Um dos erros mais comuns de quem está iniciando na carreira de vendedor é não saber se portar diante do cliente.
Ter certos comportamentos inadequados com o cliente não somente impacta na venda, como também pode fazer com que a pessoa não volte.
Oferte produtos apenas quando eles resolverem o problema do seu cliente ou quando estiverem de acordo com o perfil de quem está comprando.
Se você marcou um horário para apresentar seu produto ou fechar uma venda com uma pessoa, é importante que você compareça no horário marcado.
Evite andar ao lado do cliente, a menos que ele tenha pedido sua ajuda para procurar algum produto ou você já esteja fazendo o atendimento.
Exponha sua opinião apenas se o cliente perguntar, deixando claro que você respeita a opinião contrária à sua.
Cada público demanda uma linguagem específica, e você deve estar sempre atento ao seu tipo de cliente para usar a linguagem adequada.
Outro erro basante comum no comportamento de alguns vendedores é ficar no celular enquanto atende seus clientes, mesmo que seja atendendo clientes online.
Dependendo do setor que você atua, é importante ficar de olho nos comentários que você faz, especialmente em relação à aparência e físico dos seus clientes.
Evite usar roupas com decote, que deixem as roupas íntimas aparecendo ou que fiquem muto coladas no corpo.
Além de ser um preconceito que impacta na forma como o cliente vê a empresa, esse tipo de comportamento ainda pode fazer com que você perca boas vendas para a concorrência.