Como usar a escassez para aumentar o desejo do cliente pelo produto

A escassez é um dos gatilhos mentais mais usados no dia a dia de vendedores, já que ele é capaz de estimular o consumidor a tomar a decisão de compra com base nas emoções.

Quando usado da forma correta, é uma ótima forma de aumentar o desejo pelo produto por meio de estímulos psicológicos.

O gatilho da escassez é aquele que visa estimular a sensação do medo de perder por limitar a quantidade de determinados produtos. 

O que é o gatilho da escassez e por que ele é importante?

Oferta “até que durem os estoques”, ou então no e-commerce que aquele produto que o cliente está vendo “só resta 2 em estoque” são alguns exemplos.

Quais as principais estratégias para usar a escassez para aumentar o desejo do cliente pelo produto?

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Limitar a quantidade de produtos disponíveis A dica é deixar apenas uma peça no mostruário, mas sempre ser sincero caso o cliente pergunte se existem mais peças em estoque. 

A boa notícia é que normalmente o cliente não fará essa pergunta e tem grandes chances de comprar o item por medo de ficar sem.

Crie edições limitadas do produto Independente do que você vende, é possível criar ofertas de edições limitadas do seu produto ou serviço, incluindo alguns combos e até novas versões.

Oferecer descontos temporários para quem comprar rapidamente Oferecer condições especiais de pagamento para quem comprar nas próximas X horas, por exemplo.

Usar o tempo como fator de escassez, como promoções limitados Limitando o tempo de uma oferta, ativamos o gatilho mental da escassez, pelo medo de ficar de fora, ou de perder a data da oferta.

Usar a sazonalidade, com promoções disponíveis apenas em certas datas A busca por produtos cresce em certas épocas, e as ofertas especiais fazem com que as pessoas comprem com mais facilidade.

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