Os clientes inativos são os que compraram apenas uma vez e não voltaram a fechar negócio com a empresa, ou clientes que deram um sinal de interesse no produto e acabaram não concretizando a compra.
Os clientes inativos podem ser caracterizados pelos clientes que não engajam com sua marca, não demonstram satisfação com seus produtos ou serviços,
ou não mantém uma comunicação frequente com sua equipe ou que não fecharam a compra mas demonstram algum tipo de interesse em comprar.
Faça contato com o cliente de forma personalizada Seu contato com o cliente deve ser sempre personalizado e contar com o nome do prospecto, de forma que ele veja a mensagem como algo pessoal feito diretamente para ele.
Ofereça um incentivo para o cliente retornar Você já recebeu algum e-mail com ofertas de lojas que você costumava comprar e agora não compra mais? Esse tipo de incentivo é usado para fazer com que a pessoa reative seu relacionamento com as marcas como ofertas, descontos ou brindes.
Busque entender o que levou o cliente a se tornar inativo Embora a experiência do cliente seja o principal motivo de inativação do cliente, nem sempre é o que acontece com todos os seus prospectos. Descubra por meio de perguntas ou pesquisas, o motivo.
Mostre que valoriza a relação com o cliente Quanto mais você demonstra de forma genuína que se importa com seu cliente e com o relacionamento de vocês, maiores as chances de conseguir captar novamente a atenção daquele prospecto.
Ofereça novidades e informações relevantes ao cliente Muitos clientes voltam a demonstrar interesse pela marca quando recebem mensagens de novidades ou alguma informação relevante do mercado.
Esteja sempre disponível e atento às necessidades do cliente Você pode usar técnicas de perguntas abertas para conseguir informações sobre os problemas e dores dos seus prospectos, a fim de melhorar o atendimento e oferecer produtos que de fato resolvam o problema que ele possui.
Crie um programa de fidelidade para incentivar a volta do cliente Os programas de fidelidade são uma ótima forma de manter seu cliente sempre ativo. Esses programas podem ser descontos progressivos, brindes ou qualquer outro incentivo que faça o cliente voltar.