenciais misturam a técnica da vaporização, pois permite que o vapor da água da banheira seja inalada com o aroma, e a técnica da massagem, já que mantém o contato com a pele.
Escolha principalmente óleos calmantes e que ajudem a dormir melhor para fazer a técnica do banho.
Quais os benefícios da aromaterapia?
Diminui o estresse, depressão e insônia
Um dos usos mais recorrentes da aromaterapia é na diminuição dos sintomas emocionais como depressão, estresse, insônia e ansiedade, já que as propriedades aromáticas agem diretamente no sistema nervoso central.
Alguns óleos usados para essa finalidade são:
- lavanda;
- bergamota;
- sândalo;
- limão.
Redução das cólicas da TPM
A aromaterapia também tem se mostrado eficiente para tratar cólicas menstruais e sintomas da TPM como a irritabilidade e sensação de tristeza.
Os mais usados são:
- Camomila;
- Bergamota;
- Ylang- Ylang.
Outros benefícios da aromaterapia incluem:
- redução de infecções dermatológicas como a acne;
- alívio de dores de cabeça e dores musculares;
- redução das náuseas;
- melhora nas funções pulmonares;
- alívio de sintomas da rinite e sinusite;
- regulação da pressão sanguínea;
- alívio do cansaço mental;
- fortalecimento do sistema imunológico;
- fornecimento de maiores níveis de energia durante o dia;
- auxílio na concentração;
- melhora na digestão;
- controle da febre;
- tratamento de inflamações;
- trata problemas intestinais;
- aumenta a libido.
Leia mais sobre os óleos mais usados na aromaterapia e conheça as suas funções clicando aqui!
Agora que você aprendeu como funciona a aromaterapia e como você deve aplicá-la em seu dia a dia, comece a adicionar os óleos essenciais na sua rotina para usufruir de todos os benefícios desses aromas. Além de contribuir para um aumento da sensação de bem-estar, os óleos essenciais ainda lhe auxiliam a tratar problemas recorrentes como insônia e enxaqueca sem a necessidade de medicamentos.
Curso Grátis de Aromaterapia
Aromaterapia é um ramo da osmologia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar em um indivíduo. Em outras palavras, nada mais é que o uso de aromas e óleos de plantas como tratamento auxiliar.
E se você tiver interesse, não precisa gastar nada para aprender, a Prime Cursos oferece o Curso de Aromaterapia 100% Grátis, confira!
Stories
Posts Recentes
- Dicas essenciais para dirigir em condições adversas com segurança
- Como reduzir pontos cegos no veículo e evitar acidentes no trânsito
- Como manter a atenção no trânsito e dirigir com mais segurança
- O Fim da Escala 6×1 no Brasil? Entenda o debate e as regras
- Qual a lei da direção defensiva?
- Direção Defensiva: Veja os Fundamentos para uma Condução Segura
- Conheça os tipos de direção defensiva que todo motorista precisa
- A influência das condições climáticas na direção defensiva
- 9 Dicas Essenciais para Praticar Direção Defensiva no Trânsito
- Quais são as principais infrações de trânsito e suas consequências?
- Quais são os 5 pilares da direção defensiva?
- Como funciona a educação inclusiva no Brasil?