A internet como aliada na captação de recursos para ongs
Há algum tempo a internet se consolidou como um dos principais canais de comunicação entre as pessoas do mundo todo. Sabendo disso, entendemos que é um importante meio para dar vazão a uma mensagem. Por isso, cada vez mais, as Organizações que compõe o Terceiro Setor estão se aproveitando de mais um canal para estreitar laços com seus colaboradores, por exemplo.
Mas não paramos por aí. Ao se divulgar na rede, a ONG interage com os doadores de forma direta, com os voluntários, cria uma consciência para a comunidade local, para a valorização do seu trabalho e se apropria, cada dia mais, as ferramentas mais utilizadas pelos seus leads.
Contudo, antes mesmo de sair de aventurando por aí, é necessário entender o seu público alvo e as ferramentas que serão utilizadas nele para conseguir engajamento necessário. Não basta apenas “estar presente” no mundo digital. O site e os demais canais de comunicação da ONG deverão ser levados à sério e atualizados de forma periódica, sempre seguindo as métricas que serão lançadas a você, para otimizar o seu tempo e recursos.
É necessário que o seu conteúdo abordado e o objetivo da sua comunicação estejam em perfeita sintonia com a missão, visão e valores trabalhados pela ONG. Em outras palavras, o que nós estamos tentando dizer por aqui é: planeje. É necessário planejar.
Planejamento para o mundo digital
É aqui, nesse exato momento que toda a sua atenção deverá ser redobrada para aquilo que você tem a oferecer de mais valioso: o seu conteúdo. E sim, senhores, conteúdo é muito dinheiro. Muitas pessoas deixam de doar mensalmente devido a falta de informação ou relevância daquele conteúdo, achando-o superficial e sem sentido.
É preciso estar atento e dar ao público exatamente o que ele precisa para se sentir confiante e seguro. Você precisa dar razões para que ele acredite na sua ONG e em seus projetos, visitando seus perfis em redes sociais e claro, o seu site. Uma vez que ele caiu lá dentro, é necessário que você o inspire a fazer a diferença! Interaja com ele, envolva-o e então, ganhe um novo doador.
Atualmente, existem diversos recursos oferecidos a você para poder criar uma relação com os visitantes de modo duradouro. Aproveite os dados que a própria ONG já tem e disponibilize. Materialize todos os feitos e ganhe adeptos! Quando se tem um site organizado e atualizado, pode-se usar ferramentas como e-mail marketing e encontrar pessoas que já se engajaram e estão ansiosas para receber o seu conteúdo.
Faça posts, escreva artigos, envie e-mail marketing e mostre a sua autoridade e relevância perante as causas que defende. Assim como acontece no mundo real, no mundo virtual é necessário que você construa uma rede de reputação e visibilidade. E, levando-se em consideração que 84% das casas dos brasileiros tem acesso a internet, digamos que você tem um campo bem vasto para ser explorado.
Este é o grande segredo da era digital para o mundo das ONGs. A internet lhe dá possibilidades de transformar seus doadores em verdadeiros defensores da causa e assim, como um efeito dominó, amplia a arrecadação de recursos. Os esforços, então, devem se voltar para a criação de conteúdo, sempre visando estreitar os laços e fazer com que as pessoas que apaixonem e se identifiquem com aquilo que você tem a dizer.
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