Como fazer uma proposta de ginástica laboral para empresas?

Exemplos de tópicos para abordar

Pensando no bem-estar dos colaboradores, as empresas têm adotado a ginástica laboral para evitar esses problemas como LER/DORT e melhorar o desempenho dos seus trabalhadores em suas funções.

Confira as dicas a seguir de como fazer uma proposta de ginástica laboral para empresas de forma clara e aumentar as chances de conseguir uma vaga nas organizações.

É muito importante que você deixe claro para as empresas sobre quais são os objetivos da ginástica laboral, especificando todos os benefícios e o que a corporação ganhará ao investir nesse tipo de cuidado com seus funcionários.

Passo 1 – Objetivos

Fale sobre as metodologias que serão aplicadas durante as sessões e qual os benefícios de cada uma delas, podendo abordar os tipos de alongamentos que serão aplicados em cada setor da empresa, explicando suas indicações.

Passo 2 – Fale sobre a metodologia

Diagnóstico inicial Nessa etapa o professor de ginástica laboral faz um levantamento do número de funcionários que serão atendidos junto com o horário de cada um deles com a entrada, intervalos, pausas e saída de cada indivíduo.

Passo 3 – Aborde sobre os processos que serão aplicados

É avaliado os trabalhos desempenhados, postura dos funcionários e fluxo de trabalho, a fim de verificar melhores horários para pausas em cada setor. Vale fazer uma breve entrevista com os colaboradores para verificar quais as necessidades de cada um.

+ 400  Cursos Grátis com certificado de conclusão válido!

+ 400  Cursos Grátis com certificado de conclusão válido!

Elaboração dos quadros de horários Depois de uma breve pesquisa inicial, o profissional fará uma quadro de horários para estabelecer o tempo de duração de cada aula para cada área da empresa, assim como quais os melhores dias e necessidade de ginástica diária, com base em suas visitas no ambiente de trabalho dos profissionais.

Incentivo aos colaboradores sobre a importância da atividade física no ambiente de trabalho Faça pequenas palestras de incentivo aos exercícios, frisando sobre os benefícios da ginástica laboral e quais as consequências da sobrecarga muscular diária sem os devidos alongamentos.

Avaliação dos colaboradores Essa avaliação é importante para criar um banco de dados para avaliar o progresso de cada um dos colaboradores ao decorrer das sessões da ginástica.

Início da implementação da ginástica laboral É nessa etapa que o educador físico começa a praticar os exercícios nos horários e dias pré-estabelecidos com os funcionários, visando contribuir para a saúde e bem-estar de todos os profissionais da empresa.

Reavaliação dos colaboradores Normalmente essa reavaliação é feita a cada 3 ou 6 meses, de acordo com a necessidade dos funcionários de cada empresa em específico. Seu objetivo é aplicar um questionário para que os colaboradores possam opinar sobre os benefícios sentidos com a ginástica laboral.

Na reavaliação, o profissional também deverá realizar novos testes para avaliação física e comparar os resultados com os dados iniciais, a fim de destacar o progresso de cada colaborador depois do início das sessões de ginástica laboral.

Curso Grátis de Ginástica Laboral

Curso Grátis de Ginástica Laboral