A importância da Gestão Ambiental
A Gestão Ambiental é a relação do ser humano com o meio ambiente, e tem como objetivo principal diminuir os impactos negativos causados por atividades econômicas. O profissional, conhecido como gestor ambiental, deve se preocupar com o uso dos recursos naturais, e encontrar maneiras para reduzir os impactos ambientais produzidos pela exploração do homem.
A gestão ambiental abrange três grandes áreas: econômica, social e ambiental. A atuação do gestor ambiental está relacionada, principalmente, às atividades econômicas que podem gerar algum impacto na sociedade e no meio ambiente.
O gestor ambiental pode ser considerado um administrador do meio ambiente, pois é esse profissional que decide questões relacionadas ao impacto das atividades produtivas no meio ambiente e também à exploração dos recursos naturais, como já explicamos.
“Gestão ambiental é o campo de estudo da administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, visando à sustentabilidade.”- Wikipedia
O profissional gestor ambiental tem a função de administrar os recursos naturais – água, solo, ar, flora e fauna – e conciliá-los aos interesses do setor público ou privado, garantindo práticas sustentáveis.
Se você é uma pessoa interessada por questões relacionadas à sustentabilidade e por ações que ajudem a preservação da biodiversidade, saiba que essa é uma área bastante promissora, e atualmente, uma das profissões mais procuradas no mercado. Afinal, a preocupação com os impactos ambientais aumenta cada vez mais, devido ao consumo desenfreado da sociedade contemporânea.
Área de atuação
O campo de atuação é bastante amplo, e o profissional da Gestão Ambiental pode atuar em propriedades rurais, empresas de agricultura familiar, ONGs, órgãos públicos, instituições de ensino, empresas privadas, indústrias, institutos e centros de pesquisa.
Sua função é desenvolver e implementar programas de reciclagem e educação ambiental, analisar o impacto das atividades humanas sobre o solo, a água e o ar, e orientar a exploração dos recursos por técnicas menos danosas ao ambiente.
O gestor ambiental pode trabalhar com consultoria, assossorando órgãos públicos e empresas para criar projetos de preservação do meio ambiente; atuar com a educação ambiental, elaborando programas para conscientizar a população e também as empresas da importância de cuidar do meio ambiente; com planejamento, criando relatórios de impacto ambiental e definindo planos para o uso sustentável dos recursos naturais, e também implantando projetos em indústrias; e ainda na recuperação, executando projetos para recuperar áreas já degradadas.
Mercado de trabalho
Os profissionais da área têm boas perspectivas pela frente. De acordo com uma pesquisa do Programa de Estudos do Futuro da FIA (Fundação Instituto de Administração), de São Paulo, a área ambiental é uma das mais promissoras até 2020.
Para atuar como gestor ambiental, além de ter graduação ou tecnólogo, é necessário estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) – inclusive tecnólogos.
Características
Veja algumas características essenciais para ter sucesso na profissão:
– Raciocínio lógico
– Capacidade de análise
– Criatividade
– Visão sistemática
– Senso crítico
– Capacidade de antecipar problemas
– Conseguir trabalhar em equipe
O desempenho do profissional gestor ambiental nas empresas e organizações, além de trazer benefícios ambientais, pode gerar economia. O lixo produzido diariamente em uma empresa é um bom exemplo. Ao invés de jogá-lo na coleta de lixo comum, pode-se começar um processo de reaproveitamento do papel para impressão de documentos nas duas páginas de folha, ou então utilizar como rascunhos e depois reciclar. Essa pequena alteração já irá gerar economia, pois a empresa terá menores gastos nas compras de materiais, além de gerar menos lixo.
Se você deseja começar a estudar agora mesmo, recomendamos o Curso de Gestão Ambiental da Prime Cursos. No curso o aluno aprende sobre a importância da gestão ambiental e seus fundamentos básicos, desenvolvimento sustentável, propostas sustentáveis, e muito mais! O curso é gratuito e online, e para começar a estudar, basta fazer o seu cadastro no site!
Além do Curso de Gestão Ambiental, a Prime Cursos também oferece outros cursos relacionados ao meio ambiente, como Desenvolvimento Sustentável, Impactos Ambientais e Educação Ambiental.
Veja abaixo um vídeo interessante sobre a profissão de Gestão Ambiental:
Gostou do artigo de hoje? Deixe seu comentário!
Prime Cursos
Stories
Posts Recentes
- A influência das condições climáticas na direção defensiva
- 9 Dicas Essenciais para Praticar Direção Defensiva no Trânsito
- Quais são as principais infrações de trânsito e suas consequências?
- Quais são os 5 pilares da direção defensiva?
- Como funciona a educação inclusiva no Brasil?
- Educação inclusiva: desafios e oportunidades
- O que podemos fazer para melhorar a inclusão na escola?
- 16 Maneiras para planejar uma aula inclusiva
- 10 atividades de educação inclusiva
- Sinais para identificar aluno com dificuldade na escola
- Oração de São Miguel Arcanjo por 21 Dias: Proteção e Transformação
- Conheça 5 moedas de R$ 1 real que tem um alto valor
Eu amei! Tenho grande potencial pra começar esse trabalho porém, indicarei à uma pessoa que também tem…Ótimo!
Tenho pleno interesse nesta matéria por qual já tenho feito pesquisa e muito me interessa no aprofundamento por qual já estou a procura de estágio afim de que possa me manter como um excelente profissional.
Conteúdo excelente e, que deveria ser dominados por todos pois, a final os recursos naturais se usados com inteligência gera menos danos, a natureza e ao próprio ser humano, ja que além da prevenção ainda podem ser reutilizados. Obrigado!
Não sou Gestora Ambiental, mas tenho grade zelo por tudo que é da natureza.Este artigo reforçou meu amor Pelé natureza..