O que significa a sigla SGQ e quais os seus princípios?
Manter a qualidade dentro de uma empresa nem sempre é algo fácil para os gestores. Embora no início essa qualidade esteja sempre presente graças ao afeto que os donos e fundadores depositam no novo empreendimento, manter essa mesma qualidade ao decorrer dos anos pode ser uma tarefa complicada, já que você não consegue verificar pessoalmente o trabalho de cada colaborador. Mas você conhece a sigla SGQ e sabe como ela impacta sua empresa?
Conforme a organização entra em ascensão, é necessário contratar novos funcionários para todos os ramos, incluindo a gerência de processos realizados dentro da empresa, seja para recrutar profissionais capacitados, ou para gerir o processo de produção em grande escala.
Para controlar esse crescimento que reflete diretamente no serviço ou produto oferecido ao cliente, as organizações adotam o que chamamos de SGQ.
Confira a seguir o que significa essa sigla e como ela pode ajudar a sua empresa!
O que significa a sigla SGQ?
A sigla SGQ é usada para se referir ao Sistema de Gestão da Qualidade Total, e vem da sigla TQM em inglês, que significa Total Quality Management. O sistema nada mais é do que um método de criação de consciência da qualidade em todos os processos dentro da empresa, assim como consciência da qualidade nos colaboradores que atuam nesses processos.
O SGQ pode ser resumido como qualquer atividade que é feita e coordenada para dirigir e controlar uma empresa para que ela melhore seus processos ou serviços oferecidos ao público.
Essas atividades garantem a satisfação e até mesmo superação das necessidades e expectativas dos clientes em relação àquilo que está sendo oferecido, seja um produto ou serviço.
Isso significa que a gestão da qualidade não precisa necessariamente de um certificado, embora o selo de qualidade seja comum e bastante difundido entre as empresas, a fim de garantir sua qualidade para clientes e investidores.
Por que Sistema de Gestão de Qualidade Total?
A palavra total no fim da nomenclatura foi adotado para deixar claro que o SGQ visa pela qualidade de todas as partes envolvidas nos processos, o que inclui distribuidores, fornecedores, revendedores e quaisquer outras partes e parceiros envolvidos no negócio.
Embora seja bastante difundido nos Estados Unidos, o SGQ surgiu no Japão após a Segunda Guerra Mundial, sendo a Toyota a primeira empresa que passou a usar o conceito de TQM na sua cadeia produtiva.
Nessa época, porém, a responsabilidade era limitada apenas aos níveis da gestão da empresa.
Quais são os princípios do SGQ?
Existem 7 princípios do SGQ, e todos eles são importantes para que a qualidade seja mantida, e são baseados nos princípios que encontramos na ISO 9001:2015.
Foco no cliente
O princípio de foco no cliente é um dos mais importantes na hora de pensar na qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Afinal, a satisfação dos consumidores finais é algo importante para determinar o que a empresa deve levar em consideração na hora de estabelecer a qualidade dos produtos.
Liderança
O segundo princípio da Gestão de Qualidade Total é criar e manter um ambiente que seja propício para que os colaboradores que estão envolvidos nos processos consigam desempenhar suas atividades adequadamente, de maneira motivada e comprometida, e é papel dos líderes das empresas garantirem essas condições aos funcionários.
Engajamento das pessoas
O engajamento das pessoas é essencial para que os colaboradores usem suas habilidades e conhecimentos para beneficiar a empresa e consumidores, e manter os funcionários engajados não somente garante o sucesso da empresa, como também visa trabalhar na carreira profissional de cada um deles.
Abordagem por processos
Quando a empresa faz uma abordagem por processos, a visão sistêmica da organização e do seu funcionamento é maior, sendo possível alcançar os resultados desejados de maneira mais eficiente e ágil.
Melhoria contínua
A empresa também deve se comprometer a manter uma melhoria contínua dentro da empresa, a fim de manter a qualidade dos produtos e conseguir atender às necessidades atuais e futuras dos consumidores, além de também visar o encantamento dos clientes, que acontece quando excedemos às suas expectativas.
Nesse tópico estão as melhorias voltadas para máquinas, matérias primas, formulação de produtos e até mesmo treinamentos dos colaboradores dentro da empresa.
Tomada de decisões com base em fatos
Para manter a qualidade da organização, é essencial que os gestores tomem as decisões com base nos fatos, análise de informações e dados concretos, o que faz com que seja necessário um sistema de monitoramento que esteja sempre em constante manutenção e melhorias.
Gestão dos relacionamentos
Por fim, o sétimo princípio está ligado aos relacionamentos em todos os setores da organização, incluindo também fornecedores, revendedores e até mesmo os clientes finais, prezando sempre o respeito mútuo para criar e agregar valor à empresa.
Como o SGQ pode beneficiar sua empresa?
Por visar o controle e padronização dos processos, além de permitir que a eficácia das ações tomadas possam ser medidas, o SGQ pode proporcionar benefícios como:
- melhoria contínua dos processos;
- direção segura para tomada de decisões;
- melhorar os serviços e produtos finais;
- aumentar o engajamento dos colaboradores;
- alcançar novos patamares no mercado;
- atrair para clientes graças à qualidade dos produtos;
- transmitir transparência e segurança.
Depois de ver o que significa a sigla SGQ, não deixe de implementar o sistema de gestão de qualidade total dentro da sua organização. Com isso, além de garantir que sua empresa ofereça qualidade para os consumidores, você ainda consegue atrair, converter e até mesmo encantar os seus clientes, de modo que eles voltem a fazer negócio com sua marca graças à qualidade do que é ofertado.
Curso à Norma ISO 9001:2015 Online Grátis
Para uma empresa obter a certificação da ISO ela deve cumprir certos requisitos, de modo que as várias fases sejam cumpridas de forma adequada. Através do ISO 9001, uma empresa aplica nos seus processos padrões para o seu sistema de gestão e qualidade, e você agora pode fazer o curso de ISO 9001 100% Grátis!
Na versão atual e que será ministrada neste curso de introdução, a 9001:2015, trouxe mudanças estruturais na forma de como encarar um sistema de gestão, ou seja, não se trata mais da elaboração de documentos, mas sim de uma mudança de postura no todo.
Não perca tempo e atualize seu Currículo, aumentando suas chances para conquistar um bom emprego ou de alavancar sua carreira com esse Curso Gratuito de ISO 9001!
Stories
Posts Recentes
- Dicas essenciais para dirigir em condições adversas com segurança
- Como reduzir pontos cegos no veículo e evitar acidentes no trânsito
- Como manter a atenção no trânsito e dirigir com mais segurança
- O Fim da Escala 6×1 no Brasil? Entenda o debate e as regras
- Qual a lei da direção defensiva?
- Direção Defensiva: Veja os Fundamentos para uma Condução Segura
- Conheça os tipos de direção defensiva que todo motorista precisa
- A influência das condições climáticas na direção defensiva
- 9 Dicas Essenciais para Praticar Direção Defensiva no Trânsito
- Quais são as principais infrações de trânsito e suas consequências?
- Quais são os 5 pilares da direção defensiva?
- Como funciona a educação inclusiva no Brasil?