|

Como aprender a aprender?

Você utiliza alguma técnica de estudo quando deseja aprender algum assunto? E como consegue, de fato, aprender algo? Você estuda até entender completamente ou acaba mais decorando do que aprendendo?

Muitas pessoas acabam fazendo isso, decorando o assunto para passar em alguma prova ou concurso. Mas, vamos combinar, do que adianta decorar e não aprender? O ideal é tentar absorver ao máximo o conteúdo e obter conhecimento.

Com as distrações do dia a dia, diversas tarefas e compromissos, acabamos perdendo tempo e não focando nos estudos. Por isso, utilizar algumas técnicas de estudo podem ajudar a focar no que realmente interessa, e aprender de verdade.

Para ajudar, selecionamos algumas técnicas para aprender a aprender, e deixar de lado a decoreba. Essas técnicas podem te ajudar a obter conhecimento, e ser aprovado em provas e concursos. Vamos lá?

Técnica 1 – Modo Focado e Modo Difuso

Este conceito divide o cérebro em duas partes: no modo difuso e no modo focado.

O modo focado é a parte mais lenta do cérebro, que tem um modo de pensar mais focado, com mais concentração.

O modo difuso é a parte do descanso mental, ou seja, quando a fixação do conhecimento acontece.

Saber disso pode te ajudar a entender como é importante fazer algumas pausas para períodos intensos de estudo. O ideal é estudar com foco, e fazer pausas para obter a absorção do conhecimento.

Técnica 2 – Períodos de descanso

Para complementar a dica anterior, vamos falar um pouco mais sobre a importância dos períodos de descanso. Existe uma técnica muito interessante que pode ajudar, e que, inclusive, já falamos aqui no blog.

É a Técnica Pomodoro, desenvolvida por Francesco Cirillo, que consiste em utilizar um cronômetro para marcar 25 minutos de foco, sem distrações, e 5 minutos de pausa e descanso

A técnica tem como objetivo aumentar a produtividade no trabalho, e pode ser utilizada na organização de diversos tipos de tarefas, como longos períodos de estudos, projetos que precisam ser finalizados, atividades domésticas, leitura diária e qualquer outra coisa que você desejar adotar na sua rotina.

Você deve fazer assim. Programe o cronômetro para 25 minutos e comece a estudar, com foco e atenção. Não faça nada além disso, apenas estude, sem distrações. Durante esses 25 minutos, você deve apenas estudar, então nada de parar para olhar o celular ou qualquer outra coisa.

Assim que o despertador tocar, faça uma pausa de 5 minutos para a reflexão , que é o modo difuso. Saia de mesa e se dê um momento leve de presente. Aproveite para beber água, se alongar, fazer uma rápida caminhada ou qualquer outra coisa que desejar.

O objetivo é fazer algo que não esteja relacionado com os estudos. E exatamente por não estar fazendo absolutamente nada relacionado àquele trabalho, que seu cérebro vai conseguir se organizar e reter o conhecimento de forma muito mais rápida e eficaz.

Após a pausa, estude por mais 25 minutos e continue a técnica.

O ritual de programar o cronômetro também pode te ajudar a lidar com a procrastinação, aumentando sua disciplina. É muito mais fácil organizar ciclos de foco em períodos como o de 25 minutos do Pomodoro, e quanto mais você treinar, mais fácil vai ficando.

Técnica 3 – Repetição e prática

Repetir e estudar até que o assunto se torne fácil e conhecido para você, é a melhor forma de aprender. O nosso cérebro cria padrões neurais que, quando necessário, podem ser reativados. E podemos utilizar a repetição para conseguir reprogramar o nosso sistema neurológico para aprender esses padrões.

A prática traz a fluência, então quanto mais você praticar, mais irá aprender. Crie o hábito de treinar muito e repetir o que estudou, todos os dias, até perceber que você entendeu totalmente o conteúdo.

Técnica 4 – Conheça a si mesmo

Algumas pessoas têm mais facilidade em aprender determinado assunto do que outras. E isso é totalmente normal.

Se alguém é melhor do que você em matemática, por exemplo, pode significar que essa pessoa apenas teve mais tempo de prática e dedicação.

Reconheça as vantagens e desvantagens do seu processo de aprendizado. Identifique aquilo que você tem mais facilidade e o que tem mais dificuldade. E entenda que você pode desenvolver qualquer habilidade, basta tempo e dedicação.

Esperamos que as dicas de hoje possam ajudar! Qualquer dúvida, deixe seu comentário!


Stories

Posts Similares

14 Comentários

  1. Nao sabia como ler e aprender agora vou usar essa tecnica e vou aprender de verdade.

  2. Luís Monteiro Oliveira disse:

    Obrigado, PRIME! Continuam excelentes nos tópicos desenvolvidos!

  3. Francisco de Assis Gonzaga disse:

    Muito com certeza e Sempre muito bom essa dicas pra todos nós facilidade no aprendizado isso e ótimo

  4. Maria José Ferreira disse:

    Muito obrigada pelas dicas valiosas.

  5. Ótimas dicas. Vou aproveitar a oportunidade e perguntar porque os emails da prime pararam de vir no meu e-mail com frequência, não configurei nada no site para vir regrado continuo fazendo os cursos inclusive já comprei um diploma, dois ou três meses atrás vinha de dois a quatro emails por semana, agora vem um a cada dez ou quinze dias se puder me esclarecer fico muito grato. Sucesso

  6. André Francisco disse:

    Algumas sim outras nem sempre, principalmente para estudantes trabalhadores.

  7. Amei! Muito bom isso tb serve para crianças né?! Terem mas disciplinas com seus estudos e tarefas.

  8. Francisco de Assis Freitsa dos Santosa disse:

    Excelentes dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.