o primeiro passo do ciclo PDCA é o planejamento

Quais as atribuições do gestor de pessoas nas empresas e qual a sua importância?

A gestão de pessoas é caracterizada pelo conjunto de estratégias voltadas à motivar e aumentar o foco e engajamento dos colaboradores de uma organização. Porém, a maior dúvida de pessoas interessadas nesse setor é a respeito das atribuições do gestor de pessoas nas empresas.

A função desse profissional é extremamente importante para que a marca alcance seus objetivos, já que planejar uma boa gestão de pessoas impacta diretamente nos resultados e produtividade de cada um deles. Como consequência, nos resultados gerais da empresa.

Veja a seguir o que um gestor de pessoas faz e qual a sua importância!

O que é gestão de pessoas?

Embora antigamente quem dava atenção para os colaboradores fosse o setor de RH, hoje em dia a equipe do Recursos Humanos é voltada especialmente para o processo de recrutamento, seleção e de folhas de pagamento.

a gestão de pessoas é responsável por promover o trabalho em equipe e visar o bem-estar dos funcionários de uma empresa
a gestão de pessoas é responsável por promover o trabalho em equipe e visar o bem-estar dos funcionários de uma empresa

Nesse meio tempo, viu-se a necessidade de implementar pessoas que fossem especialistas em gerir os funcionários e que pudessem dar uma atenção especial para a necessidade pessoal e empresarial de cada um desses indivíduos.

A partir disso, surgiu a gestão de pessoas, que é responsável por gerenciar, desenvolver, motivar e engajar a equipe como um todo.

Quais as atribuições do gestor de pessoas?

Desenvolvimento de talentos

Apesar de conseguir recrutar talentos seja importante, também é essencial que a empresa saiba como desenvolvê-los e tirar o melhor do que eles têm a oferecer. O gestor de pessoas é responsável por exercer essa função e potencializar as habilidades de seus colaboradores.

Isso porque, quanto mais capacitada estiver a equipe, maiores as chances dos resultados serem acima da média.

Para isso, os gestores usam estratégias de treinamento e capacitação, a fim de desenvolver os conhecimentos de cada funcionário e mantê-los atualizados com as práticas do mercado.

Boas condições de trabalho

Um dos grandes fatores que desmotivam os colaboradores atualmente  é o ambiente de trabalho, que pode interferir na produtividade e motivação e ser mais importante do que o salário oferecido pela empresa.

Uma pesquisa realizada pela Right Management mostrou que funcionários motivados tendem a ser até 50% mais produtivos no trabalho, e é função do gestor de pessoas ficar atento ao clima da empresa e ao ambiente de trabalho de cada colaborador.

Isso inclui desde oferecer boas condições de trabalho, até mesmo manter um bom clima organizacional e evitar conflitos e competitividade entre as equipes.

Além disso, ficar responsável pela empresa oferecer sala de descanso, flexibilidade de horários e opções de lanches para as pausas contribuem para o bem-estar do colaborador e aumento da sua motivação.

Mediação de conflitos

Também é responsabilidade do gestor de pessoas manter um bom ambiente de trabalho no âmbito das relações profissionais. Apesar de conflitos dentro das empresas ser algo comum, o profissional deve conseguir administrá-los para evitar que o clima fique desagradável e acabe interferindo no bem-estar dos envolvidos e de quem está em volta.

Isso pode ser resolvido com estratégias que ajudem a manter um bom relacionamento entre os colaboradores, como valorização profissional, feedbacks individuais, iniciativas de integração e pesquisas do clima organizacional.

Planejar ações de endomarketing

O endomarketing, também conhecido como marketing interno, são estratégias que visam melhorar a imagem da empresa para seus funcionários. Saber como cada colaborador se sente dentro da empresa ajuda a diminuir a insatisfação e principalmente reduz a taxa de turnover.

uma das atribuições do gestor de pessoas é cuidar do marketing interno da empresa, melhorando a imagem que os funcionários têm da organização
uma das atribuições do gestor de pessoas é cuidar do marketing interno da empresa, melhorando a imagem que os funcionários têm da organização

Alguns gestores de pessoas aplicam um senso de satisfação na equipe, e usam estratégias como políticas de cargos e salários que ajudem a aumentar a produtividade e motivação, além de oferecer capacitação e treinamentos. Outra opção é usar canais de comunicação, nos quais os funcionários colocam suas opiniões sobre a empresa.

Código de cultura

Também faz parte das atribuições do gestor de pessoas criar um código de cultura para dar um norte para seus colaboradores, a fim de informá-los mais a respeito dos guias e regras da organização. Isto é, o código de cultura são valores e princípios da empresa, que impactam as ações dos colaboradores e ainda ajudam a alcançar os objetivos, reter talentos e atrair bons profissionais.

A cultura da empresa também impacta o processo de seleção, já que os profissionais que trabalham dentro da organização devem se enquadrar nos ideias e na cultura para que se engajem com mais facilidade e consigam alcançar as metas da empresa de forma mais rápida e fácil.

Construção do employer branding

Todas as empresas desejam que seus funcionários vistam a camisa da marca, mas muitas deixam passar despercebido que para isso acontecer a organização deve aplicar algumas estratégias internas, como o caso do employer branding.

O employer branding é uma estratégia que visa construir uma imagem positiva da empresa para seus colaboradores, não somente para que eles se sintam bem e motivados, mas que também falem bem da empresa para outras pessoas fora do ambiente de trabalho.

Porém, como consequência, a estratégia também impacta os colaboradores no ambiente profissional, já que acaba aumentando a produtividade por deixar os seus colaboradores altamente satisfeitos com a marca.

Um bom gestor de pessoas deve saber fazer um bom employer branding, impactando não somente quem está dentro da empresa mas também o processo de seleção, que com a boa reputação da marca tem os custos diminuídos por facilitar a atração de talentos.

Qual a importância das atribuições do gestor de pessoas?

Embora o gestor de pessoas seja um profissional voltado para engajar e motivar a equipe, a importância do seu trabalho vai muito além disso. Afinal, quanto mais produtiva a equipe, melhor para a empresa e seus resultados.

Essas ações também são importantes para a retenção e atração de talentos, diminuindo gastos da organização com processos seletivos e turnover.

Descubra quanto um gestor de pessoas ganha clicando aqui!

Depois de ver quais as atribuições do gestor de pessoas nas empresas, não deixe de pesquisar mais sobre os cursos do mercado se você se enquadra nesse perfil. Além da gestão de pessoas ser importante para motivar os colaboradores, também é um cargo de alto impacto nos resultados e sucesso da empresa.

Curso de Gestão de Pessoas Online Grátis

Gestão de Pessoas é um conjunto de práticas utilizado para administrar o comportamento dos colaboradores e potencializar o capital humano das empresas. Como todos sabem, empresas são formadas por pessoas, e são elas que irão garantir o sucesso ou a falta dele dentro da organização.

Aliás, de acordo com os conceitos da Gestão de Pessoas, o maior patrimônio da empresa não é o seu capital, mas sim, o seu quadro de funcionários. Uma boa gestão de pessoas pode fazer com que os colaboradores permaneçam mais engajados e comprometidos com o negócio, trazendo sucesso para a organização.

Aproveite e comece agora seu Curso de Gestão de Pessoas Online 100% Grátis!


Stories

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.