Para implementar a ginástica laboral nas empresas, é preciso lembrar que, nos dias atuais, temos conhecimento de que qualidade de vida é sinônimo de saúde física e mental.
Como muitas pessoas não dispõem de tempo na rotina para praticar um exercício físico, a ginástica laboral é uma forma de proporcionar melhorias ao ambiente de trabalho e na vida do colaborador.
A ginástica laboral é uma série de exercícios com objetivo de garantir o bem-estar do colaborador no ambiente de trabalho, podendo trazer benefícios tanto para o empregado quanto para a empregadora.
Divididos em ginástica laboral preparatória (início), compensatória (pausa) e relaxamento (término). Possuem duração de 10 a 15 minutos e consistem em alongamento, fortalecimento, relaxamento e coordenação motora.
1. REDUZ LESÕES/ACIDENTES OCASIONADOS PELO TRABALHO
A ginástica laboral pode ser incluída no Diálogo De Segurança (DDS) da empresa e é uma forma de prevenção de doenças ocupacionais como, por exemplo, as Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.
Ao proporcionar um ambiente saudável, a empresa pode colher os frutos com a satisfação do colaborador em trabalhar no local e sua recomendação para outras pessoas, melhorando também a imagem da respectiva no mercado.
O profissional a ser contratado precisa ser portador de diploma de educador físico ou fisioterapeuta.