A importância da secretária no consultório médico

A secretária de um consultório médico pode ser considerada o cartão de visitas do profissional. O atendimento com os pacientes deve ser de excelência, e para isso, muitas profissionais estão investindo em cursos de qualificação e atualização hoje em dia.

Criar e conservar a imagem do médico pode exigir tempo e alto investimento, até porque o profissional está sempre buscando atualização em sua especialidade. Enquanto no passado era necessário aprimorar-se apenas na profissão, hoje em dia o profissional da saúde precisa ter uma visão mais ampla e deve criar um planejamento para administrar sua carreira, e isso inclui diversos fatores. Ou seja, não basta ser um excelente médico, é importante ter um conjunto de qualidades: um bom consultório que ofereça um ambiente agradável, equipamentos modernos, e claro, um atendimento de qualidade.

Muitas secretárias apenas fazem o necessário, ou oferecem um atendimento básico. Aliás, quem nunca passou pela seguinte situação: você paciente entra ao consultório médico e observa a secretária, que muitas vezes está ocupada falando ao telefone e esquece até mesmo de lhe dirigir o olhar. Após a ligação ser finalizada, ela não o cumprimenta, apenas solicita seu nome e seus dados. O que acontece é que muitas pessoas parecem não gostar de atender, ou pior, acham que devem fazer apenas o necessário.

É muito importante que a secretária seja capacitada para o atendimento e goste de atender. Além disso, é fundamental saber como se vestir, falar de forma correta, assumir responsabilidades, ter noção de organização e saber relacionar-se bem com as pessoas. Veja abaixo outras características essenciais para o trabalho de secretária de consultório médico:

  • Tentar ajudar e se colocar no lugar do paciente
  • Saber utilizar o computador
  • Deixar a agenda sempre organizada
  • Saber lidar com imprevistos
  • Comunicar-se de forma clara e objetiva

-> Como descobrir a qualidade do atendimento da minha secretária?

Existem três maneiras para checar o atendimento. Para começar, faça ligações ao consultório para verificar como ela atende, quanto tempo demora, e se é educada.

Assim que os pacientes entrarem na sala, questione: “Como você foi atendido na recepção?”

Deixe na recepção um pequeno questionário da avaliação sobre tudo, incluindo a organização, limpeza da clínica e claro, o atendimento.

A forma como a secretária recepciona e trata os pacientes pode colocar todo o empenho do médico a perder na construção da reputação do consultório. Sabendo da importância desse assunto, a Prime Cursos lançou o Curso de Secretária de Consultório Médico Básico. O curso ensina ao aluno funções, atribuições e responsabilidades da secretária, como desenvolver habilidades de comunicação, dicas para organizar a agenda, e muito mais!

Veja abaixo um vídeo interessante sobre o que o médico espera da secretária:

Gostou do artigo de hoje? Deixe o seu comentário!

Prime Cursos


Stories

Posts Similares

2 Comentários

  1. Excelente, es verdad que la buena educación y la amabilidad influye en la cantidad de clientes , muy bueno el video y las sugerencias a tener en cuenta si se desea conseguir un trabajo así.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.