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Workaholic: entenda o que é e como tratar o problema

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Workaholic – o que é e como tratar esse problema
Créditos da Imagem: Stockimages   Via: Freedigitalphotos

Ser o primeiro a chegar e o último a sair do escritório, trabalhar mais de 12 horas por dia, levar serviço para a casa constantemente, trocar os momentos de lazer por trabalho, checar o e-mail corporativo insistentemente durante os fins de semana e períodos de férias ou de folga, não conseguir desligar-se do emprego em nenhum momento do dia. Essas são características de um “viciado em trabalho”, também chamado de workaholic.

O mercado acirrado, a competitividade dentro e fora das empresas, a eminente exigência de acompanhar as mudanças e de estar sempre à frente do concorrente para garantir seu espaço profissional são alguns fatores que contribuem para que os trabalhadores acabem adotando esse tipo de comportamento que pode ser muito prejudicial à saúde.

Insônia, mau humor, agressividade, depressão, cardiopatias, hipertensão e impotência sexual são alguns dos males que a compulsão pelo trabalho costuma desencadear. E os problemas não param por aí, uma vez que essa dependência pode levar o indivíduo a desenvolver outros vícios, abusando de álcool, remédios e outras drogas.

Identificar as condutas abusivas, como ultrapassar o horário de expediente constantemente, é o primeiro passo para diminuir o risco de tornar-se um workaholic. Além disso, adotar atitudes mais saudáveis no dia a dia ajuda bastante. Confira algumas sugestões a seguir.

Organize seu dia

Programe sua rotina diária de trabalho de maneira que possa cumprir as todas as tarefas agendadas em 8 horas. Agendar muitos deveres para um único dia passa a sensação de que a jornada padrão não é suficiente e que você precisa trabalhar sempre a mais para atingir os resultados almejados.

Não leve trabalho para casa

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Trocar os momentos de lazer em casa por trabalho
Créditos da Imagem: Stuart Miles   Via: Freedigitalphotos

Mantenha cada coisa em seu lugar. O serviço deve ficar no escritório. Sua casa precisa ser um lugar de descanso e prazer, no qual você possa recuperar-se da exaustão física e mental, recarregando as energias perdidas no serviço.

Tenha outros compromissos

Sair com os amigos, fazer academia, brincar com os filhos, visitar familiares, ajudar numa instituição, etc. Criar vínculos e ter responsabilidades fora do ambiente de trabalho ajuda a desligar o cérebro das obrigações profissionais.

Relaxe

Leve o cachorro para passear, vá ao cinema, ouça músicas, tenha um hobby, procure uma terapia alternativa. Vale até fazer cursos online que abordem técnicas de relaxamento e estimulem o autoconhecimento.

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1 Comentário

  1. Cristina Fernandes Oliveira disse:

    Estou começando um namoro com um workaholic assumido,como devo me comportar mediante esta situação????

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