No dia 19 de janeiro, o Governo Federal abriu as inscrições para o CNU. O concurso conta, no total, com 8 editais, que representam os diferentes blocos temáticos contemplados pelo processo seletivo.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos desenvolveu o CNU, Concurso Público Nacional Unificado, um modelo inovador de seleção de servidores públicos.
O chamado “Enem dos concursos” será a porta de entrada para novos servidores públicos. São 6.640 vagas que serão preenchidas por meio dessa iniciativa, com salários entre R$ 4 mil a quase R$ 23 mil.
Em concordância com a proposta de democratizar o acesso ao serviço público, o concurso unificado vai incorporar a Lei de Cotas, reservando 20% das para negros e 5% para pessoas com deficiência.
Confira um breve resumo no tópico a seguir:
O concurso consiste em blocos temáticos de 1 a 8, cada um com duas etapas, objetivas e discursivas. Candidatos de nível superior fazem prova de conhecimentos gerais comum e provas específicas.
A segunda etapa inclui avaliação de títulos e cursos de formação. A Cesgranrio é conhecida por provas objetivas e curtas. As inscrições vão até 09/02, provas em 05/05 e resultados em 30/07.
2. Acesse o site do CNU, Concurso Público Nacional Unificado
3. Insira seus dados pessoais
4. Escolha o bloco temático
1. Crie sua conta na plataforma Gov.br
6. Ordene a preferência dos cargos
7. Efetue o pagamento da taxa de inscrição do CNU
8. Revise seus dados e confirme a inscrição
5. Selecione os cargos
As provas do CNU podem ser divididas em duas fases, conforme o nível de exigência e especificidade. A primeira fase é formada pela Prova Objetiva Comum, e a segunda pela Prova Objetiva Específica.