Quanto ganha uma vendedora online?
Os e-commerces conquistaram de vez seu espaço no mercado nacional. Cada vez mais consumidores estão preferindo fazer suas compras online devido à praticidade e diversidade de opções encontradas na internet.
Com esse setor aquecido, a oferta de vagas para vendedores online cresce exponencialmente, contribuindo com a geração de empregos.
O vendedor online é encarregado de atender clientes da loja virtual por telefone, chat ou e-mail para auxílio na finalização de pedidos, problemas com atraso na entrega ou em dúvidas gerais sobre os produtos e o funcionamento do site.
Também é o responsável por cadastrar produtos no site e participar na elaboração de estratégias comerciais, entre outras funções a depender das necessidades de cada estabelecimento.
Vamos entender melhor como funciona esse trabalho? Confira a seguir quanto ganha um vendedor online, como conseguir um emprego nessa área e quais as habilidades valorizadas nesse setor.
Quanto ganha uma vendedora online?
Essa função tem uma média salarial de R$ 1.230, o que pode variar de acordo com a região do Brasil, o tamanho da empresa e o tempo de experiência do funcionário.
Quem ingressa na área recebe em torno de R$ 1.045, o valor de um salário mínimo, e vendedores mais experientes chegam a ganhar R$ 1.850.
Como trabalhar como vendedora online?
Assim como em qualquer outro emprego convencional, para conseguir um trabalho como vendedor online é preciso fazer uma busca das empresas existentes na sua cidade ou na região em que você pretende trabalhar.
Através de uma pesquisa na internet você pode se informar a respeito dos e-commerces que estão na sua área de alcance e buscar uma forma de contato com a empresa para enviar o seu currículo.
Uma alternativa que pode ser mais prática é recorrer aos sites de vagas de empregos, que sempre apresentam uma grande variedade de anúncios para trabalhar em lojas online. Nessas plataformas geralmente são detalhadas informações como os requisitos necessários, valor do salário e a forma para enviar o currículo, o que pode otimizar e direcionar a sua procura.
Um aspecto interessante é que, com a pandemia, muitas empresas aderiram ao trabalho home office permanentemente, o que possibilita que pessoas de todo o território nacional tenham a possibilidade de se candidatar a determinadas vagas, mesmo que para uma empresa localizada em outra cidade ou estado.
Portanto, as oportunidades nesse setor estão melhores do que nunca. Vale dedicar um tempinho para fazer uma pesquisa abrangente e localizar empresas com as quais você se identifique ou exijam requisitos nos quais você se encaixe.
Qual o perfil ideal para uma vendedora online?
O que define um bom vendedor? Para ser reconhecido nessa função, algumas habilidades são fundamentais, e não são tão diferentes das que são exigidas para trabalhar em uma loja física.
Assim como um vendedor convencional, o vendedor online também precisa conhecer profundamente o seu produto, tendo propriedade para falar sobre ele e mostrando suas principais vantagens e formas de uso. Como diz um velho ditado, a propaganda é a alma do negócio, e com vendas na internet isso não seria diferente.
Com o tempo de trabalho e o contato direto com o cliente do estabelecimento, o vendedor desenvolve a capacidade de identificar os pontos do produto que precisam ser aprimorados. Itens que resultam em insatisfação do consumidor e trocas constantes devem ser revistos, da mesma forma que os que fazem mais sucesso devem ser valorizados e estar sempre em estoque.
As habilidades de comunicação também são fundamentais. É preciso ser capaz de se comunicar com facilidade, em uma linguagem clara e objetiva, de fácil entendimento para quem está do outro lado da tela.
Muitos consumidores só entram em contato com a loja quando surge uma dúvida ou um problema durante a compra. Por isso, objetividade e respostas rápidas são valorizadas ao fazer compras online. Ainda que apareça uma questão que o vendedor não saiba como solucionar, é importante demonstrar calma e segurança de que fará o possível para sanar o problema do cliente.
Ainda que a rapidez seja importante, é claro que a simpatia e atenção ao cliente não devem ser deixadas de lado. Quanto mais personalizado for um atendimento, mais valorizado vai se sentir o consumidor, e isso favorece que outras compras sejam realizadas no futuro. Esses detalhes fazem toda a diferença na experiência de compra do cliente, fortalecendo seu vínculo com a marca.
Além disso, quando se trata de negócios feitos pela internet, é válido pensar em estratégias para se manter sempre próximo do cliente. Afinal de contas, quem não é visto não é lembrado, não é mesmo?! Tenha isso em mente e procure maneiras de ser visto e ficar marcado positivamente no inconsciente de seus consumidores.
A empresa pode colocar isso em prática através de programas de fidelidade, envio de cupons de desconto, cartões comemorativos (de aniversário, Natal, dia das mães, etc.), newsletter com dicas sobre o setor (como dicas de moda, no caso de lojas que trabalham com vestuário, por exemplo), e assim por diante.
São ideias preciosas que podem ser sugeridas pelo vendedor da empresa, agregando não só valor à marca, mas também ao seu trabalho. Funcionários com ideias criativas são sempre valorizados e reconhecidos.
Outras dicas simples e que fazem toda a diferença em gerar uma percepção positiva do cliente a respeito do atendimento incluem chamá-lo pelo nome, solucionar suas dúvidas, procurar entender exatamente o que ele procura, ter paciência e mostrar segurança em seu trabalho, entre outras.
Se você não souber responder uma pergunta em específico, sem crise! Diga ao cliente que vai buscar a melhor solução para o seu problema e dará um retorno assim que possível.
Demonstre que você se preocupa que o cliente faça o melhor negócio e fique satisfeito de fato com a compra. E se mesmo após fazer um ótimo atendimento, o cliente não efetuar a compra, se mostre solícito para que ele se sinta à vontade para retornar o contato em outro momento.
Em casos de atrasos na entrega da encomenda (um problema que infelizmente pode ser muito comum em compras online) procure tranquilizar o consumidor, mantenha-se informado sobre o status da entrega e faça o acompanhamento junto com ele. Isso passa muita confiança em momentos de crise.
Muitas das habilidades citadas nesse tópico podem ser desenvolvidas com a prática e tempo de trabalho, mas também é possível fazer cursos online para aprimorar suas capacidades. Confira a seguir.
Que tal investir em cursos de aprimoramento na área?
Se você está procurando por um trabalho como vendedora online, dar um up no seu currículo pode fazer toda a diferença. Com a ajuda de cursos online na área, você desenvolve habilidades desejadas no setor e se coloca como um profissional interessado e que busca estar sempre atualizado. Essas são características muito procuradas, principalmente em áreas que envolvem vendas e tecnologia.
Agregar ao currículo um curso de vendedora de loja pode ser um fator diferencial para fazer a contratação. E você já pensou em realizar um curso 100% digital, online e que ainda te possibilita um certificado no final? Aqui na Prime Cursos você realiza esse sonho. O Curso de Vendedora de Loja é realizado através de um portal digital, possui ao todo, mais de 20 módulos que te ensinam desde o módulo introdutório até módulos específicos, como estratégias e estruturas para equipe de vendas e gerenciamento de vendas.
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