Como trabalhar de vendedora de loja?
Trabalhar com vendas é um desafio que exige paciência, dinamismo e uma ótima comunicação com o cliente, além de uma série de outras habilidades importantes.
O grande segredo para se sair bem nessa função é saber desenvolver as habilidades certas e manter-se sempre atualizado com as tendências do momento.
Confira a seguir algumas dicas de como trabalhar de vendedora de loja.
Procure por segmentos com os quais você se identifique
O primeiro ponto a seu favor na hora de procurar um emprego nesse setor é se identificar com a loja e os produtos comercializados por ela. Isso nem sempre é possível, uma vez que as possibilidades de emprego nem sempre são tão diversas, e a necessidade de trabalhar na maioria das vezes fala mais alto.
Mas é fato que a identificação com o estabelecimento faz com que o funcionário fique mais à vontade com o seu trabalho, mantenha-se mais motivado no dia a dia e sinta mais confiança na hora de recomendar e vender os produtos. Se a cara de uma loja são os vendedores que trabalham nela, nada mais autêntico do que contar com pessoas que se identifiquem com sua cultura, certo?!
Portanto, se você gosta de moda, por exemplo, pode se sair muito bem trabalhando em uma loja de roupas, acessórios ou calçados, já que seus conhecimentos no assunto podem fazer a diferença na hora de se aproximar do cliente, sugerir peças e ajudá-lo a comprar. Já se decoração for um tema do seu interesse, um estabelecimento nesse setor pode te ajudar a exercitar suas habilidades da melhor forma. E assim por diante…
Começar a procura por emprego de acordo com os temas do seu interesse pode ser interessante, já que a partir do seu próprio interesse você pode oferecer uma melhor experiência de compra aos clientes.
Esse conceito de experiência de compra também tem muito a ver com a postura e o comportamento do vendedor. Continue a leitura para entender a importância disso.
Desenvolva habilidades de um perfil carismático e desenvolto
Como você é no trabalho? Você se considera uma pessoa extrovertida e atenciosa? Se dá bem com funções que exijam comunicação direta com o cliente, negociação e convencimento? Se a sua resposta para essas perguntas for sim, então trabalhar como vendedora em uma loja pode ser uma ótima ideia.
Saber ouvir e ter a capacidade de se colocar no lugar do outro são dicas valiosas para conquistar os seus clientes. Ouça atentamente as suas dúvidas, problemas e objetivos para ter a possibilidade de oferecer a melhor solução possível. Gestos como esse ajudam a criar uma identificação profunda entre vendedor e cliente, o que surte efeitos positivos quando for a hora de decidir e efetuar a compra.
Vendedores precisam ter desenvoltura, simpatia, jogo de cintura e paciência para lidar com o cotidiano agitado e dinâmico de uma loja. São habilidades que podem ser aprimoradas com a prática do dia a dia, mas quem já possui esse perfil sai na frente e se destaca frente a outros candidatos à vaga.
Outro ponto positivo e de grande valor é estar informado sobre o produto e o público-alvo da loja. Confira no próximo tópico.
Aprofunde seus conhecimentos acerca do produto e do cliente
Para realizar bons negócios, é fundamental que o funcionário tenha convicção a respeito do produto que está vendendo. Busque se informar sobre o item em questão, pois conhecendo suas vantagens e possibilidades, fica mais fácil argumentar a favor dele. Ter conhecimento acerca dos pontos fracos também é necessário, já que assim você fica preparada para possíveis questionamentos e evita qualquer surpresa.
Um vendedor que sabe do que está falando passa confiança ao cliente, o que muitas vezes é determinante para prosseguir com uma compra. Assim, você está capacitada a responder quaisquer dúvidas que o cliente possa ter, bem como oferecer dicas valiosas para tirar o máximo proveito do produto.
Essa relação de confiança faz parte do atendimento e enriquece a experiência de compra do cliente, já que é muito mais agradável comprar de quem entende do que está falando.
Da mesma forma, é indispensável entender como o cliente age e pensa, o que vai te garantir muitas vantagens para alcançar seu objetivo. Ao conhecer o cliente é possível melhorar a sua abordagem e focar nos pontos de maior interesse para cada pessoa.
O mesmo vale para as tendências de mercado e para métodos de venda, como veremos a seguir.
Vendedora de loja: Mantenha-se bem informada
Isso vale para o nicho no qual sua função se encaixa, mas também para técnicas de vendas e relacionamento com o cliente. Ao trabalhar com moda, por exemplo, é importante saber quais as últimas novidades e as tendências que vão agradar os clientes, estar informada sobre as melhores combinações, os diversos usos possíveis de determinada peça, etc. Todas essas informações dependem de referências, o que pode ser obtido ao manter-se sempre informado no assunto.
Outro ponto diz respeito às técnicas de venda. Um bom vendedor é aquele que não se acomoda e busca sempre avaliar seu próprio desempenho e aprimorar suas habilidades. Como a área de vendas é muito dinâmica e ligada à comunicação com o cliente, é fundamental estar por dentro do que acontece no mercado e buscar métodos e táticas que possam facilitar o seu trabalho e melhorar seu desempenho.
Você pode pôr essa dica em prática ao acompanhar blogs de vendas, baixar materiais que enriqueçam o seu conhecimento no assunto, aprender com os erros passados e com o que a concorrência está fazendo de novo.
Somando seu conhecimento com a habilidade de persuasão, você terá a faca e o queijo na mão para fechar muitos negócios. Continue a leitura para saber mais.
Trabalhe a sua capacidade de persuasão
A habilidade de convencer pessoas é essencial para ter bons resultados enquanto vendedor. Não estamos falando de insistência, e sim de desenvoltura e a capacidade de se adaptar de acordo com o que a situação exige.
Muitas pessoas vão às compras sem saber exatamente o que precisam ou o que procuram. Outras sabem exatamente o que querem, e precisam apenas encontrar a oferta ideal, que atenda às suas necessidades. Vendedores com perfil dinâmico e persuasivo fazem toda a diferença em qualquer um desses cenários, já que muitas vezes basta o incentivo certo na hora certa para que a compra seja concluída.
Seguindo essas dicas, seu trabalho tem tudo para ser produtivo, garantindo bons produtos. Mas será que pára por aí? Veremos logo abaixo.
Fique atenta ao pós-venda
Compra realizada, missão cumprida? De jeito nenhum. A etapa do pós-venda é tão importante quanto qualquer outra para fidelizar clientes, e quando realizada adequadamente pode resultar em vendas futuras.
Diversas situações podem se desenrolar a partir da compra: um produto com defeito, um presente que não agradou ou não serviu, um item que não cumpre o que promete, entre outras. O vendedor precisa estar preparado para lidar com todos esses cenários, sustentando o bom atendimento do início ao fim, até que o cliente esteja de fato satisfeito.
O que achou das dicas? Agora você com certeza deve estar se sentindo mais preparada para buscar o seu emprego como vendedora de loja, não é?! Deixe suas dúvidas nos comentários.
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