Como construir uma carreira como vendedor e se destacar no mercado?
Embora vender possa ser considerado algo relativamente fácil quando aprendemos os principais gatilhos mentais e as habilidades necessárias para ser um bom vendedor, construir uma carreira como vendedor pode ser um pouco mais complexo e requer algumas etapas essenciais que muitos profissionais ainda não conhecem.
Vender um serviço ou produto é uma técnica onde se usa das necessidades e dores do cliente para mostrar soluções perfeitas para resolver seus problemas. Ao saber exatamente como e para quem vender, suas chances de sucesso são ainda maiores em sua carreira, mas não é só isso.
Além de saber vender, você também precisa criar um plano de ação com passos simples que vão te ajudar a alavancar ainda mais seu sucesso profissional.
Foi pensando em lhe auxiliar nessa etapa que criamos um post completo de como construir uma carreira como vendedor, com um passo a passo simples para você seguir. Confira!
Identifique empresas que você gostaria de trabalhar
Uma das melhores estratégias para se tornar um vendedor de sucesso é procurar por empresas que lidam com setores onde você gostaria de trabalhar, considerando também a política daquela companhia.
Toda empresa, independente do setor, terá que lidar com vendas em algum momento. Até mesmos as empresas sem fins lucrativos e instituições de caridade precisam arrecadar fundos e doações, e nesse âmbito, você lidará com a venda de uma ideia.
Escolher um setor no qual você já tem interesse e gosta é mais fácil para conseguir vender produtos e serviços, considerando que você já é um defensor daquela ideia.
Imagine que você é uma pessoa que gosta muito de se alimentar de forma saudável, e você gosta de fazer boas escolhas porque te dá mais disposição, faz você se sentir melhor e melhora a sua saúde. Por que não escolher empresas que vendem alimentos saudáveis para trabalhar?
Vale lembrar que você precisa sempre ter em mente como a empresa poderá se alinhar com seus objetivos no futuro e quais serão suas perspectivas de um emprego a longo prazo.
Leve em conta seus pontos fortes e personalidade
Você é do tipo de vendedor que gosta de manter um relacionamento saudável com seu cliente? Provavelmente você lidaria muito bem com um cargo onde você lidará pessoalmente com os prospectos.
Você gosta de manter o relacionamento com o cliente duradouro mesmo depois das vendas? Por que não atuar no pós-venda de uma empresa ara continuar dando suporte ao cliente e assegurar que ele continua feliz mesmo depois de já ter comprado?
Leve sempre em consideração seus pontos fortes e sua personalidade para escolher o setor em que você desejaria trabalhar em vendas, já que dessa forma você consegue se destacar ainda mais por ter facilidade naquela área.
Aprenda sore os produtos e serviços da empresa que você trabalha
Mesmo que você escolha uma empresa que oferece produtos e serviços que você ame e que façam parte do seu dia a dia, é essencial que você aprenda mais sobre eles, incluindo benefícios e até termos técnicos.
Voltando ao exemplo da alimentação saudável, imagine que sua empresa vende opções de sobremesas zero açúcar e zero glúten: aprenda mais sobre o malefício desses dois ingredientes para a saúde e saiba exatamente quais os principais componentes da receita para falar mais sobre eles com seus clientes.
Isso demonstrará uma grande autoridade no assunto, passando confiança e ativando alguns gatilhos mentais que facilitam as vendas.
Sempre que estiver vendendo, lembre-se de se colocar no lugar do cliente para entender quais são as suas necessidades e destacar como o produto ou serviço da empresa poderá ajudá-lo.
Destaque suas habilidades fora da área
Não se preocupe se você não tem habilidades com vendas: é possível usar algumas habilidades que você já possui para aplicar enquanto estiver vendendo produtos e serviço. Um grande exemplo disso é sua habilidade de se comunicar com seu cliente: vendedores que possuem uma boa comunicação têm mais chances de fechar negócio, já que possuem uma grande facilidade em destacar os benefícios e falar mais sobre o produto.
Outras experiências que você acabou desenvolvendo em outros empregos também podem ser usadas, especialmente no âmbito administrativo e persuasivo, de resolver problemas e de ser um líder no seu setor.
Mantenha seu LinkedIn atualizado
Hoje, grande parte das empresas buscam seus profissionais online, e manter um perfil atualizado pode abrir diversas portas para sua careira como vendedor. Afinal, é a partir do seu perfil de vendedor e do seu Currículo que os grandes gestores conseguem identificar posições em suas empresas onde você se encaixaria.
Não se esqueça de deixar seu perfil bem atrativo, destacando suas habilidades e experiência profissionais anteriores, mesmo que não tenham sido na área de vendas.
Escolha o treinamento correto
Independente de qual área você irá atuar, o seu treinamento com certeza é a base mais sólida da sua carreira. Sabendo disso, é muito importante que você faça cursos sobre o assunto para aprender mais sobre as técnicas usadas no setor de vendas, além de dicas e desenvolvimento de habilidades que te tornarão um vendedor excepcional na sua área.
Os cursos também são importantes por enriquecer seu currículo e por provar que você possui aptidão em vendas, facilitando na hora de conseguir uma boa posição dentro das empresas nas quais você tem interesse em trabalhar.
Depois de ver como construir uma carreira como vendedor, não deixe de se especializar nessa área e seguir todas as nossas dicas para construir uma carreira consolidada e de sucesso nessa área. Vale lembrar que quanto mais conhecimento em técnicas e habilidades de venda você tiver, mais fácil será conseguir uma promoção e posições mais vantajosas dentro das companhias.
Curso de Técnicas de Vendas Online Grátis
Vender envolve etapas, que respeitam um processo coordenado que entende que existem diferentes tipos de vendas de acordo com o produto, serviço, negócio ou mesmo, o consumidor. As técnicas de vendas são métodos já conhecidos e estabelecidos que visam melhorar e aumentar a taxa de vendas, procurando identificar possíveis problemas na abordagem do vendedor em relação ao cliente e aperfeiçoar o atendimento ao cliente.
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