Como elaborar um programa de ginástica laboral?
Para realizar a implantação da ginástica laboral na rotina de uma empresa, é necessário elaborar um programa contendo todas as informações coletadas e quais exercícios serão aplicados.
Por isso, listamos tudo o que você precisa saber para elaborar um programa de ginástica laboral!
O que é um programa de ginástica laboral?
O programa de ginástica laboral, elaborado por profissional qualificado e contratado pela empresa, têm como finalidade a implantação da prática de atividade física no local.
Entretanto, antes de implantar os exercícios na rotina do colaborador, é necessário realizar uma série de levantamento de informações para confecção do projeto, principalmente no tocante da cultura da empresa contratante (história, benefícios concedidos aos colaboradores).
Para confeccionar o projeto, o profissional deve utilizar meios de embasamento científico para fundamentar a fonte da metodologia das aulas, descrição do campo de atuação e respostas/aspectos fisiológicos do trabalhador, por exemplo.
Quais são as etapas de elaboração do programa de ginástica laboral?
Podemos subdividir as etapas em 4 fases, sendo estas:
1. Estruturação
Primeiramente, ocorre a obtenção dos dados de cada setor da empresa, utilizando como exemplo: Qual o índice e horário que acontecem os acidentes de trabalho? Qual o índice, motivos frequentes e tempo médio de afastamentos?
Com o levantamento das necessidades, o profissional consegue estabelecer um público alvo onde será aplicado o projeto em questão.
Para fazer o diagnóstico do ambiente laboral, são coletadas as informações:
- Características e condições do posto de trabalho
- Definição do perfil do grupo ou setor
- Funções desempenhadas
- Ritmo de trabalho
- Turnos e jornadas de trabalho
- Condições do ambiente físico
- Clima predominante nas relações de trabalho
2. Planejamento
Coletadas as informações supramencionadas, é necessário chamar a atenção da relevância da prática desses exercícios e quais os benefícios obtidos para si mesmo e a empresa como um todo.
Utilizando-se de meios como vídeos educativos, palestras e demonstrações práticas para alcançar o maior número de pessoas dentro da empresa, o objetivo é promover a conscientização do que está sendo proposto com o programa.
Essa etapa engloba, também, a seleção das atividades físicas a serem propostas. O estudo de alguns tópicos devem ser considerados pelo profissional contratado:
- Organização de horários que os exercícios devem ser praticados
- Elaboração de série de exercícios de acordo com a necessidade local
- Seleção de variados tipos de exercícios (atrativos e de fácil execução)
- Observação acerca da vestimenta do colaborador em relação ao exercício proposto
3. Execução
Ao alcançar um nível satisfatório de conscientização dentro da empresa, o próximo passo é colocar em prática o programa elaborado.
Assim, sugere-se um período experimental com um grupo selecionado como plano piloto. Com isso, durante 3 a 4 meses, a ginástica laboral será aplicada para avaliar o desempenho, ajustes, resultados alcançados e a possibilidade de implantar em larga escala.
4. Avaliação
Após a fase de teste, o programa está pronto para ser aplicado em larga escala em outros setores da empresa. Para consolidação do projeto, deve seguir o molde plano piloto – durabilidade inicial de 3 a 4 meses com posterior avaliação e ajustes para continuidade do processo.
Importante ressaltar que precisa haver o comprometimento em massa para que todos participem ativamente da ginástica laboral, estando cientes de seus benefícios.
Nessa etapa final, os resultados da prática de atividade física durante o labor podem ser visualizados pela empresa como um todo. Assim, tendo logrado êxito na implantação do programa de ginástica laboral naquele local.
Quais são os resultados esperados com o programa de ginástica laboral?
Após a implantação do programa de ginástica laboral, os resultados obtidos são benéficos tanto para os colaboradores quanto para a empresa que incluiu a prática na rotina de trabalho.
Com isso, listamos alguns dos resultados provenientes do programa:
3 resultados esperados para o colaborador
- Prevenção do surgimento de doença ocupacional
- Melhora da concentração e atenção durante a jornada de trabalho
- Redução do sedentarismo com o incentivo da prática de exercícios físicos
3 resultados esperados para a empresa
- Otimização da produtividade dos colaboradores
- Redução de acidentes/lesões ocasionados pelo trabalho
- Melhora na imagem da empresa em relação ao mercado
Como acompanhar o programa de ginástica laboral após a implantação?
Em informação obtida em pesquisa ao livro publicado pela Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL), é possível realizar o controle e acompanhamento do programa de ginástica laboral por intermédio de 3 (três) instrumentos: adesão, pesquisa de satisfação e indicadores específicos.
Adesão
Como é feito?
Realizando um levantamento nominal/quantitativo mensalmente de colaboradores participantes do programa de ginástica laboral.
O que é identificado?
Colaboradores que não participam do programa de ginástica laboral, verificando quais setores que não adotaram a prática de exercício físico em sua jornada de trabalho.
Qual o resultado pretendido?
Elaboração e implantação de ações para incentivar a prática da ginástica laboral por quem não aderiu ao programa proposto.
Pesquisa de Satisfação
Como é feito?
Realizando uma pesquisa entre os colaboradores que adotaram o programa de ginástica laboral, contendo algumas perguntas acerca do próprio programa e do profissional contratado.
O que é identificado?
Acerca do profissional contratado: pontualidade, didática, metodologia, simpatia, atenção, materiais utilizados, desenvoltura e disponibilidade
Acerca do programa proposto: atividades mais apreciadas e sugestões de outras atividades a serem realizadas
Qual o resultado pretendido?
Podendo ser realizado de forma trimestral, semestral ou anual, o profissional obtém informações para aperfeiçoar o programa nos moldes do que fora indicado pelos colaboradores.
Indicadores Específicos
Como é feito?
Realizando uma análise dos colaboradores que adotaram o programa de ginástica laboral de acordo com os instrumentos utilizados.
O que é identificado?
Alguns dos exemplos trazidos pelo livro são: percepção de desconforto, nível de atividade física habitual e estilo de vida.
Qual o resultado pretendido?
Depende do instrumento utilizado como indicador, entretanto, tal resultado deve ser utilizado de acordo com o objetivo do programa de ginástica laboral proposto inicialmente.
Curso de Ginástica Laboral Grátis
O Curso Grátis de Ginástica Laboral é um curso totalmente gratuito para qualificação profissional, onde o aluno aprenderá todos os conhecimentos fundamentais que a profissão requer, seja você um colaborador interessado em praticar os exercícios, ou profissional da área buscando especialização na técnica abordada.
Neste curso você irá aprender ferramentas fundamentais para o seu sucesso na profissão, são elas: história; classificações; a ginástica e a prevenção de doenças ocupacionais; os principais tipos e as causas das doenças ocupacionais; benefícios da ginástica laboral; ginástica laboral preparatória, compensatória, corretiva e de relaxamento; benefícios do alongamento; alongamento no local de trabalho; como implantar um programa de ginástica laboral.
Stories
Posts Recentes
- Dicas essenciais para dirigir em condições adversas com segurança
- Como reduzir pontos cegos no veículo e evitar acidentes no trânsito
- Como manter a atenção no trânsito e dirigir com mais segurança
- O Fim da Escala 6×1 no Brasil? Entenda o debate e as regras
- Qual a lei da direção defensiva?
- Direção Defensiva: Veja os Fundamentos para uma Condução Segura
- Conheça os tipos de direção defensiva que todo motorista precisa
- A influência das condições climáticas na direção defensiva
- 9 Dicas Essenciais para Praticar Direção Defensiva no Trânsito
- Quais são as principais infrações de trânsito e suas consequências?
- Quais são os 5 pilares da direção defensiva?
- Como funciona a educação inclusiva no Brasil?