Embora muitas pessoas nasçam com uma voz naturalmente afinada e possuam uma facilidade maior para cantar, não se considera cantar um dom.
Isso porque, com aulas de cantos e desenvolvimento de várias técnicas vocais, qualquer pessoa pode aprender a cantar bem e com uma voz bastante afinada.
Por se tratar de uma musculatura, a estrutura que usamos para cantar pode ser treinada, a fim de aprimorar ainda mais o que muitas pessoas já fazem bem.
No entanto, o treino dos músculos vocais também pode ajudar pessoas que acreditam não cantarem bem a desenvolver habilidades necessárias para conseguir uma voz afinada.
Controlar a respiração é importante para controlar a entrada e saída de ar, de modo de que você consiga manter uma nota por muito mais tempo antes de desafinar, ou não precise partir uma frase para tomar fôlego.
Nosso corpo é o material que produz o som, e como cada pessoa é diferente da outra, cada indivíduo possui uma voz diferente, mesmo quando canta a mesma música.
O aquecimento é responsável por proteger as cordas vocais de lesões, além de potencializar a capacidade de projeção da voz, já que você consegue deixar os músculos na laringe mais relaxados.
De modo geral, cada pessoa possui um timbre diferente, fazendo com que consiga cantar em tons mais confortáveis de acordo com sua extensão vocal.