Qual é a função de uma telefonista e como ganhar mais nessa profissão?

Com o mundo cada vez mais tecnológico, cresce rapidamente o número de empresas que adotam telefonistas para resolver questões por meio do telefone.

Essas questões podem englobar tanto dúvida de clientes, agendamento de consultas e até negócios que são fechados com fornecedores.

Profissionais dessa área devem, além de ter um conhecimento amplo dos serviços oferecidos pela empresa, oferecer atendimentos com simpatia e ter a habilidade de escutar e entender o que lhe está sendo dito.

Como o próprio nome sugere, é de atender a telefonemas de clientes, parceiros e fornecedores, além de saber transferir a ligação para os setores correto, anotar e transmitir recados e garantir a credibilidade da empresa por meio do atendimento telefônico.

Qual é a função de uma telefonista?

A telefonista deve ser simpática, pró-ativa, ter boa memória e uma boa habilidade de comunicação.

Algumas empresas ainda podem existir que a telefonista tenha fluência em línguas estrangeiras como inglês ou espanhol, já que certos clientes podem ser de fora do país.

Porém, os telefonistas também podem atuar desempenhando outras funções relacionadas à documentação, agendamento de reuniões e tarefas administrativas.

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Enquanto a telefonista cuida das funções voltadas para aspecto interno e se comunica com clientes e fornecedores por meio de telefonemas, a recepcionista está mais ligada com fatores externos como o atendimento aos clientes presencial.

Qual a diferença entre telefonista e atendente?

Porém, as suas outras responsabilidades os dois cargos são muito semelhantes, já que em ambos a profissional deve: organizar a agenda da empresa; lidar com documentos; oferecer um atendimento com simpatia e educação.

Desenvolva habilidades de organização Isso porque no dia a dia de trabalho de quem atua neste cargo é necessário lidar com muita informação, anotações e documentos e um ambiente desorganizado pode acabar dificultando o desempenho das funções.

Dicas para ser uma telefonista melhor

Tenha conhecimentos sobre tecnologia Saber lidar com ferramentas tecnológicas é essencial porque muitas vezes a telefonista atua enviando e-mails, imprimindo documentos e usando plataformas digitais como Skype, Zoom e até Whatsapp.

Aprenda habilidades como ouvinte Afinal, em grande parte dos telefonemas precisará entender o problema da outra pessoa para solucionar ou transferir a ligação para o setor responsável. 

Faça anotações de tudo Apesar da boa memória ser um grande requisito para uma telefonista, é importante fazer anotações de todos os recados, tarefas pendentes e reuniões importantes.Tanta informação pode fazer com que você acabe se esquecendo de algo importante.

Especialize-se por meio de cursos Embora não seja necessário se formar para atuar como telefonista, os cursos para se especializar no ramo acabam adquirindo um conhecimento maior, entregando mais valor à empresa e podendo até mesmo conseguir um salário mais alto do que o piso salarial da região.

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