A história da moda e as influências no mundo

M O D A = modo, comportamento, gosto, costume…

Créditos Pixabay
Créditos Pixabay

A moda vai além das tendências de cores e cortes. Ela evidencia gerações e marca a identidade de personalidades. Pode-se analisar a construção histórica do homem e da sociedade pelas suas vestimentas e pelo seu comportamento. No universo feminino, a moda era ditatorial, os vestidos longos e pesados eram desconfortáveis e nada práticos, usava-se várias saias, formando diversas camadas.

O homem bem-vestido era aquele que usava paletós e calças, mas o tecido era grosso e quente, ainda haviam os coletes, lenços e chapéus.

Com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), as mulheres passaram a integrar o mercado de trabalho, assim, as saias encurtaram e proporcionaram praticidade e leveza. As calças se popularizaram alguns anos depois, nos quadris da estilista Coco Chanel.

Fatos históricos participam de toda a trajetória da moda, como o biquíni (grande impacto para a moda praiana da época), nomeado assim, devido ao nome de uma ilha bombardeada na Segunda Guerra Mundial. Até os anos 20, as classes sociais podiam ser identificadas pelas roupas que as pessoas usavam. Mas uma aceitação bem-sucedida por parte das mulheres em aderir peças práticas ao armário, tornou a moda mais acessível e atraiu um grande número de adeptas.

Estilistas renomados e inovadores

Os estilistas não criam apenas modelos, eles criam ideologias, inventam e reinventam. Conseguir combinar os elementos que a sociedade precisa em determinado momento histórico, exige estudo e visão no segmento de moda.

Confira a relação de alguns estilistas que revolucionaram a moda. Inspire-se e tire as suas próprias conclusões:

cocochanel1

– Gabrielle Chanel, a “Coco Chanel” (1883-1971): revolucionou a moda com a criação de roupas soltas e livre de amarrações, como o espartilho. Incorporou algumas peças masculinas ao armário feminino, a calça foi uma delas. A década de 20 foi exclusivamente de Coco e do seu icônico “pretinho básico”, que perdura até hoje.

CD

– Christian Dior (1905-1957): e seu New Look (1947) renovaram os ares marcados pela Segunda Guerra Mundial. Saias plissadas, cintura delineada, feminilidade, sofisticação e luxo fizeram dele um estilista da alta costura.

VELENTINO-e-i-suoi-abiti

– Valentino Garavani (1936): chamado de “vermelho Valentino” pela grande quantidade do tom vermelho em suas peças, detém o V (seu símbolo) mais reconhecido da moda. Seus modelos possuem cortes diferenciados que realçam a feminilidade.

mary quant

– Mary Quant (1934): ousada e revolucionária, a criadora da minissaia causou um boom nos anos 60. Mary considerava a moda terrível, e sua loja Bazaar foi símbolo da vanguarda das décadas de 60 e 70.

1966-Catherine-Deneuve-avec-Yves-Saint-Laurent2

– Yves Saint Laurent (1936-2008): o “Le Smoking” feminino, de 1966, foi uma grande inovação para todas as mulheres. O famoso terninho é usado em todas as ocasiões, trabalho, festas e até nos eventos mais sofisticados.

A democratização da moda no decorrer dos anos, trouxe para o novo século um leque de opções. Desde o início dos anos 2000, as lojas diversificaram as suas araras: de um lado você encontra vestidos para festas, formaturas e eventos requintados e do outro lado calças jeans.

Há algumas peças que regem o estilo de cada pessoa e que são insubstituíveis no guarda-roupa, mas ninguém está preso a uma regra, a não ser a do próprio gosto. O cinema, a televisão e as novas mídias impulsionam e repercutem as tendências.

A História da Moda é interessante e emblemática. Pensando nisso, a Prime Cursos elaborou vários cursos na área da moda para que você compreenda desde o surgimento até os dias atuais o desenvolvimento da indumentária.

Para estudar os cursos é gratuito, e você ainda tem a opção de solicitar o certificado de conclusão. Acompanhe nos vídeos abaixo algumas transformações nos 100 anos da moda masculina e da moda feminina:


Créditos YouTube


Stories

Posts Similares

15 Comentários

  1. bom dia!!! sou apaixonada por costura,mas infelizmente não tenho abito de corta o modelo que quero.tento fazer aquele modelito k vejo nas revistas.cada vez q pego um vestido para fazer,vejo k é um grande desafio. Cenpre quero q fique perfeito e mas um pouco.

  2. Maria Alberto da Cruz disse:

    Moda é o consumo da atualidade com diversos estilo de vestuário, é algo pessoal que depois se generaliza-se consoante as marcas que forem aparecendo no momento , e a maneira que cada um usa ou faz dela

  3. maria de fatima s moura disse:

    Gosto de conhecer as coisa da moda, mas não sou fanática…

  4. Maria Rejane disse:

    este curso vai ser muito bom para meu trabalho

  5. Rita de cassia silva das Neves disse:

    Hoje pude ver um pouquinho desta moda que foi crescendo e mudando
    tenho amado participar um pouco

  6. Simone Oliveira disse:

    Adorei, estou cursando faculdade de moda, e serão muitos úteis para os meus estudos, obrigada.

  7. sirlene farias de souza disse:

    estou entra agora acho que vou adorar .

  8. Alcicleine Figueira disse:

    Amai a pesquisa.
    Gosto muito de ler sobre o assunto.

  9. maria novaes kronemberger disse:

    adorei pois trabalho com moda será util para mim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.