3 Argumentos de venda para proposta de ginástica laboral

Na hora de oferecer uma proposta de ginástica laboral, o profissional da área de educação física ou fisioterapia precisa estar atento aos argumentos que podem ser utilizados ao seu favor na hora da negociação com a empresa almejada.

Por isso, listamos 3 argumentos de venda para proposta de ginástica laboral para te ajudar!

A ginástica laboral é a prática de exercícios em ambiente de trabalho, podendo ser aplicada no começo, meio ou fim do expediente.

Qual a sua promessa de venda de plano de ginástica laboral?

Antes de expor alguns dos argumentos, é preciso ter em mente como funciona a venda de uma proposta de ginástica laboral para empresas para, após, obter êxito com a contratação pleiteada.

Entretanto, para que obtenha êxito, o profissional precisa entender como funciona o “Business to Business” mais conhecido como B2B. Esse meio de negociação é firmado quando há duas pessoas jurídicas – diferentemente do B2C onde o cliente final é uma pessoa física.

O importante é compreender que relacionamento precisa ser uma estratégia corporativa, pois para funcionar corretamente ela deve mudar completamente o entendimento que a empresa tem sobre o que é se relacionar com seus principais clientes e interlocutores.

Márcio Oliveira
Publicitário colunista da Revista Exame

Essa metodologia é aplicada para estabelecer uma boa estratégia de venda entre duas empresas, seja de serviços ou produtos, possibilitando a execução do seu plano de ações sem quaisquer empecilhos a serem evitados.

Em notícia publicada pela Exame, fora mencionada a importância de uma sólida relação B2B para prosseguir com a venda, devendo ser realizado um estudo de campo anteriormente à esta.

A denominada experiência do cliente pode ser aplicada também ao caso. Afinal, quando contratado, o profissional precisa buscar a melhor forma de execução da proposta oferecida.

Tal como a pré-venda do plano de ginástica laboral, o pós-venda também é muito importante. Sendo assim, o profissional pode se basear em alguns critérios como, por exemplo:

  1. Promover uma comunicação eficaz;
  2. Oferecer uma experiência personalizada;
  3. Demonstrar o domínio na técnica oferecida ao cliente;
  4. Buscar inovações na implantação/execução dos exercícios;
  5. Planejar as séries com antecedência para organização do plano;

Importante lembrar que a Prime disponibiliza cursos voltados para comunicação e vendas, podendo te auxiliar a negociar com uma empresa! O educador físico/fisioterapeuta precisa entender o processo de compra/venda para facilitar na sua proposta de ginástica laboral.

Quais são os argumentos da proposta de ginástica laboral?

Agora que você já têm um breve resumo sobre o que é B2B, está pronto para avançar de casa:

1. Estar preparado para os empecilhos + expor rápidas soluções em resposta

Na hora de oferecer a proposta de ginástica laboral para uma empresa, é preciso estar preparado para empecilhos a serem impostos na contratação deste.

É de suma importância que o profissional esteja pronto para expor que não há complexidade para a prática dos exercícios dessa técnica.

A ginástica laboral foi elaborada para aplicação durante a jornada de trabalho e, por isso, não há malefícios com a prática da respectiva atividade física.

Entretanto, podem surgir alguns questionamentos como, por exemplo:

“A empresa não disponibiliza espaço para praticar ginástica laboral.”

O ambiente de trabalho não precisa ter um espaço para a ginástica laboral, visto que a prática é realizada pelo colaborador durante a sua jornada de trabalho em local onde exerce sua função.

“A troca de vestimenta para praticar o exercício irá atrapalhar o colaborador.”

Conforme mencionado acima, o colaborador realiza os exercícios durante a sua jornada de trabalho, sem a necessidade de eventual troca de vestuário para que seja praticada a série.

Não há horário disponível para praticar atividade física durante a jornada de trabalho.”

A prática de ginástica laboral é considerada como exercício de curta duração. Com isso, as séries são realizadas entre 10 a 15 minutos, sem afetar a função desempenhada pelo colaborador.

2. Identificar as insuficiências do local + expor como os problemas serão solucionados

Para analisar as insuficiências do local, a Norma Regulamentadora n. 17, esta que aborda sobre ergonomia, pode ser utilizada para identificar os problemas enfrentados na respectiva empresa. Assim, de acordo com o guia, os aspectos analisados são relacionados a:

  • Ergonomia Física: Manuseio de materiais, estações de trabalho, demandas de trabalho e fatores como repetição, postura;
  • Ergonomia Organizacional: Turnos e programação de trabalho, satisfação dos colaboradores, relações interpessoais (trabalho em equipe), supervisão;
  • Ergonomia Cognitiva: Atenção, percepção, considerando a carga mental de trabalho, tomada de decisões, possibilidade de erro, interação entre os humanos com o maquinário.

Com o levantamento dos problemas enfrentados pelos colaboradores, é possível estabelecer os exercícios adequados, quais os objetivos que você como profissional pleiteia para aquele local, e resultados a serem alcançados com a aplicação do plano de ginástica laboral.

Importante ressaltar que a proposta precisa conter algumas informações como o perfil da empresa/colaboradores, horário e duração, local apropriado, estratégias a serem adotadas, objetivos do plano, orientações de saúde, material (caso necessário), avaliação e controle.

3. Estudar a cultura organizacional da empresa + expor as vantagens do seu plano

Cada empresa possui uma cultura enraizada contendo seus valores, hábitos, crenças e regras.

Com isso, é preciso estudar alguns aspectos, assim demonstrado no “Guia de Orientação Técnica Profissional” elaborado pelo Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP):

  • Observar o local onde está inserido e procurar respeitar o padrão de ações dos indivíduos;
  • Agir com naturalidade e focar no trabalho, com atitudes discretas;
  • Manter conversas sobre assuntos relacionados ao trabalho;
  • Cuidado no relacionamento com os beneficiários, manter no nível da cordialidade profissional;
  • Evite comentários desnecessários sobre o que observa na empresa (ética/sigilo profissional).

Após obter conhecimento da cultura organizacional, a próxima etapa é expor as vantagens do seu plano de ginástica laboral. De acordo com o guia, expor o método de trabalho pode ser uma forma de valorização do profissional que busca contratação, podendo seguir as sugestões:

  • Dispor de forma clara os objetivos a serem alcançados com o plano, bem como, os critérios de avaliação para comprovar os resultados obtidos;
  • Detalhar o passo a passo que deve ser seguido para atingir esses objetivos;
  • Descrever todo processo que será realizado, procedimentos e eventuais alterações em casos de aumento/diminuição de número de colaboradores;
  • Promover treinamento para novos colaboradores para que pratiquem os exercícios propostos;
  • Buscar oferecer um diferencial no serviço oferecido, destacando-se entre os demais da área.
Mulher negociando proposta com cliente
Na hora de apresentar a sua proposta, é importante expor resultados de empresas que adotaram a prática de ginástica laboral.

O que a empresa espera de quem oferece a proposta de ginástica laboral?

Assim como o programa de ginástica laboral é de extrema importância, o profissional também deve corresponder às expectativas da empresa contratante.

Na obra “Ginástica Laboral: Prerrogativa do Profissional de Educação Física” publicada pelo Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) é demonstrado alguns exemplos como:

Apresentação pessoal

Assim como mencionado anteriormente, o estudo da cultura organizacional da empresa é essencial para propor um programa de ginástica laboral nos moldes adequados. Por isso, detalhes como vestimenta e linguagem utilizada podem ser utilizados ao seu favor.

Assiduidade e pontualidade

Ao atuar com transparência, o profissional obtém confiança do cliente que lhe contratou, garantindo a possível continuidade do programa de ginástica laboral. Por isso, a consistência, comprometimento e pontualidade são elementos essenciais para uma bom trabalho.

Relacionamento interpessoal

Na apresentação da sua proposta, é importante que o profissional demonstre sua capacidade de comunicação, atenção por meio de escuta ativa, sociabilidade e facilidade de integração. O respeito de crenças, hábitos e comportamentos, como também, zelo pela segurança e integridade dos colaboradores, são alguns dos exemplos citados na obra supramencionada.

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O Curso Grátis de Ginástica Laboral é um curso totalmente gratuito para qualificação profissional, onde o aluno aprenderá todos os conhecimentos fundamentais que a profissão requer, seja você um colaborador interessado em praticar os exercícios, ou profissional da área buscando especialização na técnica abordada.

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