Área do Aluno
FAQ - Perguntas frequentes
Veja abaixo se sua dúvida já não está respondida.
Caso você não encontrar a resposta para a sua pergunta, entre em contato por uma das formas de contato que temos disponível no final do site.
Por isso, leia com bastante atenção todas as perguntas para ver se sua dúvida já está respondida.
Clique nos assuntos que você tem dúvidas.
Cursos e Avaliações
Preciso pagar algo para fazer os cursos?
Não! TODOS os cursos disponíveis no portal são 100% gratuitos.
Os cursos têm alguma mensalidade?
Conforme já informado acima, TODOS os cursos disponíveis em nosso site são totalmente gratuitos, incluindo a avaliação!
Cobramos apenas uma taxa administrativa para Emissão (para a via Digital), Confecção e Envio do Certificado até a sua residência (para a via Impressa), onde não há nenhum tipo de custo adicional para acessar os cursos ou cobrança de mensalidade.
Qual o prazo para concluir os cursos?
Os cursos são permanentes e você pode matricular-se a qualquer dia/hora! Basta acessar a página de cadastro, preencher seus dados e matricular-se no(s) curso(s) desejado(s).
Você pode acessar seu curso no seu tempo disponível pois eles ficam disponíveis durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, aguardando seu acesso! Neste sentido, não há um prazo mínimo ou máximo para concluir os cursos que você assinou.
Eu preciso fazer o curso exclusivamente em casa?
Você poderá estudar os nossos cursos em qualquer lugar bastando apenas ter acesso a um computador, tablet, celular ou dispositivo com acesso à internet!
Qual a escolaridade ou idade mínima necessária para fazer um curso?
Não há exigência de escolaridade ou idade mínima para participar dos cursos.
* Lembramos que para a emissão de um certificado (independente da versão), será necessário que o aluno informe CPF e RG pois estes dados são exigidos por lei para emissão de Nota Fiscal.
Posso fazer dois ou mais cursos ao mesmo tempo?
Você pode fazer quantos cursos desejar ao mesmo tempo, não sendo necessário finalizar um para depois iniciar outro!
Há alguma demonstração de como funcionam os cursos?
Todos os cursos são gratuitos, se você tem interesse em algum curso, basta fazer seu cadastro e se matricular no curso desejado para ter acesso ao material de estudos!
Uso do sistema e Cadastro
Como faço o meu cadastro no site?
Para fazer um cadastro em nosso portal é muito fácil, basta clicar no link abaixo e seguir o passo a passo:
Para mais informações Clique Aqui!
Estou tentando acessar minha conta mas não consigo, o que eu faço?
Sugerimos primeiramente que troque seu navegador ou limpe o histórico selecionando a opção “cache”, caso tenha certeza que seus dados de acesso estejam corretos!
Se ainda assim não conseguir efetuar o login, tente redefinir sua senha no link a seguir:
https://www.primecursos.com.br/senha/
Caso você já tenha recebido o lembrete de senha e ainda assim não está conseguindo acessar em sua conta, Clique Aqui para entrar em contato conosco e solicitar a alteração de sua senha.
Se desejar efetuar a troca do seu e-mail de cadastro, basta entrar em contato com a nossa equipe através do link abaixo informando:
https://www.primecursos.com.br/contato/
- E-mail já cadastrado no site;
- E-mail novo que deseja cadastrar;
Assim que a troca for realizada, entraremos em contato por e-mail informando!
Tenho dúvidas, como posso entrar em contato?
Dispomos dos seguintes canais de atendimento:
* Contato Telefônico:
(11) 3958-4150
* Whatsapp:
(11) 3958-4150
* E-mail Suporte:
[email protected]
* Lembrando que nosso horário de atendimento é de Seg. à Sex. das 08:30 - 12h e 13h - 17:00, e que nosso prazo para as respostas é de até 48horas, onde as dúvidas são verificadas por ordem de chegada onde a rapidez no atendimento dependerá exclusivamente da demanda diária de atendimentos e nem sempre a resposta será imediata!
Como posso me certificar da idoneidade da empresa?
A PRIME CURSOS DO BRASIL é uma empresa pioneira no ramo de Educação a Distância no Brasil! Iniciamos nossas atividades em 2008, inicialmente com métodos para ensino musical e desde então já tivemos + de 2 milhões alunos em todo o mundo que já estudaram conosco!
Poderá verificar nossa reputação no ReclameAqui e notar que SEMPRE entramos em contato com os alunos para resolvermos qualquer tipo de questão!
https://www.reclameaqui.com.br/empresa/prime-cursos-do-brasil/
Segue o CNPJ de nossa empresa para que possa consultar na Receita Federal e obter maiores informações se julgar necessário:
PRIME CURSOS DO BRASIL 09.408.027/0001-92
Certificado de Conclusão
Preciso pagar algo para receber o Certificado?
Se você desejar adquirir o certificado, cobramos uma taxa de R$49,90 para a emissão do certificado DIGITAL.
Caso tenha interesse na emissão do certificado DIGITAL + IMPRESSO, o valor da taxa é de R$54,90 + frete.
O valor do frete será alterado conforme quantidade (peso) dos certificados em seu carrinho de compras, para realizar uma simulação do valor basta inserir todos os certificados em seu carrinho de compras e observar o valor antes de finalizar a compra.
Por que o Certificado não é grátis como os cursos e as provas?
Segue maiores informações a respeito da gratuidade do certificado:
https://www.primecursos.com.br/certificado-nao-e-gratis/
Se eu me matricular em algum curso, será obrigatório solicitar o certificado no final?
O certificado é opcional e poderá ser solicitado somente AO FINAL do curso, neste caso, você poderá finalizar o curso inteiro e após isso, decidir se pedirá o certificado ou não.
Quero solicitar o Certificado dos cursos que terminei de estudar, como faço?
Para efetuar o pagamento basta seguir o passo a passo abaixo:
https://www.primecursos.com.br/como-emitir-meu-certificado/
Se eu não quiser solicitar o certificado logo após terminar o curso, posso deixar para mais tarde?
Sim, não há um prazo máximo ou mínimo para solicitar o certificado. Os dados do aluno ficam armazenados no sistema, portanto o aluno pode solicitar, se quiser, o certificado quando achar mais conveniente!
Posso imprimir meu Certificado Digital quando?
Após a confirmação do seu pagamento a via digital será liberada para impressão em seu cadastro e também encaminharemos a via diretamente para o seu e-mail de cadastro!
Segue abaixo um passo a passo de como acessar a via:
https://www.primecursos.com.br/como-ter-acesso-ao-certificado-digital/
São discriminadas as matérias/conteúdo programático no verso do certificado?
Os certificados serão confeccionados conforme o nosso modelo padrão:
https://www.primecursos.com.br/certificado/
Caso seja necessário inserir a nota de aproveitamento, período completo de conclusão do curso, CPF e RG ou demais dados, favor entrar em contato com a nossa equipe através de nossos canais de atendimento nos informando esta necessidade o quanto antes. Pedimos também que ANTES DE SOLICITAR O CERTIFICADO, verifique com a instituição onde irá apresentá-lo para confirmar se o modelo da Prime Cursos está dentro das normas exigidas!
Qual a nota mínima de aproveitamento das provas? E se eu reprovar?
Quando se sentir apto/a ao final do curso, após a leitura completa de todo o material você poderá solicitar a avaliação de suficiência, ao solicitar a avaliação o aluno terá um tempo mínimo de 10 minutos e máximo de 80 minutos para realização da prova.
Lembrando que a nota para a aprovação é de 5.00 ou alguma nota maior!
https://www.primecursos.com.br/como-solicitar-a-prova/
Em caso de reprovação será possível refazer a avaliação quantas vezes forem necessárias! Porém, uma vez atingida a média mínima, NÃO SERÁ POSSÍVEL realizar uma nova tentativa!
* Lembramos que a nota de aproveitamento NÃO constará no certificado! Esta informação só será inclusa caso o aluno nos solicite previamente.
O certificado é reconhecido pelo MEC?
Segue abaixo maiores informações quanto ao reconhecimento do MEC:
https://www.primecursos.com.br/reconhecido-pelo-mec/
Para averiguar se sua faculdade, empregador, prefeitura ou local onde apresentará o certificado aceita de fato o nosso modelo, nós recomendamos sempre apresentar a prévia do certificado ANTES de realizar o curso ou efetuar a compra do certificado a fim evitar transtornos maiores no futuro!
Lembrando que para exercer a profissão é necessário que tenha o CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA, nossos cursos são LIVRES e de atualização profissional somente!
O certificado é válido para contar como Horas Extracurriculares na minha faculdade ou válido em Concursos Públicos?
Os Certificados emitidos pela Prime Cursos do Brasil são válidos em todo o Brasil e podem ser usados para:
* Atualizar seu Currículo, aumentando suas chances para conquistar um bom emprego;
* Aumentar suas chances de promoção no emprego (atual);
* Completar horas em Atividades Extracurriculares (comumente exigidas em faculdades);
* Progressão Funcional para Servidores Públicos;
* Pré-Requisito para Concursos Públicos, para participar de Progressão Funcional, Provas de Título, ou até mesmo para subir de cargo na sua empresa! Para averiguar se sua faculdade, empregador, prefeitura ou local onde apresentará o certificado aceita de fato o nosso modelo, nós recomendamos sempre apresentar a prévia do certificado ANTES mesmo de realizar o curso ou efetuar a compra do certificado para evitar transtornos maiores no futuro!
Como faço para confirmar a autenticidade do meu certificado?
O código de autenticidade deve ser digitado EXATAMENTE como consta no certificado, ou seja, incluindo o traço separador entre os números (hífen). Segue exemplo de como o código deverá ser digitado:
0000-0000
Segue link para que possa confirmar a autenticidade:
https://www.primecursos.com.br/confirma
Pagamento e envio do Certificado
Quais são as formas de pagamento?
A Prime Cursos é uma empresa privada, por isso, precisamos desses recursos para manter o site no ar, equipe, professores entre outros. Não pode pagar o certificado? Fez o curso e obteve aprovação em 2019, antes de setembro? Entre em contato conosco.
Poderá efetuar o pagamento através do Boleto Bancário, Depósito e Transferência, Cartão de Crédito (Visa, Mastercard, Diners, American Express, Hipercard, Aura, entre outros) ou ainda via
PIX através da Chave Aleatória ou QRCode pelo MercadoPago.
* Ao escolher a forma de pagamento, o site informará os prazos de confirmação de cada método, fique atento pois cada forma de pagamento possui um prazo diferente de compensação!
Para alunos internacionais o pagamento será feito exclusivamente pelo PayPal. Para tal, o aluno deve selecionar o seu país de origem (exceto Brasil), e preencher todos os campos amarelos (obrigatórios). Para mais informações Clique aqui!
É possível parcelar o pagamento?
O parcelamento está disponível somente para o Cartão de Crédito, sendo possível parcelar em até 10x SEM juros, ou em até 24x COM juros!
Para saber o valor do juros, basta abrir o emissor de parcelas e fazer uma simulação de valores antes mesmo de efetuar a compra!
Fiz o pagamento para emissão do meu Certificado, como faço para enviar o comprovante?
* Se o pagamento foi por depósito bancário ou transferência, será necessário que nos envie uma cópia do comprovante para o e-mail [email protected] para que possamos identificar seu pagamento, caso contrário ele não será confirmado.
Esta forma de pagamento tem prazo de confirmação de até 3 dias úteis, após o recebimento do comprovante, conforme informado em nosso site. Mesmo que o dinheiro caia de forma automática em nossa conta, há uma demanda de e-mails a serem verificados um a um, de forma manual pela nossa equipe. Os mesmos são verificados de acordo com a ordem de chegada, por este motivo, é imposto o prazo para a verificação!
* Se o pagamento foi por Boleto Bancário, a confirmação ocorre automaticamente de 1 a 3 dias úteis, NÃO SENDO NECESSÁRIO o envio do comprovante de pagamento!
Reforçamos que mesmo encaminhando o comprovante de pagamento do Boleto Bancário NÃO SERÁ POSSÍVEL AGILIZAR A CONFIRMAÇÃO, pois não se trata de uma transferência, pelo boleto teremos obrigatoriamente que aguardar o prazo da compensação já informado acima!
* Se o pagamento foi por Cartão de Crédito, será necessário aguardar a aprovação por sua operadora. Esse processo é automático e você será informado por e-mail assim que o pagamento for confirmado NÃO SENDO NECESSÁRIO o envio do comprovante de pagamento!
* Através do Pix MercadoPago utilizando QRCODE/Chave única o pagamento confirmará imediatamente NÃO SENDO NECESSÁRIO o envio do comprovante de pagamento!
* TED/PIX, se você efetuar o pagamento neste método informando os “dados do recebedor”, alertamos que este PIX NÃO será confirmado automaticamente e precisaremos que o aluno nos envie o comprovante de pagamento! A confirmação poderá demorar cerca de 3 dias úteis para ocorrer!
Já fiz o pagamento das taxas, porém ainda não recebi meu Certificado impresso, por que?
Se você já efetuou o pagamento, porém ainda não foi confirmado, veja as instruções sobre como proceder clicando aqui.
Recebi um e-mail informando que meu Certificado Impresso retornou para vocês, como faço para ele seja enviado novamente?
Caso seu Certificado Impresso tenha sido devolvido pelos Correios para a nossa empresa, basta seguir as orientações repassadas no e-mail que encaminhamos para você!
O caso mais comum de devolução é:
• Problemas relacionados no endereço cadastrado para a entrega como endereço incorreto, endereço insuficiente ou por não existir o número indicado entre outros, ou seja, estes status surgem quando o aluno informa os dados de entrega incorretamente em seu cadastro seja por endereço antigo, erro de digitação ou questões de preenchimento automático do navegador.
Por isso, esteja certo que os dados informados para a entrega do Certificado Impresso estão corretos, se o Certificado Impresso retornar para nós devido aos motivos citados acima será cobrada a taxa no valor de R$14,70 referente aos custos dos Correios para fazermos o reenvio.
Se o certificado ficar disponível para a retirada na agência e NÃO for resgatado no prazo, ele retornará para a nossa empresa e você terá de arcar com a taxa de reenvio conforme citamos acima se desejar um novo despache!
Como posso acompanhar o envio do certificado Impresso?
Em sua ÁREA PARA ALUNOS na aba MEUS CERTIFICADOS disponibilizaremos assim que for gerado, o seu código de rastreamento postal! Este código também será encaminhado a você por e-mail assim que o correio nos repassar esta informação!
Após a postagem, o prazo de envio dos certificados Impressos é de até 15 dias úteis, segue um passo a passo de como acompanhar este envio:
https://www.primecursos.com.br/como-acompanho-o-envio-do-meu-certificado/
As informações que constam no site dos correios são atualizadas de agência em agência, ou seja, só será adicionada uma nova informação assim que o seu certificado chegar na próxima unidade ou centro de distribuição dos correios. Estas informações não são atualizadas em trânsito nem em tempo real, por este motivo é totalmente NORMAL que no código não atualize por alguns dias e conste somente a informação de "postado" e mais nenhum status de movimentação.
* Lembrando que o envio do Certificado Impresso ocorre via CARTA REGISTRADA pelos correios e que NÃO contamos com o serviço de AR – Aviso de Recebimento, sendo assim, o carteiro NÃO tem a obrigatoriedade de colher assinatura de quem recebeu o certificado.
Qual o valor para solicitar o Certificado Impresso, se já adquiri a versão Digital?
Cobramos uma taxa administrativa de R$12,00 para cada certificado impresso + Frete.
O valor do frete será alterado conforme quantidade (peso) dos certificados em seu carrinho de compras, para realizar uma simulação do valor basta inserir todos os certificados em seu carrinho de compras e observar o valor antes de finalizar a compra.
Paguei o Certificado Digital, mas gostaria de receber também o Certificado Impresso. Como faço?
Acesse seu cadastro em sua ÁREA PARA ALUNOS na aba MEUS CERTIFICADOS e selecione o curso desejado, após isso clique na opção CERTIFICADO IMPRESSO - SOLICITAR, em seguida em confirmar emissão.
Basta seguir o passo a passo até o final da emissão, preenchendo e revisando os dados solicitados e, por fim, escolher a melhor forma de pagamento para você!
Preciso de Nota Fiscal em nome de Pessoa Jurídica, como procedo?
Veja como emitir Nota Fiscal em nome de Pessoa Jurídica:
https://www.primecursos.com.br/nota-fiscal-para-pessoa-juridica/