Compreender como o seguro-desemprego funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo tem diversas vantagens. Ajuda a prevenir surpresas desagradáveis ao se deparar com os critérios para obtê-lo.
Uma das principais dúvidas é quanto ao tempo de trabalho mínimo para ter direito ao seguro-desemprego. A resposta para esse questionamento você verá no Story a seguir.
É um direito do trabalhador quando ocorre uma demissão sem justa causa. É um dinheiro temporário que o governo concede por para cobrir as despesas básicas da pessoa e da família.
O número de parcelas e o valor são decididos pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Quem tem direito ao seguro-desemprego pode receber de três a cinco parcelas, dependendo do tempo de trabalho.
Há alguns grupos que têm o direito de solicitar o benefício, e alguns deles são. Trabalhadores formais demitidos sem justa causa e pescadores profissionais durante o período de defeso.
O seguro-desemprego pode ser solicitado presencialmente na (SRTE), (SEPRT), (SINE) e postos de emprego credenciados pelo Ministério do Trabalho. O atendimento é agendado pelo 158.
Além disso, com a praticidade da era digital hoje em dia, há alternativas online, como o Portal Gov.br e o Aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponíveis nas versões Android e iOS.