3 motivos para implementar ginástica laboral nas empresas
Para implementar a ginástica laboral nas empresas, é preciso lembrar que, nos dias atuais, temos conhecimento de que qualidade de vida é sinônimo de saúde física e mental.
Entretanto, muitas pessoas não dispõem de tempo na rotina para praticar um exercício físico. Por isso, a ginástica laboral é uma forma de proporcionar melhorias ao ambiente de trabalho e na vida do colaborador.
Breve síntese de ginástica laboral
A ginástica laboral pode ser conceituada como uma série de exercícios com objetivo de garantir o bem-estar do colaborador no ambiente de trabalho, podendo trazer benefícios tanto para o empregado quanto para a empregadora.
Com isso, são divididos em ginástica laboral preparatória (início), compensatória (pausa) e relaxamento (término). Os exercícios de curta duração – aproximadamente 10 a 15 minutos – consistem em técnicas de alongamento, fortalecimento, relaxamento e coordenação motora.
Quais são os motivos de incluir a ginástica laboral em empresas?
1. REDUZ LESÕES/ACIDENTES OCASIONADOS PELO TRABALHO
Primeiramente, a ginástica laboral pode ser incluída no Diálogo De Segurança (DDS) da empresa. O DDS é um meio de aproximar o empregador com os colaboradores para proporcionar orientações sobre riscos do trabalho e formas de prevenção, e diversos outros assuntos relacionados à saúde e bem-estar dos envolvidos. A ferramenta, associada com a atividade física, pode ser utilizada de forma benéfica para empresa ao reduzir os índices de afastamento.
Outro benefício da ginástica laboral é a prevenção de doenças ocupacionais como, por exemplo, as Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT). Com a associação entre a prática de exercício físico com a ergonomia -técnica utilizada para adaptar as condições laborais – do ambiente de trabalho, é possível obter o feedback de redução de afastamentos.
2. OTIMIZA A PRODUTIVIDADE DOS COLABORADORES
A ginástica laboral proporciona, entre diversos outros benefícios, a otimização da produtividade dos colaboradores. É de amplo conhecimento que, ao praticar um exercício físico, a atividade cerebral é estimulada em razão da frequência cardíaca que melhora a oxigenação do cérebro e o fluxo de sangue no local.
Além disso, o exercício físico colabora para liberação de hormônios essenciais para o ser humano, sendo respectivamente: (i) serotonina: responsável pela regulação do sono, bem-estar, bom humor, temperatura corporal, funções cognitivas (concentração); (ii) endorfina: responsável pelo bem-estar, prazer, controle de dor ou estresse.
A associação da ginástica laboral no sentido físico, fisiológico e psicológico, proporcionam o aumento da produtividade pelo próprio colaborador estar sentindo-se bem de exercer suas funções rotineiras. Reduzindo, também, os índices de turnover e burnout.
3. MELHORIA NA RELAÇÃO COLABORADOR x EMPRESA
Assim supramencionado, a ginástica laboral reduz os índices de turnover e burnout. Ou seja, o colaborador está mais disposto para as atividades laborais. Ao proporcionar um ambiente saudável, a empresa pode colher os frutos com a satisfação do colaborador em trabalhar no local e sua recomendação para outras pessoas, melhorando também a imagem da respectiva no mercado.
A “Qualidade de Vida no Trabalho” (QVT) é um assunto relevante na atualidade, principalmente após a pandemia do COVID-19, a qual exigiu esforços por parte das empresas na preocupação com a saúde física e mental dos colaboradores. Essa prática é essencial para garantir que o trabalhador explore o seu potencial para atingir o melhor desempenho.
Na combinação de qualidade de vida no trabalho com a ginástica laboral, tanto a empresa quanto o colaborador podem colher os frutos dessas práticas ao obter melhorias em âmbito pessoal e no trabalho exercido.
Quem contratar para ministrar ginástica laboral em empresas?
O profissional a ser contratado precisa ser portador de diploma de educador físico ou fisioterapeuta.
De acordo com a Resolução do CONFEF 73/04 e do COFFITO 259/03, a habilitação para ministrar as aulas estão previstas para os cursos superiores supramencionados. Assim, para que haja legalidade na contratação e o programa de ginástica laboral seja realizado nos moldes adequados ao ambiente, é preciso dispor desse requisito.
Saiba mais no post que explicamos sobre a especialização nessa metodologia de exercício físico.
Quer saber mais sobre ginástica laboral?
Cinesioterapia laboral é diferente de ginástica laboral?
Cinesioterapia laboral é uma técnica terapêutica, entretanto, há diferença entre essa metodologia e a ginástica laboral?
Guia completo de equipamentos de ginástica laboral
Você conhece quais são os equipamentos utilizados para a prática de ginástica laboral? Onde adquirir? Qual o valor?
Conheça 3 tipos de ginástica laboral para incluir na rotina
Conhece a técnica de ginástica laboral mas não sabe quais são os 3 tipos dessa metodologia?
Curso de Ginástica Laboral Grátis
O Curso Grátis de Ginástica Laboral é um curso totalmente gratuito para qualificação profissional, onde o aluno aprenderá todos os conhecimentos fundamentais que a profissão requer, seja você um colaborador interessado em praticar os exercícios, ou profissional da área buscando especialização na técnica abordada.
Neste curso você irá aprender ferramentas fundamentais para o seu sucesso na profissão, são elas: história; classificações; a ginástica e a prevenção de doenças ocupacionais; os principais tipos e as causas das doenças ocupacionais; benefícios da ginástica laboral; ginástica laboral preparatória, compensatória, corretiva e de relaxamento; benefícios do alongamento; alongamento no local de trabalho; como implantar um programa de ginástica laboral.
Stories
Posts Recentes
- Dicas essenciais para dirigir em condições adversas com segurança
- Como reduzir pontos cegos no veículo e evitar acidentes no trânsito
- Como manter a atenção no trânsito e dirigir com mais segurança
- O Fim da Escala 6×1 no Brasil? Entenda o debate e as regras
- Qual a lei da direção defensiva?
- Direção Defensiva: Veja os Fundamentos para uma Condução Segura
- Conheça os tipos de direção defensiva que todo motorista precisa
- A influência das condições climáticas na direção defensiva
- 9 Dicas Essenciais para Praticar Direção Defensiva no Trânsito
- Quais são as principais infrações de trânsito e suas consequências?
- Quais são os 5 pilares da direção defensiva?
- Como funciona a educação inclusiva no Brasil?