Descubra como informar na internet com o curso de Jornalismo Digital

Com o avanço da conexão e das novas mídias, a imprensa tradicional expandiu e também se adaptou ao estilo online de informar, já que a sociedade moderna está cada vez mais exigente quando se trata de notícias. A demanda de portais, sites e páginas afora fervem no mercado, principalmente com o aumento na aquisição de computadores e notebooks dos últimos anos.

A venda de dispositivos móveis, como o smartphone, também tem crescido rapidamente, assim como os pacotes de internet. Segundo uma pesquisa realizada em 2014, pelo Instituto de Pesquisa Datafolha, 43 milhões de brasileiros acessam a internet por algum dispositivo móvel. Dentro dessa nova plataforma midiática, o jornalista também conquista espaço como empreendedor.

pixabay geralt (6)
A versatilidade é uma qualidade em destaque para um comunicador, por isso, familiarize-se com todo este campo de atuação (créditos: Geralt via: pixabay)

O Jornalismo na era touch

A pessoa que deseja trabalhar com o jornalismo digital necessita gostar de ler, ter o espírito de investigação, habilidade de escrita e criatividade, sem esquecer-se da agilidade, pois o texto para a internet tem como uma das suas bases a instantaneidade. Elaborar um plano editorial para cada canal requer preparo, organização e foco, além de:

– Pesquisar qual será o público-alvo, imaginar para quem irá escrever, captar as preocupações e expectativas do leitor, abordar temas interessantes e atuais.

– Observar que a linguagem utilizada nas redes é distinta da linguagem dos veículos impressos, o texto na internet é mais “leve” (em comparação com o modelo engessado de antigamente), as ideias são claras e sem termos técnicos.

– O layout de página deve ser “clean”, ou seja, limpo, com cores em harmonia com a proposta do site, blog, etc.; propagandas demais e cores extravagantes cansam a leitura e ofuscam o mais importante, as notícias.

– Os hipertextos – chamados também de hiperlinks -, são os links inseridos na matéria, referente a textos, áudio ou imagem que complementam a notícia, geralmente “linkados” com alguma palavra-chave.

Os veículos tradicionais de grande renome no país, alimentam os seus portais escrevendo de maneira cotidiana, agregando vídeos, gráficos, fotografias e outros recursos entrelaçados ao conteúdo. Esse processo melhora o aspecto visual, aproxima o veículo do seu público e faz com que os leitores compreendam o momento/emoção da notícia.

Conheça mais o papel do jornalista nas mídias e descubra como informar na internet com o curso de Jornalismo Digital da Prime Cursos. A velocidade das notícias tem se multiplicado freneticamente e o profissional da área deve sempre se reciclar, mergulhar em novas perspectivas e a convergir nos novos meios.

Gostou deste curso e quer estudar mais sobre a comunicação? Acesse: Comunicação e Vendas

Imagine produzir uma reportagem sem utilizar o celular e a internet? Foi o que fez um jornalista do jornal da Folha de S. Paulo, ele utilizou os meios existentes no ano de 1995 para a produção de uma matéria, veja que interessante:


Créditos canal TV Folha / via YouTube


Stories

Posts Similares

2 Comentários

  1. JOSEVAL DAMACENO DE OLIVEIRA disse:

    BOM DIA DIRETOR JORNALISTA
    É uma das coisas mais interessante nesse pais e jornalismo,vistos os grandes avanços e modernidades,assim como veracidades.,Imagine um sistema politico podre existente no Pais se não fossem as pobiclações.E muitas servem de apoio a chegarem as verdades e até conseguir com mais rapidez.Tenhem -se respeitados os limites em lei,apesar de muitos errados constestarem.Parabéns midia jornalistica

    JOSEVAL DAMACENO DE OLIVEIRA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.