A língua de sinais possui sua própria gramática, além de níveis linguísticos como fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Ela exige treino e dedicação daqueles que buscam aprender.
Os cursos costumam ter duração de quatro anos, passando desde a história e surgimento da língua brasileira de sinais, até ferramentas e conhecimentos teóricos como gramática.
Como curso é possível encontrar a libras como bacharelado e como licenciatura, mas no caso do estudante ter se formado em outro curso, é possível também encontrar cursos de pós graduação.
Para aqueles que procuram um aprofundamento maior na língua talvez esses cursos sejam úteis para se iniciarem no aprendizado, podendo ser complementados com outros meios no futuro.
Foram criados também aplicativos de celular, sendo um dos mais conhecidos o Librazuka, que ensina o básico da comunicação através da libras.
Da mesma forma que cursos mais completos e até mesmo uma faculdade com uma grade bem estruturada por ser uma escolha melhor a outros.
A forma de aprender e o tempo e dinheiro que cada estudante pode disponibilizar são fatores importantes a serem levados em consideração.