antes de baixar aplicativos que oferecem bitcoins como recompensa, veja o que os usuários dizem sobre ele nos comentários

Bitcoin Mining: Conheça a técnica de minerar Bitcoin

Investir em Bitcoins, além de envolver a compra e venda da criptomoeda, também pode ser feita por meio da Bitcoin Mining – em tradução livre, mineração de Bitcoins. Esse processo pode ser executado por qualquer indivíduo que tenha uma boa rede de internet e computadores de qualidade.

No entanto, antes de começar a minerar bitcoins, você precisa entender como o processo funciona e quais são as vantagens e desvantagens, especialmente no que envolve os custos para conseguir os equipamentos adequados e mantê-los funcionando, já que esse tipo de investimento é muito concorrido, e existem hoje milhares de pessoas fazendo a mineração, com as quais você terá que competir.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e explicar melhor sobre a bitcoin mining, separamos um post explicando cada tópico detalhadamente. Confira a seguir!

O que é bitcoin mining?

Antes de entender se é vantajoso ou não realizar a mineração, você precisa entender como o processo é feito. A bitcoin mining é um processo de verificação das transações das criptos ativas na blockchain por meio de máquinas de poder computacional elevado. 

a mineração dos bitcoins acontece por meio da verificação das transações feitas na blockchain
a mineração dos bitcoins acontece por meio da verificação das transações feitas na blockchain

Para isso, é necessário ter computadores especializados em resolver problemas matemáticos complexos que incluem as novas transações no blockchain. Quando esses cálculos são realizados com sucesso, é pago em forma de cifras de criptomoeda.

Nos casos dos bitcoins, o processo é feito P2P – peer-to-peer -, e visa proteger os dados e verificação das transações financeiras descentralizadas, protegendo assim as informações e tornando o processo mais seguro e sigiloso.

Nessa mineração as transações são agrupadas em blocos que formam elos entre si e aumentam a segurança da rede. Quando um computador faz a mineração, todas as transações recentes feitas nesses blocos são compiladas por meio de algoritmos em forma de quebra cabeça que devem ser solucionados para completar a transmissão. Para realizar esse quebra cabeça, usa-se softwares programados para solucioná-los.

Como funciona o Bitcoin Mining?

Hoje, os blocos podem ser encontrados diariamente pelos mineradores, e a dificuldade do processo depende exclusivamente do esforço e da máquina usada para fazer a mineração. Como a quantidade de pessoas que se inseriram no mercado de mineração cresceu muito ao longo do tempo – afinal, todos queriam lucrar bitcoins com o processo -, os computadores tradicionais não são muito úteis para realizar essa mineração.

o bitcoin mining consiste na resolução de cálculos matemáticos feitos por computadores especializados nesse tipo de processo
o bitcoin mining consiste na resolução de cálculos matemáticos feitos por computadores especializados nesse tipo de processo

Afinal, as pessoas que investem em mineração trabalham com máquinas potentes, com uma capacidade maior em realizar os cálculos cada vez mais rápidos, fazendo com que um computador comum não conseguisse competir e concretizar a transação nessa mesma agilidade. Ou seja, para que seja possível investir em mineração você deverá arcar com os custos de investir em máquinas especializadas, além dos custos com a energia elétrica.

Por que não é possível fazer a mineração de bitcoins com computadores comuns?

O fato é que, embora qualquer computador possa realizar a mineração, nem sempre o processo resulta em lucros a longo prazo. Como a maioria dos mineradores usam computadores potentes que realizam o processo mais rápido, a recompensa para computadores comuns que conseguem participar das transações e realização dos cálculos é cada vez menor. 

Além de não ter um retorno alto, os computadores comuns levam mais tempo para fazer a mineração, e nem sempre conseguem concluir o processo, que é disputado por milhares de pessoas ao redor do mundo todo com computadores especializados nisso.

Junto a isso, o consumo de energia para fazer o bitcoin mining é elevado e nem sempre é pago com a recompensa por ter sucesso no processo, já que a energia pode ser mais cara do que o seu pagamento, tendo em vista que é necessário deixar os equipamentos sempre ativos.

Esse é um dos motivos que levou grande parte das empresas que trabalham com mineração escolher locais com a energia mais barata para se estabelecer, diminuindo seus gastos e potencializando seus lucros.

Vale a pena minerar bitcoin?

O bitcoin mining, de fato, pode gerar lucros financeiros bem altos, mas para que isso seja possível você precisa investir uma grande quantia de dinheiro para adquirir máquinas específicas e potentes e para arcar com os custos de energia.

Caso você esteja disposto a investir pesado nesse mercado, a mineração de fato vale a pena. Mas caso não tenha um valor alto para iniciar, você pode começar no mercado do bitcoin comprando a criptomoeda por meio de investimentos.

Hoje em dia é lucrativo fazer o bitcoin mining?

Como hoje existem muitas pessoas no mercado de mineração, se você for um minerador individual, ou seja, não tem uma empresa voltada para essa finalidade, os lucros são cada vez menores.

minerar bitcoins como pessoa física hoje não é algo tão lucrativo, especialmente se não houver investimento em maquinários potentes
minerar bitcoins como pessoa física hoje não é algo tão lucrativo, especialmente se não houver investimento em maquinários potentes

Além do mercado de mineração ser dominado por empresas que investem pesado nesses maquinários, o custo da mineração tem se tornado cada vez mais alto, especialmente para adquirir bons hardwares, arcar com os custos de energia para manter as máquinas ligadas durante 24 horas por dia e se reinventar com máquinas cada vez mais potentes.

Por que é tão difícil minerar Bitcoins?

Muitas pessoas se perguntam por que é tão difícil realizar a mineração e por que computadores comuns hoje não servem para esse tipo de trabalho.

Para que você entenda melhor a complexidade dos cálculos, é necessário entender como a rede funciona como um todo. Para que a mineração seja bem sucedida, é necessário emitir uma Prova de Trabalho – Proof of Work. Essa prova de trabalho é a validação dos blocos que chegam em cada transação que foi realizada dentro da blockchain.

Essa validação age como uma espécie de algorítimo que verifica se a transação feita foi consitente ou se existe tentativas de operação ilegal ou fraude.

Durante o processo, quanto mais mineradores estão na rede, mais blocos de bitcoins são lançados para que a mineração seja feita, aumentando a taxa de geração de blocos e a dificuldade de conseguir minerar todos eles. Com isso, o minerador que conseguir resolver o primeiro bloco, recebe a Prova de Trabalho e a recompensa pelo bloco.

Como conseguir minerar um bloco é algo muito difícil, e o primeiro a conseguir resolver o cálculo é elegível para receber cerca de 6 bitcoins. Porém, a grande maioria dos mineradores recebem aproximadamente 2 dólares por contribuir nas minerações.

Como a estimativa é que para minerar um bloco os gastos sejam de 25 mil dólares com energia, o lucro em cima dos bitcoins tem se tornado cada vez menor, especialmente se for levado em conta custos com softwares e upgrade de maquinários.

Agora que você viu o que é bitcoin mining e como o processo funciona, não deixe de estudar sobre os investimentos em bitcoins antes de adicionar a criptomoeda em sua carteira. Afinal, embora seja um mercado lucrativo, é necessário ter conhecimento para conseguir faturar alto e diminuir os riscos de perdas.

Curso de Bitcoin Grátis

O Curso Grátis de Bitcoin é um curso totalmente gratuito para qualificação de investidores que buscam investimentos lucrativos e o conhecimento necessário para ingressar nesse mercado diminuindo as chances de perdas. Com o curso você vai descobrir como milhares de brasileiros movimentam mais de R$25 milhões de reais todos os dias, apenas comprando e vendendo criptomoedas como o BITCOIN – BTC. Em 2017, por exemplo, o Bitcoin valorizou 1000%, em apenas 12 meses.

Curso de Ginástica Laboral

Aprenda neste curso de Bitcoin, todos os conceitos fundamentais para quem deseja comprar e vender a criptomoeda mais famosa da atualidade. Com uma linguagem simples e objetiva – para os leigos em criptomoedas – o curso de bitcoin da Prime Cursos irá abordar:

  • A origem do Bitcoin e por que ele ficou tão popular nos últimos anos
  • Como comprar e vender Bitcoins
  • Como garantir a segurança das suas criptomoedas
  • E muito mais.

Stories

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.