A plataforma da Uber é segura?
Os serviços de transporte no Brasil ganharam muitos adeptos e cresceram exponencialmente, alcançando desde capitais a cidades do interior. São inúmeras as vantagens de aplicativos como Uber, como a mobilidade, os preços acessíveis e a praticidade de pedir uma corrida usando apenas o celular.
Mas além dessas questões, um ponto que não pode ficar para trás é a segurança, que deve ser levada em conta antes de escolher um app de transporte que melhor preserve seus usuários, tanto os motoristas quanto os passageiros.
A Uber é uma das principais empresas desse segmento, mas será que oferece segurança aos seus clientes? Confira a seguir aspectos relacionados à segurança da plataforma Uber.
É seguro usar Uber?
A empresa norte-americana Uber é uma das mais conhecidas do mundo no que diz respeito ao segmento de aplicativos de transporte. Fundada em 2009, chegou ao Brasil alguns anos depois, em 2014, e hoje está disponível em mais de 100 cidades em nosso território.
Preocupada em melhorar a experiência de seus motoristas parceiros e dos usuários do aplicativo, a Uber investe em tecnologias para melhorar a segurança de todos a bordo, desde o compartilhamento de viagens com contatos de confiança até um canal direto no app para ligar para a polícia em situações de emergência.
Vamos conferir a seguir e com mais detalhes alguns dos recursos implementados pela plataforma.
Checagem de antecedentes criminais
Uma das principais posturas adotadas pela plataforma é a checagem de antecedentes criminais antes de aprovar o cadastro de um novo motorista em seu site. Todos os motoristas parceiros da Uber passam por esse processo, o que é feito nos termos da lei por uma empresa especializada, antes mesmo de ser autorizado a obter viagens no aplicativo direcionado aos motoristas.
A Uber possui um contrato com o Serpro, uma empresa de Tecnologia da Informação (TI) do Governo Federal que confirma as informações cadastrais de motoristas e entregadores parceiros e de seus veículos, em tempo real, a partir das informações da CNH e do documento do veículo.
Essa verificação do perfil do motorista é uma etapa crucial para que ele seja aprovado pela plataforma.
Além disso, o aplicativo pede de tempos em tempos e de maneira aleatória para que os motoristas tirem uma selfie antes de aceitar uma viagem ou de ficar on-line disponível para fazer viagens.
Essa é uma forma de garantir que a pessoa em atividade naquele perfil é de fato a mesma pessoa que fez o cadastro no site da empresa. Assim, apenas o condutor parceiro terá acesso ao perfil. Além disso, a ferramenta pede que o motorista execute determinados movimentos para diminuir chances de fraude.
Assim como os motoristas parceiros, os passageiros também precisam passar por uma verificação. Ao optar por pagar suas viagens com dinheiro, é preciso informar o CPF e a data de nascimento. Caso prefira usar cartão de crédito, o mesmo é devidamente verificado para receber as cobranças.
Identificação de riscos
A plataforma da Uber tem a possibilidade de bloquear viagens que possam oferecer algum risco aos seus motoristas. Para isso, o usuário precisará fornecer detalhes de identificação.
Isso é feito por meio de uma tecnologia para identificar riscos com base na análise, em tempo real, dos dados das milhões de viagens realizadas diariamente pelo app.
Ao identificar uma viagem considerada potencialmente arriscada, a ferramenta pode bloqueá-la, a menos que detalhes adicionais de identificação sejam fornecidos pelo usuário.
Verificação de viagens
Pensando também na segurança dos passageiros, a Uber criou um recurso de confirmação com código para ajudar os usuários a terem certeza de que estão entrando no carro certo.
A ferramenta pode ser usada em todas as viagens, de forma a garantir ainda mais tranquilidade cada vez que for necessário usar o Uber.
Detecção de mensagens inapropriadas
Caso a plataforma identifique mensagens que possam ser consideradas ofensivas ou que ameacem a integridade de uma pessoa e que tenham sido enviadas por meio do recurso de bate-papo do app, a conta que enviou as mensagens corre o risco de entrar automaticamente em um processo de desativação permanente.
Viagens com registro de GPS
Todas as viagens feitas através da Uber possuem um registro de GPS, com o suporte de uma equipe treinada especialmente para atender a qualquer necessidade, denúncia ou reclamação.
O sistema também está programado para identificar se houver paradas longas e não programadas durante uma viagem. Caso uma situação como essa seja detectada, a empresa envia uma notificação ao usuário com algumas dicas do que deve ser feito.
Além disso, também é possível compartilhar viagens com amigos e familiares, assim eles podem acompanhar todo o seu trajeto até que você chegue ao seu destino com segurança.
Outros recursos da plataforma envolvem a possibilidade de ligar para a polícia diretamente do aplicativo, e de gravar o áudio de uma viagem caso o usuário ou motorista identifique que está em situação de vulnerabilidade e risco.
Viagens exclusivas com mulheres
Através da modalidade U-Elas e do programa “Elas na Direção”, motoristas mulheres ou de identidade não-binária podem optar por fazer viagens apenas com passageiras mulheres.
A modalidade pode ser ativada ou desativada pelas motoristas a qualquer momento. Através dela, as profissionais podem escolher entre realizar ou não as viagens para passageiros homens. Caso apareça uma corrida para algum passageiro do gênero masculino, as motoristas podem recusar o serviço sem sofrer impacto em suas métricas da plataforma.
Código de Conduta da Uber
Através do seu Código de Conduta, a Uber estabelece um guia com regras para promover uma comunidade cada vez mais tolerante e inclusiva. Seu objetivo é fazer com que toda experiência com a Uber seja positiva, segura e respeitosa para todos os envolvidos.
O código deve ser seguido por todos que se cadastram para ter uma conta da Uber, incluindo passageiros, motoristas e entregadores parceiros (no caso de motoristas do Uber Eats).
Serviço de atendimento ao consumidor
A Uber incentiva que todos que têm uma experiência negativa com a sua plataforma por conta da postura de um de seus motoristas ou usuários compartilhe o que houve com a central de atendimento ao consumidor.
Para relatar um incidente (inclusive de caráter discriminatório), você pode falar com o SAC diretamente pelo app ou então acesse help.uber.com. Mas se você considera que está em situação de perigo imediato, a Uber orienta que entre em contato diretamente com o serviço de emergência ou as autoridades locais antes de avisar a empresa.
Todos os relatos de violação do Código de Conduta são examinados e enviados à equipe de suporte, segundo o que alega a Uber.
A partir disso, pode haver uma investigação com uma equipe especializada, o que pode levar a inativação da conta durante a análise e sempre que houver indicações de possíveis violações ao Código.
Tanto os usuários quanto os motoristas parceiros podem perder o acesso às suas contas da Uber se agirem de forma a infringir uma das diretrizes da empresa.
Assim como em outras ocasiões, confiar em um serviço de transporte também pode oferecer riscos, o que a Uber busca minimizar através dos recursos e tecnologias que coloca à disposição de seus parceiros e usuários.
Cabe às pessoas que fazem uso da plataforma contribuir de modo a fazer dela um meio cada vez mais seguro e atualizado.
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