Gatilhos mentais: Entenda o que é e quais os mais utilizados!

O processo de vendas muitas vezes se inicia no emocional dos seus clientes. Isto é: a grande maioria das pessoas compra mais pela emoção do que pela razão, o que faz com que nossas palavras influenciem diretamente na decisão de compra do nosso público.

Os gatilhos mentais nada mais são do que técnicas e ações que fazem com que nossa mente trabalhe no automático para fechar a compra, sem que nós percebamos.

A escassez trabalha com poucas unidades ou poucos produtos em estoque, acelerando a tomada de decisão do seu cliente. Alguns exemplos são: – vagas limitadas; – edição limitada; – apenas X em estoque; – oferta até que durem os estoques.

Escassez

Quanto mais você demonstra conhecer aquilo que vende, mais autoridade você tem fazendo com que seu público fique mais confiante em comprar de você. 

Autoridade

É aquele em que você mostra o que as outras pessoas (clientes) estão falando sobre seu produto ou serviço. Para quem presta serviços, quanto mais clientes renomados você tiver, mais poderosa será a sua prova social.

Prova Social

Invista na demonstração dos seus cases de sucesso e feedbacks que você teve. Faça uma página ou destaque para os depoimentos dos clientes que já compraram com você para mostrar a qualidade do seu produto e atendimento.

Usa prazos para finalizar a promoção ou para fechar agendas e vagas. Alguns exemplos são: – essa promoção expira em X minutos; – somente até dia 5 de Setembro; – X pessoas vendo esse mesmo produto.

Urgência

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Reciprocidade

Cria uma relação com o consumidor de entregar algo gratuitamente para criar uma relação de favor entre você e o cliente.

Funciona de duas formas: – durante o teste a pessoa experimenta o produto e vê que de fato vale a pena pagar por ele, ou então vê o e-book e workshop e pensa: “se o conteúdo gratuito é bom assim, imagine o pago”; – o cliente sente que deve algo para você, e tem mais chances de fechar a compra.

O ser humano é movido pela curiosidade e pela necessidade de estar sempre à frente das outras pessoas. Sentir que você é uma das primeiras pessoas que teve acesso a uma novidade gera uma grande satisfação interna, o que motiva muitas pessoas a comprarem coisas sem realmente precisar delas.

Novidade

A novidade também pode ser usada em diversos nichos diferentes: – coleções novas para cada estação; – cardápios sazonais; – produtos sazonais.

O uso de termos muito técnicos ou produtos muito complicados de se entender acabam afastando seus clientes

Simplicidade

Faz com que seus clientes se sintam parte de alguma coisa, e se conectem com os valores da sua marca. Essa comunidade pode ser feita de forma gradativa para que as pessoas queiram fazer parte disso. Isto é: para que queiram ser seus clientes.

Comunidade

Antecipação

Ao antecipar algum produto, isto é, dar um teaser do que está por vir, você acaba captando a atenção de várias pessoas que têm chances de virar clientes. Isso porque esse gatilho trabalha com a expectativa do consumidor e com a curiosidade.

Algo mais intimista, dando a sensação de que a pessoa pertence a um grupo pequeno que possui alguns privilégios. Uma forma de aplicar isso em diferentes nichos é oferecer produtos ou serviços com poucas unidades, e que não será feito novamente quando esgotar.

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