A doença ocupacional pode ser ocasionada, principalmente, por Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT).
Entretanto, há formas de prevenção/diminuição do surgimento de tais enfermidades, utilizando como exemplo a prática de atividade física durante a jornada de trabalho – denominada ginástica laboral
Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) Dermatose ocupacional Asma ocupacional
A Norma Regulamentadora n. 17 (Ergonomia) dispõe sobre “diretrizes e os requisitos que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente no trabalho“.
O denominado risco ergonômico é caracterizado pela Fiocruz como: Esforço físico Controle rígido de produtividade Jornada de trabalho prolongada Levantamento de peso Situação de estresse
Monotonia e repetitividade Postura inadequada Trabalhos em período noturno Imposição de rotina intensa
Por isso, uma das formas de se adaptar ao dispositivo NR 17 é a implantação de ginástica laboral.
Benefícios físicos, fisiológicos, psicológicos e sociais. Como a melhora nas relações interpessoais, diminuição do sedentarismo, prevenção de doença ocupacional, redução do estresse ocasionado pelo trabalho…